Nissan anuncia mais três

RIO DE JANEIRO – Já era madrugada de quinta-feira no Brasil quando a Nissan fez novo anúncio de pilotos para defender a marca japonesa em seu retorno às 24 Horas de Le Mans e em sua estreia no Mundial de Endurance (FIA WEC). Foram escolhas de certa forma óbvias, pois são três nomes ligados à Nismo há alguns anos: o britânico Jann Mardenborough, o espanhol Lucas Ordonez e o alemão Michael Krumm estão confirmados para integrar o programa de Endurance em 2015.

A presença de Michael Krumm se explica por dois motivos: o primeiro e principal, a experiência, já que completa 45 anos em 19 de março próximo. Depois, a longa relação com a Nissan e com o automobilismo japonês, onde conquistou uma legião de fãs. Ele corre por lá há duas décadas – além de ser casado com a conhecida tenista Kumiko Date. Defende a marca no Super GT desde 1998, com intervalos para a disputa do FIA GT, do qual foi campeão em 2011. Além do mais, tem seis participações nas 24 Horas de Le Mans no currículo, a última delas em 2013 – justamente ao lado dos colegas anunciados pela marca nipônica – quando defendeu a Greaves Motorsport num Zytek Z11SN Nissan LMP2.

Em total contraste com Krumm, Mardenborough e Ordonez são bem mais jovens e vêm de outra origem: os videogames. Ambos são produto do programa Nissan GT Driver Academy, uma parceria com a Sony Playstation através do jogo Grã-Turismo. O espanhol de 29 anos foi o primeiro a vencer esta competição – ainda nos tempos do Play 3 – assegurando uma vaga no Europeu de GT4 em 2009. E de lá pra cá, disputou diferentes categorias defendendo a Nissan, inclusive com quatro participações nas 24 Horas de Le Mans.

O caminho de Mardenborough foi o mesmo: ele venceu o concurso para o Nissan GT Driver Academy em 2011, contra outros 90 mil adversários. Como recompensa, disputou as 24 Horas de Dubai no ano seguinte e engatou participações no Europeu de GT4, no Blancpain Endurance Series e até na Fórmula 3 europeia e na GP3 Series, onde inclusive venceu uma prova na Alemanha e terminou em 9º no campeonato. Sem contar a curiosidade que foi vê-lo na Toyota Racing Series, competição de monopostos disputada todo início de ano na Oceania – com o logotipo da Nismo em seu carro.

Aliás, dei um pitaco no Facebook do Nick Nagano dizendo que Jann Mardenborough, por suas ligações com a marca – e pelo desejo da própria Nissan em contar com integrantes do GT Driver Academy pelo menos nas 24 Horas – seria escolhido. Bingo.

Comentários

  • E pelo jeito esse programa da Nissan vem descobrindo bons nomes originados da escola improvável dos simuladores de videogame. Sobre o Michael Krumm, mesmo quando se ausentou para a disputa do FIA GT1, guiou um Nissan GTR em 2011 em dupla com o Lucas Luhr.

    • Acho q unica chance do JP é disputar Spa – Le Mans… no programa da temporada toda ele acho q já é carta fora do baralho devido aos compromissos da SuperGT e SuperFormula.

      Enfim na torcida ainda.