Porsche tricolor – só em Le Mans…
RIO DE JANEIRO (atualizado às 13h58) – Não são as cores do meu Fluminense, é verdade. Mas a Porsche é tricolor para a principal prova do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, as 24 Horas de Le Mans, neste ano de 2015. O visual da versão atualizada do 919 Hybrid para Sarthe foi revelado para a imprensa internacional em Paul Ricard, circuito em que, a partir de amanhã, os carros da categoria – com exceção do Nissan GT-R LM Nismo, do Rebellion R-One e do Corvette C7-R – aceleram para o Prólogo da próxima temporada.
A Porsche aposta em novidades: a começar pela adoção de um terceiro carro nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans, com uma tripulação totalmente nova onde a grande estrela do #19 é o piloto de Fórmula 1 Nico Hülkenberg. Por conta do compromisso com o GP da Malásia neste fim de semana, ele não pôde participar junto a Nick Tandy e Earl Bamber da apresentação dos três carros oficiais do construtor de Weissach.
A diferenciação de cores para cada um dos carros é outro ponto alto para este ano em Sarthe. O carro #17, no meu ver o mais bonito de todos, tem o vermelho como cor predominante. Nesse Porsche, estará o trio formado por Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley. Já o #18 vai de preto com detalhes em prateado, também numa divisão cromática muito interessante. É o bólido de Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani. Nas demais corridas, o carro mantém o mesmo matiz do ano passado.
Com relação ao projeto, o 919 Hybrid em sua versão 2015 traz uma aerodinâmica completamente revista, principalmente na parte dianteira. Some-se a isso, um monocoque inteiramente novo, além de uma nova ancoragem de suspensão traseira e um novo crash-box na seção posterior do protótipo, que continua com o motor V4 turbo deslocando 2 litros de capacidade cúbica. Não obstante, o carro agora finalmente atingiu o peso mínimo de 870 kg como manda o regulamento. Por conta da complexidade do projeto, o Porsche do ano passado era 30 kg mais pesado. Os engenheiros trabalharam para otimizar os sistemas e parece que deu resultado.
A Porsche confirmou a passagem para a classe 8MJ de ERS, numa “escadinha” com a Toyota (6MJ) e Audi (4MJ). Dos times oficiais de fábrica, ficamos sem saber das intenções da Nissan acerca do seu sistema de armazenamento de energia. A decisão de mudança, segundo o diretor-chefe Alex Hitzinger, tem a ver com os extensivos testes feitos no circuito espanhol de Aragão. O carro foi também exigido ao máximo nos treinos realizados em Abu Dhabi, na pista de Yas Marina. Calculam os alemães que o novo 919 Hybrid fez quase 30 mil km de treinos antes do Prólogo de pré-temporada.
Pelo q li essa roupagem é só pra Le Mans, nas demais corridas volta o preto e branco igual ao #19
Tem toda razão, Fernando.
Li na AUTOMOTORUNDSPORT que o Toyota ficou na classe de 6MJ e aí é que fica a dúvida quanto ao 8MJ da Nissan, como pode um 3.0L turbo consumir menos que um 3.7l aspirado(Toyota) e igual a um 2.0L turbo(Porsche)? Pensaram alto demais como também na tração dianteira, não sei não…
Torço esse ano para ser ao contrário de 2014, Toyota fica com Le Mans e o Audi de Di Grassi campeão do WEC.
Observei que só o #19 é 2015, os outros 2 são 2014. O bico e as caixas traseiras entregaram.
É o contrário, Isidio. O #19 na foto é 2014 e os dois são 2015.
desculpe insistir mas tenho certeza que o #19 é 2015, o bico-capô é fino no começo e vai alargando, enquanto o modelo 2014 é largo desde o início.
http://johndagys.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2015/03/0Dagys_-2015_379593.jpg.
Rodrigo, o Isidio tá certo. O 2015 tem a entrada de ar frontal menor e uma abertura acima da caixa de roda na traseira.
http://www.motorsport.com/wec/photo/main-gallery/the-2015-porsche-919-hybrid-24/?sz=9&r=26296&s=-6&oft=18&id=3657802&i=5
Além disso, o front end do modelo novo é diferente, o nariz termina na linha das entradas de ar.
É. Ele tem razão :)
O branco é só para disfarçar. Um vermelho e outro preto é uma linda homenagem ao Flamengo.
Discordo.
Podiam correr toda a temporada assim, pois gosto de layouts variados…acho que depois da temporada de (re) aprendizado, a Porsche vem muito mais forte este ano…sem descartar os demais, é claro.