WEC 2015: quem participa da brincadeira?
RIO DE JANEIRO – Falta pouco: amanhã, às 10h de Brasília, 15h em Paris, serão anunciados os participantes do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), bem como os 56 titulares e dez reservas elencados pelo Automóvel Clube do Oeste (ACO) para a disputa da 83ª edição das 24 Horas de Le Mans. Sem contar que haverá também a confirmação dos inscritos do European Le Mans Series (ELMS). Uma quinta-feira cercada de expectativa, portanto.
E a expectativa é enorme. Afinal de contas, com a chegada de novas equipes e fabricantes, o WEC tem tudo para ser uma das mais importantes competições automobilísticas de 2015. Pena que, desta vez, o Brasil esteja de fora do calendário. Veremos se haverá espaço para um retorno no ano que vem, como abertura do campeonato – isto se as obras em Interlagos forem realmente feitas do jeito que foi prometido para a F1, o que certamente agradará a Gérard Neveu, CEO do WEC.
Com o crescente interesse pela competição, o mesmo ACO deve ter uma boa dor de cabeça na hora de selecionar os participantes para Sarthe e também indicar os times que vão competir a temporada completa do Mundial de Endurance. Já há quem diga que o número será limitado a 32 carros, mas vamos ser otimistas, pois é possível que o total de participantes anunciados supere esta marca, o que criaria um dilema para as provas fora da Europa: como acomodar os equipamentos nos quatro aviões normalmente responsáveis pelo transporte dos mesmos, se cada boeing comporta oito carros somente? Eis a questão…
Por esses dias, coloquei no meu mural do Facebook uma estimativa de quais equipes estariam interessadas em participar da temporada 2015 do WEC. E cheguei à conclusão, fazendo umas contas, que o total de carros poderá superar os tais 32 que o ACO considera “o ideal” para a prova. O problema reside justamente no fato que o total de vagas para Le Mans é de 56, o que diminui consideravelmente o número de convites para as 24 Horas.
Na minha estimativa, contei pelo menos 32 carros. Supondo que existam outros interessados, esse total sobe um ou dois carros a mais, podendo chegar a 34.
Então vamos aos possíveis participantes do WEC 2015:
LMP1
Toyota Racing (2 carros)
Toyota TS040 Hybrid
Kazuki Nakajima/Anthony Davidson/Sébastien Buemi
Mike Conway/Alexander Wurz/Stéphane Sarrazin
Audi Sport Team Joest (2 carros + 1 Spa/Le Mans)
Audi R19 e-tron quattro
Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler
Lucas Di Grassi/Oliver Jarvis/Loïc Duval
Marco Bonanomi/Filipe Albuquerque/René Rast
Porsche Team (2 carros + 1 Spa/Le Mans)
Porsche 919 Hybrid
Brendon Hartley/Timo Bernhard/Mark Webber
Marc Lieb/Neel Jani/Romain Dumas
Nico Hülkenberg/A confirmar
Nissan Motorsports Global (2 carros + 1 Spa/Le Mans)
Nissan GT-R LM Nismo
Marc Gené/a confirmar
A confirmar
Rebellion Racing (2 carros)
Rebellion R-One AER
A confirmar
ByKolles Racing (1 carro)
CLM P1/01 AER
A confirmar
LMP2
Tequila Patrón ESM (2 carros)
HPD ARX-04b
Scott Sharp/Ryan Dalziel/David Heinemeier-Hänsson
Ed Brown/Johannes Van Overbeek/Jon Fogarty
Team SARD Morand (2 carros)
Morgan SARD
Christian Klien/Koki Saga/a confirmar
Pierre Ragues/Oliver Webb/a confirmar
Strakka Racing (1 carro)
Dome S103 Zytek Nissan
Nick Leventis/Jonny Kane/Danny Watts
Signatech-Alpine (1 carro)
Alpine A450b Zytek Nissan
A confirmar
G-Drive Racing (1 carro)
Ligier JS P2
Roman Rusinov/Olivier Pla/a confirmar
OAK Racing (1 carro)
Ligier JS P2
A confirmar
KCMG (1 carro)
Oreca 05 Zytek Nissan
A confirmar
LMGTE-PRO
AF Corse (2 carros)
Ferrari F458 Italia GTE
Gianmaria Bruni/Toni Vilander
Davide Rigon/James Calado
Porsche AG Team Manthey (2 carros)
Porsche 991 RSR
Michael Christensen/Richard Lietz
Fréderic Makowiecki/Patrick Pilet
Aston Martin Racing (1 carro)
Aston Martin Vantage GTE
Darren Turner/Stefan Mucke
Young Driver-Aston Martin Racing (1 carro)
Aston Martin Vantage GTE
Nicki Thiim/Marco Sörensen/Christoffer Nygaard
LMGTE-AM
AF Corse (1 ou 2 carros)
Ferrari F458 Italia GTE
François Perrodo/Emmanuel Collard/Rui Águas
A confirmar
Larbre Competition (1 carro)
Chevrolet Corvette C7-R
Gianluca Roda/Paolo Ruberti/a confirmar
Dempsey Racing-Proton (1 carro)
Porsche 991 RSR
Patrick Dempsey/Patrick Long/a confirmar
Proton Competition (1 carro)
Porsche 991 RSR
Christian Ried/a confirmar
SMP Racing (1 carro)
Ferrari F458 Italia GTE
Sergey Zlobin/a confirmar
Aston Martin Racing (1 carro)
Aston Martin Vantage GTE
Matthias Lauda/Pedro Lamy/Paul Dalla Lana
LMGTE-PRO ou LMGTE-AM
ProSpeed Competition (1 carro)
Porsche 991 RSR
A confirmar
E a SMP na LMP2?
Está fora. Vai disputar o ELMS.
Não vejo logica nem uma desenvolver um prototipo e usar no ELMS, e não defender o titulo do ano passado, mas………
Ah esses Russos, vamos ver oq será anunciado amanha…
Sem a SMP na LMP2 no WEC ficaremos sem acopanhar de perto o novo carro que eles construíram o BR01.