Discos eternos – O Ritmo do Momento (1983)

lulu-santos-o-ritmo-do-momento-1983-lp-23449-MLB20248360819_022015-F

RIO DE JANEIRO – Sempre disse e repito: Lulu Santos é, disparado, o maior hitmaker do pop brasileiro. Não deixa de ser um contraponto em relação ao início de sua carreira como músico e guitarrista, com passagens pelas bandas Veludo Elétrico e Vímana – grupo fundamental da história do rock progressivo por estas terras – e também pelo outro lado do balcão, como produtor da Sigla (Som Livre), pela qual lançou um primeiro compacto sem nenhuma repercussão com o nome de batismo, Luiz Maurício.

Já casado com a inteligentíssima jornalista Scarlet Moon de Chevallier, Luiz Maurício de repente virou Lulu Santos e transmutou sua carreira rumo ao estrelato, a músicas que ficaram para a história e discos idem. A polaroide mais colorida do que ele representou para o nascente BRock é o disco O Ritmo do Momento, lançado em 1983 pela WEA, hoje Warner Music.

Lulu encontrou em Nelson Motta o parceiro ideal para sua usina de sucessos, que começou com a espertíssima “Tempos Modernos”, faixa-título de seu primeiro disco de 1982  e tema da novela Sol de Verão, e desaguou em “De Repente Califórnia”, gravada por Ricardo Graça Mello para o filme ‘Menino do Rio’, tremendo sucesso do cinema nacional. O climão meio havaiano, meio brasileiro foi a senha para o nascimento de mais clássicos, feito “Como Uma Onda” (Zen-Surfismo), com direito a grasnado, bongô e guitarra com slide.

Não foi, entretanto, a única faixa que explodiu nas rádios. “Adivinha o quê”, parceria de Lulu com Ronaldo Bastos, com harmonia que remete a “Bete Balanço”, outro tremendo clássico do rock nacional, sofreu com o bizarro crivo da censura, que proibiu – a princípio – a execução da canção nas rádios, o que só contribuiu para o sucesso instantâneo que a música de abertura do disco conquistou. Tudo por causa do refrão.

Porque eu só faço com você
Só quero com você
Só gosto com você ê ê
Adivinha o quê?…(2x)

Mas eu só faço com você
Só quero com você
Só gosto com você ê ê
Adivinha o quê?

Mas, para o gosto do blogueiro, Lulu acertou no milhar na faixa #2, também composta em parceria com Ronaldo Bastos. “Um certo alguém” é a música mais legal do guitarrista, cheia de astral, com uma letra que fala de conquista e paixão sem ser piegas. Faz 32 anos que a música foi lançada e duvido que o artista deixe de cantá-la em qualquer show de sua vida.

Quis evitar teus olhos
Mas não pude reagir
Fico à vontade então
Acho que é bobagem
A mania de fingir
Negando a intenção
(Essa não!)

Quando um certo alguém
Cruzou o teu caminho
E te mudou a direção

Chego a ficar sem jeito
Mas não deixo de seguir
A tua aparição

Quando um certo alguém
Desperta o sentimento
É melhor não resistir
E se entregar

Me dê a mão
Vem ser a minha estrela
Complicação
Tão fácil de entender
Vamos dançar
Luzir a madrugada
Inspiração
Pra tudo que eu viver
Que eu viver
Uoh! Uoh!

Quando um certo alguém
Desperta o sentimento
É melhor não resistir
E se entregar

Além da produção caprichada do mestre Liminha, Lulu cercou-se de músicos excepcionais de estúdio, como o baixista Marcelo Sussekind, que era do Herva Doce, o lendário Ivan “Mamão” Conti, que foi do Azymuth e tocou com gente de Raul Seixas a Odair José, além de Jorjão Barreto pilotando um Fender Rhodes e Leo Gandelman nos sopros. Um timaço, para um disco que não podia dar errado. E não deu: O Ritmo do Momento vendeu o dobro em relação ao ótimo patamar do trabalho de estreia (150 mil cópias e disco de ouro), dando a Lulu um disco de platina por alcançar a marca de 350 mil cópias vendidas. Era só o começo de uma grande e vitoriosa carreira…

Ficha técnica de O Ritmo do Momento
Selo: WEA/Warner Music
Gravado nos estúdios Transamérica (RJ) em 1983
Produzido por Liminha
Tempo total: 32’26”

Músicas:

1. Adivinha o quê (Lulu Santos/Ronaldo Bastos)
2. Um Certo Alguém (Lulu Santos/Ronaldo Bastos)
3. Você Teima (Lulu Santos/Chacal)
4. Como uma onda [Zen-Surfismo] (Lulu Santos/Nelson Motta)
5. Esse Brilho em Teu Olhar (Lulu Santos)
6. Chicana (Lulu Santos)
7. Seu Mal/Moon da Lua/Metal Leve (Lulu Santos)
8. Tudo (Lulu Santos/Nelson Motta)
9. Tudo Mais (Lulu Santos)
10. O Ritmo do Momento (Lulu Santos)

Comentários