Começou a palhaçada…

AUTO - WEC 6 HOURS OF AUSTIN 2014
O Conselho Mundial da FIA pôs as manguinhas de fora…

RIO DE JANEIRO – Demorou até demais para a FIA querer estragar o World Endurance Championship. Sob uma alegada “contenção de custos”, o conselho mundial da entidade ratificou uma medida que tem absolutamente tudo para se tornar impopular, principalmente porque trata-se da divisão hoje mais prolífica de construtores e equipes: a LMP2.

A partir de 2017, a segunda classe de protótipos do FIA WEC terá monomarca de motores – o que, para muitos, vai soar como uma decisão meramente política (a favor de quem, saberemos breve). E somente quatro construtores serão autorizados a fornecer chassis.

Então, para que mesmo Dome, HPD e Oreca construíram protótipos recentemente para a LMP2? Por que a Gibson, outrora Zytek, tem um croqui de projeto – que tem tudo para ser engavetado? Para um bando de engravatados sentarem numa mesa de reuniões e o que se decidiu está decidido, ponto final, fim de papo? E as equipes, foram consultadas? E os construtores, a parte mais interessada, o que acham disso?

Começou a palhaçada. A FIA viaja na maionese com essa decisão, que pode significar uma absurda queda de apelo e de interesse dos times menores em ingressar no WEC – a menos que, através dessa medida, os times não-oficiais, sem vínculo com fabricantes, sejam impelidos a se mexer rumo à LMP1.

Com relação aos EUA, o Tudor United SportsCar Championship promete remar na direção contrária, permitindo o livre uso de motores dentro do regulamento da categoria, mas é bem possível que se adote um único chassi – de preferência homologado para a disputa das 24 Horas de Le Mans.

Eu, particularmente, não gostei da decisão da FIA, pois é um atentado a tudo o que a LMP2 sempre teve de positivo.

Leitores, agora a opinião é toda de vocês.

Comentários

  • Francamente, é para promover a LMP1, que é mais cara. É óbvio que daqui a um tempo, iremos ver quem ficará com o monopólio da LMP2 – a minha suspeita deverá ser a Ligier – e provavelmente matará a LMP3.

    • Também acho muito provável, uma vez que não confio nem um pouco naquele anão de jardim gaulês que foi colocado como presidente da FIA ,por força da F1 e que ainda tem o rabo bem preso com a rossa di Maranello e todo o esquema de Uncle Bernie.

      • Falaram antes de mim, mas tá valendo.

        Isso é claramente uma forma de “desbaratinar” um Campeonato que está crescendo e que, se ainda não faz, logo menos fará frente para a F1.

        No lugar de melhorarem a F1 (como o Flávio Gomes disse na semana passada: padroniza cambio, motor com potência máxima como já é feito hj, medidas mínimas para chassi e deixa os projetistas se virarem!!!), preferem estragar o que está dando certo…

  • Muitos interesses em jogo e alguns ganhando muito. Esse negócio de marca exclusiva é o fim. A mesma coisa de uma marca só fornecer pneus na F1. Estava bom demais até agora. Espero, como um fã do WEC, que essa medida não se concretize.

  • Até quando será o mandato do francês , escudeiro de Don Bernie de La Mancha ?
    E , pior , tem probabilidade de reeleição ?
    Como essa F I A gosta de estragar bom campeonatos com medidas imbecis .
    Eu começo a acreditar que F I A quer dizer na verdade “FEDERAÇÃO DE INIMIGOS DO AUTOMOBILISMO”

  • Estão tirando justamente aquilo que torna a divisão mais interessante, a diversidade de chassis e mecânica, descaracterizando a divisão. Tinha ficado sabendo dessa possibilidade algum tempo atrás, mas achei que não iria pra frente. Infelizmente, me enganei.

  • É a velha tática do Bernie, por meio dos seus fantoches da FIA, enfraquecer ou destruir qualquer categoria que esteja em crescimento.
    Filme já visto com o Mundial de Marcas, F Indy, ITC-DTM, BPR…

  • O dono da Oreca deu uma entrevista para o Midweek Motorsport e parece empolgadíssimo com essa nova regra. Segundo ele, é para evitar que cada equipe construa seu chassis, o que é uma característica da LMP1, e não da P2. Ele disse que se cada começar a construir seu chassis, há o risco de um aumento nos custos, numa categoria feita para equipes comprarem chassis.

    Parece haver um jogo de influência de caras como esse dono da Oreca sobre a FIA e ainda mais sobre o ACO. Jogo político francês forte. Claro que ele acha que a Oreca vai estar entre os escolhidos, É o business dele…

    O programa com a entrevista é o S10e09 de 04 de março. O Graham Goodwin do Sportscar Daily estava no programa e publicou os principais assuntos num post:
    http://www.dailysportscar.com/2015/03/04/de-chaunac-on-new-lmp2-regs-and-roll-out-of-new-oreca-05-coupe.html

    abraço

  • Revoltante, mas não surpreendente. A FIA existe apenas para legislar a favor da F1, a tempos.

    É justamente esse o maior dos erros e também a principal causa da ex categoria principal estar tão perto do fim.

    Se a entidade olhasse o esporte como um todo, o cirquinho mal administrado do Tio Bernie teria seríssimos concorrentes desde os começo dos ano 80 e hoje seria uma organização mais enxuta, eficaz e não poderia se dar ao luxo de não correr em lugares como França e Alemanha.

    Imaginem se a expansão internacional da CART não tivesse sido interrompida pela exigência de circuitos ovais fora dos EUA e se o WSC não tivesse sido assassinado em 93. Hoje o automobilismo seria maior como um todo.