ELMS, Prólogo: Thiriet by TDS Racing comanda
RIO DE JANEIRO – O Prólogo do European Le Mans Series chegou ao fim. Após dois dias de testes e cinco sessões de treino, as equipes que levaram seus carros a Paul Ricard ganharam mais experiência e quilometragem com seus carros, visando o início da temporada 2015, marcado para abril em Silverstone. As atividades de pista não cessaram ontem, com a realização de um treino noturno do qual 12 carros participaram. O melhor tempo foi do Gibson 015S do Team Jota, em 1’48″967 – seguido pelo Oreca 03R #37 da SMP Racing, cravando 1’49″090.
Entre os carros da classe LMGTE, a BMW Z4 GTE #52 de Andy Priaulx/Jesse Krohn/Henry Hassid registrou a volta mais rápida – 2’00″261. Daniel Serra e o monegasco Olivier Beretta andaram mais uma vez com a Ferrari da Scuderia Villorba Corse, registrando 2’00″408 após 48 voltas, coletando mais dados importantes para o fabricante Dunlop. Nenhum dos LMGTC foi à pista e o LMP3 do Team LNT até andou, mas deu só oito voltas e seu tempo não passou de 2’07”, muito alto.
Hoje pela manhã, o Oreca 05 Nissan da Thiriet by TDS Racing liderou a folha de tempos com quase nove décimos de vantagem para o 2º colocado, novamente o #37 da SMP Racing. O #46 de Ludo Badey/Tristan Gommendy/Pierre Thiriet marcou 1’48″432 contra 1’49″329 dos irmãos Anton e Kyrill Ladygin, mais Mikhail Aleshin. O Gibson 015S da Greaves Motorsport ficou com o terceiro melhor tempo, seguido do Wolf GB08 #45 da Ibanez Racing.
No fim das contas, no agregado das cinco sessões e dos dois dias de treino, a marca de 1’48″155 cravada por Nathanaël Berthon logo no primeiro treino com o Oreca #48 da Murphy Prototypes acabou por ser a mais rápida deste Prólogo do European Le Mans Series.
Como novidade, Tracy Krohn e Nic Jönsson aceleraram um Ligier JS P2 cedido pela OAK Racing – o mesmo carro que disputará o WEC com Jacques Nicolet/Erik Maris/Jean-Marc Merlin – completando 48 voltas no total, a melhor delas em 1’51″489.
Outra atração da terça-feira foi a aparição do protótipo BR01 Nissan que a SMP Racing estreará neste ano. O projeto de Paolo Catone ainda depende de pequenos pormenores para ir à pista pela primeira vez. Algumas peças aerodinâmicas e a eletrônica do bólido não ficaram prontas a tempo e por isso o carro não andou no Prólogo em Paul Ricard.
Voltando à sessão matinal, a própria SMP Racing comandou a classificação entre os LMGTC: após não ter andado ontem, a Ferrari #57 de Boris Rotemberg/Sergey Zlobin/Luca Persiani registrou o ótimo tempo de 1’57″747, melhor inclusive que os LMGTE e que o LMP3 do Team LNT, que foi nove segundos e meio mais lento que a volta mais rápida do dia.
A BMW da Marc VDS tornou a figurar à frente dos demais competidores da classe LMGTE, com o tempo de 1’58″376, ainda que superada por três LMGTC. A vantagem para o segundo carro da divisão, a Ferrari #55 de Alex Mortimer/Matt Griffin/Duncan Cameron, foi de seis décimos de segundo.
À tarde, choveu. E os tempos não puderam servir de parâmetro. Algumas equipes inclusive deram seus trabalhos por encerrado e nem apareceram na última sessão de testes. A Algarve Pro Racing aproveitou a ocasião e fechou o treino com o melhor tempo – 1’51″487, muito mais alto que as melhores marcas da LMP2 no Prólogo. As BMW Z4 da TDS Racing e Marc VDS marcaram os melhores tempos das suas respectivas divisões e a Ferrari de Olivier Beretta/Daniel Serra concluiu seus treinos com a 3ª marca da sessão, em 2’00″978. No total, a dupla completou 251 voltas, ou o equivalente a 1.453,541 km de testes de pneus Dunlop pelos 5,791 km do circuito de Paul Ricard.
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