MENU

3 de março de 2015 - 17:02WTCC

Abertura do WTCC com 18 carros na Argentina

2014 wtcc termas de rio hondo-argentina

A Argentina recebe o WTCC pelo terceiro ano consecutivo e a pista de Termas de Río Hondo abre o Mundial pela primeira vez

RIO DE JANEIRO - O Mundial de Carros de Turismo (WTCC) começa neste domingo com a primeira rodada dupla de um total de 12 programadas. O Circuito de Termas de Río Hondo, na Argentina, deverá receber um grande público para o início do campeonato: afinal de contas, o atual campeão é José María López e “Pechito”, além de ídolo local, é o maior vencedor da categoria naquele país. Das quatro corridas disputadas, o piloto de Rio Terceiro ganhou três – uma delas em 2013, quando estreou a bordo de uma BMW da equipe Wiechers Sport e chamou a atenção de todo mundo no paddock da categoria. Naquela oportunidade, Yvan Muller ganhou a primeira bateria.

Alçado à condição de maior ídolo argentino do automobilismo desde Juan Manuel Fangio, “Pechito” é o grande favorito ao bicampeonato e o principal nome de uma lista de apenas 18 inscritos para a abertura da temporada. Os construtores presentes são praticamente os mesmos do ano passado, com exceção aos modelos BMW e Seat dentro do regulamento TC2, que não participam mais do WTCC. Agora a disputa está restrita aos carros TC1, com motor 1,6 litro turbo, potência de 360 HP e pneus mais largos. Apenas Citroën, Lada, Honda e Chevrolet – esta em caráter não-oficial – construíram carros dentro das novas regras.

A Lada traz a maior novidade da temporada, o modelo Vesta, assim como a cor amarela para seus novos carros. Mas o pessoal de Togliatti ainda enfrenta problemas: dos três carros previstos para o campeonato, dois apenas ficaram prontos para a primeira prova e nenhum Vesta foi visto (sem trocadilhos) nos treinos do Media Day em Barcelona, na Espanha. A incumbência de pilotar o novo modelo do construtor russo fica com os experientes britânicos Rob Huff e James Thompson na Argentina.

A corrida de Termas de Río Hondo marca também a volta de duas equipes à competição: a Nika Racing regressa com o experiente sueco Rickard Rydell a bordo e a Craft-Bamboo, que disputou a última temporada do FIA WEC com suporte oficial da Aston Martin, vem com um carro apenas para o francês Grégoire Demoustier – que a rigor é o único estreante da competição.

No mais, a prova da Argentina terá a estreia oficial de Mehdi Bennani como piloto da Sébastien Loeb Racing e a do sérvio Dusan Borkovic com o Honda Civic da italiana Proteam. E o regresso de Stefano D’Aste no – até agora – único Chevrolet Cruze da equipe de René Münnich.

As duas provas em Termas de Río Hondo terão 13 voltas pelo circuito de 4,805 km de extensão e estão marcadas para domingo às 15h15 e 16h30, tudo pelo horário de Brasília. Nas preliminares, provas do Turismo Nacional Classe 2 e Classe 3.

A lista de inscritos do WTCC é esta:

#2 GABRIELE TARQUINI ITA
Honda Racing Team JAS
Honda Civic WTCC

#3 TOM CHILTON GBR
ROAL Motorsport
Chevrolet RML Cruze TC1

#4 TOM CORONEL NDL
ROAL Motorsport
Chevrolet RML Cruze TC1

#5 NORBERT MICHELISZ HUN
Zengö Motorsport
Honda Civic WTCC

#7 HUGO VALENTE FRA
Campos Racing
Chevrolet RML Cruze TC1

#9 SÉBASTIEN LOEB FRA
Citroën Total WTCC
Citroën C-Elysée WTCC

#11 GRÉGOIRE DEMOUSTIER FRA
Craft-Bamboo Racing
Chevrolet RML Cruze TC1

#12 ROB HUFF GBR
Lada Sport Rosneft
Lada Vesta

#15 JAMES THOMPSON GBR
Lada Sport Rosneft
Lada Vesta

#18 TIAGO MONTEIRO POR
Honda Racing Team JAS
Honda Civic WTCC

#19 RICKARD RYDELL SWE
Nika International
Honda Civic WTCC

#25 MEHDI BENNANI MCO
Sébastien Loeb Racing
Citroën C-Elysée WTCC

#26 STEFANO D’ASTE ITA
All-Inkl.com Münnich Motorsport
Chevrolet RML Cruze TC1

#27 JOHN FILIPPI FRA
Campos Racing
Chevrolet RML Cruze TC1

#33 MA QING HUA CHN
Citroën Total WTCC
Citroën C-Elysée WTCC

#37 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG
Citroën Total WTCC
Citroën C-Elysée WTCC

#68 YVAN MULLER FRA
Citroën Total WTCC
Citroën C-Elysée WTCC

#98 DUSAN BORKOVIC SRB
Proteam Racing
Honda Civic WTCC

5 comentários

  1. Robertom disse:

    Um grid mixuruca.
    18 carros, é coisa de regional fraquinho…

  2. Fernando Kesnault disse:

    Mas apesar do pouco numero de inscritos temos que ver que é a 1ª prova da temporada e longe dos circuitos normais da Europa e apesar disso a qualidade do gird em termos de pilotos é indiscutivel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>