ELMS, Prólogo: Murphy Prototypes larga na frente

Oreca-48
O melhor tempo do primeiro treino do Prólogo do ELMS foi de Nathanaël Berthon, no Oreca 03R da Murphy Prototypes

RIO DE JANEIRO – Com tempo firme e temperatura baixa, ao redor dos 14ºC, começou o Prólogo do European Le Mans Series no circuito francês de Paul Ricard. Novos carros, equipes e formações de pilotos foram testados nesta manhã e, ao todo, 24 dos inscritos aceleraram na primeira sessão.

O melhor tempo foi de um carro já conhecido no ELMS: o Oreca 03R Nissan #48 da Murphy Prototypes, inscrito para Nathanaël Berthon/Michael Lyons/Mark Patterson cravou a volta mais rápida do primeiro treino já no fim das atividades antes do descanso para o almoço. Berthon fez o tempo de 1’48″155, mais de um segundo abaixo do Gibson 015S Nissan #38 do Team Jota, que nada mais é que o antigo Zytek. Harry Tincknell colaborou com a equipe britânica, mesmo já contratado pela Nissan para o WEC: a escuderia perdeu, dias antes dos treinos, o piloto Nick Yelloly, que tinha se comprometido com o Team Jota. Sem chance de ter Mitch Evans no Prólogo, a equipe acabou recorrendo a Tincknell, enquanto um terceiro piloto não é contratado.

Oreca-46
Bom desempenho: o novo Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing completou 50 voltas e foi o quarto no primeiro treino

A 3ª posição foi do outro Gibson 015S Nissan, o #41 da Greaves Motorsport. Com quatro pilotos inscritos para o Prólogo – Saud Al Faisal/Gary Hirsch/Jon Lancaster/Björn Wirdheim, o carro andou bem e virou um tempo bastante próximo do seu ‘gêmeo’ do Team Jota, apenas 0″043 mais lento. O novo Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing fez sua estreia oficial com Tristan Gommendy/Pierre Thiriet/Ludo Badey e deu 50 voltas na sessão, cravando o quarto melhor tempo pela manhã.

Outra novidade prevista seria o BR01 com motor Nissan que a SMP Racing vai estrear neste ano, mas o carro desenhado por Paolo Catone ainda não ficou 100% pronto. Assim, o time russo está presente com seu velho Oreca 03R Nissan, para Mikhail Aleshin pegar ritmo nos protótipos após competir na Fórmula Indy. Aleshin e seus conterrâneos Anton e Kyrill Ladygin encerraram o primeiro treino com a 6ª posição.

O único LMP3 inscrito andou muito pouco: o carro do Team LNT em que estava escalado o multicampeão olímpico Chris Hoy deu apenas 10 voltas e ficou com o pior tempo entre os 24 carros que completaram pelo menos uma volta na sessão matinal. O treino serviu mais como um shakedown, uma checagem de sistemas para ver se o Ginetta-Juno com motor Nissan V8 realmente funciona.

Ferrari-51
A AF Corse não deu chance a ninguém e fez o melhor tempo na LMGTE com a Ferrari #51

A AF Corse comandou a folha de tempos na LMGTE: a Ferrari #51 de Peter Ashley Mann/Raffaele Gianmaria/Matteo Cressoni foi o carro mais rápido do treino matinal, registrando 1’58″210, sete décimos abaixo do carro gêmeo do time de Amato Ferrari. O único Porsche 991 RSR inscrito ficou em 17º na geral e a nova BMW Z4 GTE da Marc VDS Racing obteve o vigésimo-primeiro tempo, atrás da Ferrari alinhada pela Scuderia Villorba Corse para Olivier Beretta/Daniel Serra.

Desde já, não se empolguem: o piloto da Stock Car está em Paul Ricard para dar sequência a seu trabalho de desenvolvimento dos pneus Dunlop, que já vem desde o ano passado. Convocado para colaborar com a marca britânica de pneus, Serrinha e o veterano Beretta marcaram 2’00″240 após um total de 49 voltas percorridas de manhã.

BMW-59
A TDS Racing se impôs com sua BMW Z4 GT3 no primeiro treino da divisão LMGTC

Na LMGTC, a única BMW inscrita mostrou potencial de cara: a Z4 GT3 de Eric Dermont/Dino Lunardi/Franck Perera fez 1’58″311 – e entre os modelos Grã-Turismo, só foi mais lenta que a Ferrari #51 da AF Corse, que ficou em 2º e 3º nesta divisão. A Ferrari #62 de Thomas Flöhr/Francesco Castellacci/Stuart Hall marcou 1’59″188, contra 1’59″328 do #63 de Marco Cioci/Ilya Melnikov/Giorgio Roda. O novo Aston Martin Vantage V12 GT3 da nova equipe dinamarquesa Massive Motorsport andou bem e fechou o treino com o 4º melhor tempo em sua categoria.

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