Prólogo do WEC tem 29 carros confirmados

RIO DE JANEIRO – A avant-première do Mundial de Endurance (FIA WEC) será no fim deste mês. Entre os dias 27 e 28, no circuito francês de Paul Ricard, será realizado o Prólogo da temporada 2015. Após a primeira e bem-sucedida experiência, ACO e FIA tornaram o evento parte do calendário e o primeiro confronto direto dos construtores e equipes promete bastante.

Vinte e nove dos 35 carros confirmados full season estarão na pista para os treinos. As equipes têm o direito de levar um único carro por vez, mas para nenhuma surpresa, várias delas vão para os testes com suas inscrições completas – ou quase.

Dos onze LMP1 confirmados, por exemplo, não vão a Rebellion – que na verdade também nem participará da abertura do campeonato em abril, pois o desenvolvimento do R-One com o motor AER biturbo está bastante atrasado e a Nissan terá apenas um GT-R LM Nismo na pista, com Marc Gené juntando-se a Olivier Pla, Michael Krumm e Harry Tincknell.

A ByKolles, que faz o anúncio oficial de seu programa na semana que vem pela internet, será o único competidor LMP1 não-oficial presente e por enquanto o único piloto anunciado é o suíço Simon Trummer.

Na LMP2, todos os dez carros inscritos para a temporada completa vão comparecer ao circuito de Paul Ricard para os treinos de pré-temporada, sem nenhuma exceção. A novidade já anunciada é que a Extreme Speed Motorsports, por conta da proibição de publicidade de bebida alcoólica na França e no Bahrein, vai ter o patrocínio da lendária revista de entretenimento Rolling Stone – pelo menos em Sarthe. A equipe de Scott Sharp e Ed Brown vai ter que dar um jeito de esconder o logotipo da Patrón durante os treinos em Le Castellet.

Entre os pilotos, novidades: Zoel Amberg, que vem da World Series by Renault, vai andar no #39 do Team SARD-Morand ao lado de Christian Klien e Koki Saga. Confirmado para as duas primeiras provas do ano, Tristan Vautier junta-se a Pierre Ragues e Oliver Webb no #43 do mesmo time. E na KCMG, embora Nick Tandy tenha sido confirmado para correr em seis das oito provas do campeonato – nas duas restantes, alinha no terceiro Porsche 919 Hybrid – Alexandre Imperatori dividirá o Oreca 05 #47 com Richard Bradley e Matt Howson.

O brasileiro Pipo Derani, que já fez os primeiros treinos com o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing no circuito espanhol Motorland Aragón, vai andar no carro #28 ao lado do colombiano Gustavo Yacaman e do mexicano Ricardo González.

Dos sete LMGTE-PRO, o único que não vai para a pista é o Aston Martin Vantage GTE #97. Compreensível, porque o carro estará em Sebring para a disputa das 12 Horas, segunda prova do Tudor United SportsCar Championship, no próximo dia 21. Mesmo assim, o construtor britânico vai com dois carros para o Prólogo – um deles, com o brasileiro Fernando Rees confirmado a bordo. Ferrari (leia-se AF Corse) e Porsche vão com os times completos nos treinos.

E na LMGTE-AM, a Aston Martin também terá um carro somente – o #96 do alemão Roald Goethe. A outra ausência da divisão será do Corvette C7-R da Larbre Competition, que vai testá-lo nos EUA. Entre os pilotos, nada que não saibamos: Marco Seefried fecha a tripulação do #77 junto a Patrick Dempsey e Patrick Long e o #88 da Proton Competition, com patrocínio de Abu Dhabi, terá o mesmo trio de 2014 – Khaled Al Qubaisi/Christian Ried/Klaus Bachler.

A lista de inscritos do Prólogo do WEC está aqui

Comentários

  • Estou mais curioso é pelo novo Audi R-18, qual serão as novas especificações de motor e enquadramento de MJ. Ela não ficará quieta em 2015.