Hermanos em festa

1424793615

RIO DE JANEIRO – Aí está o ranking de pontos de uma eleição (gringo adora isso…) promovida pela Autosport britânica para saber qual das principais categorias de Turismo do planeta é a melhor, abrangendo os seguintes aspectos: entretenimento, competição, prestígio, carros e variedade. Os nossos “hermanos” da Argentina não se contêm em si de felicidade, porque o Super TC2000 conseguiu a mesma pontuação que o International V8 Supercars da Austrália e o BTCC, da Grã-Bretanha.

Na votação, o DTM somou mais pontos e foi considerado o principal certame de Turismo do mundo, embora muitos sejam refratários ao formato do campeonato, com carros totalmente em carbono, quase verdadeiros Fórmula 1 sem as rodas expostas. Todavia, os três campeonatos supracitados não ficam muito atrás: perderam por apenas um pontinho (43 a 42).

A Stock Car Brasil ficou em 6º lugar no ranking de oito categorias, perdendo também para o WTCC, o Mundial de Carros de Turismo, para figurar à frente apenas do STCC da Suécia e do ETCC, o Campeonato Europeu, o de menor prestígio e competitividade. Embora o ranking não tenha sido tão favorável ao certame brasileiro, a Stock foi elogiada na votação pela adoção do novo regulamento com duas corridas por fim de semana; pelo seu grid repleto de bons pilotos e pelos ídolos do passado, principalmente Chico Serra, Ingo Hoffmann e Paulão Gomes (apontado como um afilhado de José Carlos Pace), além de Raul Boesel, que começou na categoria em seu primeiro ano – 1979. Sem contar as transmissões ao vivo pela TV.

Por itens, vamos ver quantos pontos cada categoria alcançou, em notas de zero a 10:

Entretenimento:

BTCC – 9
Super TC2000, Stock Car Brasil e V8 Supercars – 8
DTM, WTCC e STCC – 6
ETCC – 5

Competição:

DTM – 10
BTCC, Super TC2000 e Stock Car Brasil – 9
V8 Supercars – 8
WTCC – 6
STCC – 5
ETCC – 4

Prestígio:

DTM – 10
WTCC – 9
BTCC, V8 Supercars, Stock Car Brasil e Super TC2000 – 8
STCC – 7
ETCC – 3

Carros:

DTM – 10
V8 Supercars – 9
WTCC e Super TC2000 – 8
Stock Car Brasil e STCC – 7
BTCC – 6
ETCC – 4

Variedade:

BTCC – 10
Super TC2000, V8 Supercars e WTCC – 9
ETCC – 8
DTM – 7
STCC e Stock Car Brasil – 5

Comentários

  • Olhando friamente: o BTCC é pra isso tudo (empatado com o V8 Supercars e a bem a frente do WTCC? A pontuação do ETCC não está meio inflacionada (e olha que ficou em último)? O STCC cada vez com menos provas e em circuitos sem sal (já correram recentemente até em hipódromo, sério…)? O nível de metade do grid do WTCC não deixa a desejar? O Super TC2000 empatado com a V8 Supercars também não é exagero? A Stock V8 usa motor padrão? O Super TC2000 também… Apenas opinião… Sugestão Rodrigo: faça um post sobre o futuro “meio complicado” do V8 Supercars com as mudanças de regras que estão sendo levantadas e fabricantes na eminência de picar a mula.

  • Mattar, aquele campeonato japones que seguidamente vc comenta Acho q é o SuperGT… acho q é esse o nome. Ele pode ser comparado com um destes? É do mesmo tipo? Em q posição vc acredita ele ficaria?

  • Vamos ser bastante sinceros: o pessoal continua puxando o saco descaradamente da DTM. Nem de longe tem as disputas que se já teve em outras épocas e os carros não são nem turismo mais (estão mais para um F3 ou qualquer outro fórmula com carenagem). Entretenimento você dar 9 e não 10 pro BTCC é sacanagem. Competição: 10 pro DTM e 9 pro BTCC é sacanagem também né ? Tem mais disputa em 1 prova do BTCC do que em toda a temporada da DTM. Carros: o BTCC recebeu uma nota menor que o da Stock aí é demais, aí não dá. Teria que ser 9 ou 8. E o STCC atual também deveria ser 8. O carro da Stock é bem abaixo de qualidade em relação a esses. Por mais patriota que o cara seja, por favor sejamos um pouco coerentes. E se você que está lendo isto está achando que eu estou sendo crítico demais, assista o BTCC e o STCC. É só porque o DTM e a V8 Supercars tem mais nome.

  • Vale lembrar que os carros da DTM usam monocoque em fibra de carbono padrão e comum as 3 equipes participantes. o que muda são os motores e carrocerias. Durante muito tempo eram apenas 2 marcas e haviam carros de 2 e até, 3 temporadas anteriores. As ultrapassagens ocorrem mais por pit- stops e diferença de tipo de pneu.

  • Só nao concordo em colocar a DTM no Top pois nao merece esse credito todo. Ela lembra muito a f-1, sem graça, sem disputas pra valer….merecia sim, estar atras da V8, da BTCC e da STC2000…

  • Eu fã da Australiana. Muito boa mesmo. Nunca assisti Stcc e poquissimo da categoria argentina. E concordo a dtm deixa um pouco a desejar em disputa.

  • Posso dizer por ter ido até o Galvez ver a STC 2000. É ABSURDO.

    Sem medo de dizer que é um dos campeonatos mais bacanas de turismo do mundo sim, mesmo usando motor padrão. Porque, afinal, é um senhor motor…V8 430 cv num tração dianteira…

    E os carros são bem montados, o regulamento é bem feito, tem publico DE VERDADE(50000 pessoas no dia que eu fui, e não era porque “o chefe mandou ir”), as corridas tem repercussão nacional e televisiva, e lá ha uma coisa que só agora estão começando a pensar aqui no Brasil: Existem pilotos que saem do kart, passam por categoria de Formula(no caso, Formula Renault 2.0) e depois andam lá e/ou no TC. Ou seja: o garoto pode sim fazer uma carreira de piloto profissional por lá, sem nem precisar ir para fora do país. E se alguém disser:” E isso pode dar certo?”, eu digo que o atual Campeão do WTCC é argentino, chama-se “Pechito” Lopez, é tido como idolo nacional e que, quando viu que não ia conseguir lugar na Formula 1 através do malogrado USF1, voltou para a Argentina, andou de TC e de STC2000 e ai conseguiu a vaga na Citroen…