Porsche tricolor – só em Le Mans…

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Os Porsche 919 versão 2015: cores diferentes para Le Mans, aerodinâmica revista e ERS na classe 8MJ para combater a campeã Toyota e se manter melhor que a Audi no WEC

RIO DE JANEIRO (atualizado às 13h58) – Não são as cores do meu Fluminense, é verdade. Mas a Porsche é tricolor para a principal prova do WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, as 24 Horas de Le Mans, neste ano de 2015. O visual da versão atualizada do 919 Hybrid para Sarthe foi revelado para a imprensa internacional em Paul Ricard, circuito em que, a partir de amanhã, os carros da categoria – com exceção do Nissan GT-R LM Nismo, do Rebellion R-One e do Corvette C7-R – aceleram para o Prólogo da próxima temporada.

A Porsche aposta em novidades: a começar pela adoção de um terceiro carro nas 6 Horas de Spa-Francorchamps e nas 24 Horas de Le Mans, com uma tripulação totalmente nova onde a grande estrela do #19 é o piloto de Fórmula 1 Nico Hülkenberg. Por conta do compromisso com o GP da Malásia neste fim de semana, ele não pôde participar junto a Nick Tandy e Earl Bamber da apresentação dos três carros oficiais do construtor de Weissach.

A diferenciação de cores para cada um dos carros é outro ponto alto para este ano em Sarthe. O carro #17, no meu ver o mais bonito de todos, tem o vermelho como cor predominante. Nesse Porsche, estará o trio formado por Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley. Já o #18 vai de preto com detalhes em prateado, também numa divisão cromática muito interessante. É o bólido de Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani. Nas demais corridas, o carro mantém o mesmo matiz do ano passado.

Com relação ao projeto, o 919 Hybrid em sua versão 2015 traz uma aerodinâmica completamente revista, principalmente na parte dianteira. Some-se a isso, um monocoque inteiramente novo, além de uma nova ancoragem de suspensão traseira e um novo crash-box na seção posterior do protótipo, que continua com o motor V4 turbo deslocando 2 litros de capacidade cúbica. Não obstante, o carro agora finalmente atingiu o peso mínimo de 870 kg como manda o regulamento. Por conta da complexidade do projeto, o Porsche do ano passado era 30 kg mais pesado. Os engenheiros trabalharam para otimizar os sistemas e parece que deu resultado.

A Porsche confirmou a passagem para a classe 8MJ de ERS, numa “escadinha” com a Toyota (6MJ) e Audi (4MJ). Dos times oficiais de fábrica, ficamos sem saber das intenções da Nissan acerca do seu sistema de armazenamento de energia. A decisão de mudança, segundo o diretor-chefe Alex Hitzinger, tem a ver com os extensivos testes feitos no circuito espanhol de Aragão. O carro foi também exigido ao máximo nos treinos realizados em Abu Dhabi, na pista de Yas Marina. Calculam os alemães que o novo 919 Hybrid fez quase 30 mil km de treinos antes do Prólogo de pré-temporada.

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