ELMS, Prólogo: Greaves se impõe no segundo treino

RIO DE JANEIRO – As atividades de pista do Prólogo do ELMS em Paul Ricard continuaram nesta segunda-feira com a segunda sessão de ensaios das equipes inscritas – ou não – na série para 2015. Com pista mais fria e temperatura mais baixa, os tempos de alguns carros baixaram consideravelmente em relação à primeira sessão. E a Greaves Motorsport, que estreia a versão revisada do antigo Zytek Z11SN, agora rebatizada Gibson 015S, fez o melhor tempo.

O carro #41 que será revezado por quatro pilotos – Gary Hirsch/Saud Al Faisal/Björn Wirdheim/Jon Lancaster – figurou no topo da folha de tempos após 75 voltas completadas na pista de pouco mais de 5,7 km de extensão. A melhor volta foi com Lancaster a bordo – 1’48″955, exatamente oito décimos abaixo do melhor tempo do treino matinal, cravado pela Murphy Prototypes.

Wolf-45
Surpresa: a Ibanez Racing foi muito bem com seu Oreca rebatizado Wolf GB08, com o 2º tempo da sessão da tarde em Paul Ricard

A Ibanez Racing foi a boa surpresa da sessão: o Wolf GB08 do time – que nada mais é do que o Oreca 03R rebatizado, a exemplo do que a Signatech faz ao transformar o carro do construtor francês num Alpine – conduzido por Ivan Bellarosa/Pierre Perret/José Ibanez, foi o segundo mais rápido em 1’49″214. Outro Oreca 03R, o #33 da Eurasia conduzido por Pu Jun Jin/Nico Pieter de Bruijn, ficou com o 3º melhor tempo da sessão, cinco milésimos pior que o #45 da Ibanez. O Oreca Coupé da Thiriet by TDS Racing ficou em quarto, com a SMP Racing em quinto.

O sexto tempo foi do Ligier JS P2 Nissan da equipe portuguesa Algarve Pro Racing, que comprou o bólido antes pertencente à Thiriet by TDS Racing. O carro #25 foi guiado por Rodolfo Gonzalez/Andrea Roda/James Winslow, que baixaram em três segundos o tempo em relação ao primeiro treino. O Ginetta-Juno Nissan LMP3 do Team LNT conseguiu bastante quilometragem, completando 52 voltas. Mas o carro ainda não alcançou todo o seu potencial: ficou com o 22º tempo apenas, entre os 24 carros que treinaram, os mesmos da sessão matinal.

Ferrari-56
Deu AT Racing na classe LMGTE: o carro #56 tem Aliaksandr Talkanitsa pai e filho, além do italiano Alessandro Pier Guidi

Daniel Serra e Olivier Beretta deram sequência aos testes dos novos pneus Dunlop para as classes LMGTE/LMGTC, a bordo da Ferrari F458 Italia GTE da Scuderia Villorba Corse – que, repito, não está inscrita para o campeonato deste ano. Os dois completaram um total de 69 voltas e alcançaram a melhor volta em 1’58″724 – mais de dois segundos melhor que no primeiro treino. O melhor tempo do treino, entretanto, foi de outra Ferrari, a #56 da AT Racing, da família Talkanitsa e do ótimo italiano Alessandro Pier Guidi, marcando 1’56″980 após 63 voltas. O Porsche 991 RSR #86 da Gulf Racing também teve bom desempenho, com Michael Wainwright/Ryan Cullen/Adam Carroll se revezando na condução. O carro deu 72 giros no total e o trio foi o segundo mais veloz da sessão.

Ferrari-63
A #63 da AF Corse é de Giorgio Roda/Ilya Melnikov/Marco Cioci: trinca ficou em 2º na classe LMGTC

Já na LMGTC, a AF Corse deu o troco no domínio inicial da TDS Racing, conseguindo em sequência os três melhores tempos do treino da tarde. A Ferrari #62 de Thomas Flöhr/Francesco Castellaci/Stuart Hall foi 0″064 mais veloz que a #63 de Ilya Melnikov/Giorgio Roda/Marco Cioci, que após muito insistir, superou a #64 de Mads Rasmussen/Filipe Guedes/Francisco Barreiros por somente um milésimo de segundo. Só depois é que veio a BMW do time francês e o Aston Martin da Massive Motorsport.

A terceira sessão acontece ainda hoje em Paul Ricard, totalmente à noite. A presença das equipes inscritas no Prólogo não é obrigatória.

Comentários