Direto do túnel do tempo (239)
RIO DE JANEIRO – Este foi um dos diversos protótipos que fizeram parte da retomada de competições europeias com modelos do gênero nos anos 90: o Riley & Scott MKIII com motor Ford V8 5 litros disputou em 1998 a temporada do International Sports Racing Series (ISRS), depois rebatizado FIA Sportscar Championship – e praticamente um embrião do Le Mans Endurance Series.
Com este bólido, a equipe francesa Solution F marcou pontos em quatro etapas naquele campeonato, com dois quartos lugares em Brno e Nürburgring, um 2º lugar em Misano Adriático e a vitória em Kyalami, na África do Sul, com Gary Formato e Jerôme Policand a bordo, somando um total de 55 pontos no campeonato. Todas as provas tinham duração de 2h30min. O título ficou com o JB Giesse Team Ferrari, que faturou seis corridas de um total de oito, com a dupla formada por Vincenzo Sospiri/Emmanuel Collard.
Há 17 anos, direto do túnel do tempo.
Rodrigo
V. conhece a estória versão brasileira do protótipo Riley & Scott, que foi montado na empresa do Zeca Giaffone ?
Pelo que me lembro, era do Paulo Bonifácio e fez umas 2 ou 3 provas de Endurance e depois sumiu…
Claro que conheço. Inclusive vi o carro correr.
Por falar nisso, onde foi parar esse protótipo ZF01? Alguém sabe?
As vitórias que você se refere da equipe do Cavallino Rampante de ser com a soberba 333 SP,ou seria outra ?
Foram com a 333SP.