WEC, Prólogo: Porsche domina todas as sessões em Paul Ricard

wec-ricard-friday-order-01
A Porsche dominou todas as sessões do Prólogo do WEC em Paul Ricard com a nova versão do 919 Hybrid

RIO DE JANEIRO – O Prólogo do Mundial de Endurance (FIA WEC) terminou neste sábado em Paul Ricard com grande afluência de público no horário de visitação – quase 10 mil pessoas estiveram na pista para ver os carros e ter contato com os pilotos – e domínio absurdo da Porsche com a versão 2015 do 919 Hybrid. Foram cinco sessões de testes e em todas elas os carros de Weissach estiveram no comando.

No resultado combinado dos treinos, prevaleceu o sensacional tempo de 1’37″220, cortesia do suíço Neel Jani na sessão noturna desta sexta-feira, quando a Porsche optou por fazer uma simulação de classificação com seu protótipo. O tempo de Jani pulverizou a marca do Prólogo do ano passado – e foi 1″332 mais veloz que o outro 919 Hybrid, o #18 de Brendon Hartley/Timo Bernhard/Mark Webber, que não superou neste sábado o tempo cravado na sexta de tarde.

A concorrência ficou a praticamente dois segundos do melhor tempo – 1″838 para ser mais exato – sendo o Audi R18 e-tron quattro #7 de Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer o mais rápido dos carros dos quatro anéis de Ingolstadt. A quarta marca coube ao outro carro do time, o que terá Lucas Di Grassi a bordo – outro que fez seu melhor tempo no treino noturno de sexta.

wec-ricard-friday-order-06
Terá a Toyota escondido o jogo como o fez em 2014? Não é impossível…

Já a Toyota, que ficou a quase três segundos do Porsche líder, deu a clara impressão de – tal como em 2014 – esconder o jogo. Os japoneses também foram superados pelos alemães no Prólogo do ano passado e ao longo do WEC, deu no que deu. Pode ser mesmo uma estratégia para desviar o foco e colocar a turma do cavalinho empinado com o amplo favoritismo no início deste campeonato.

A ByKolles Racing conseguiu melhorar o desempenho do seu CLM P1/01 AER. Pelo menos não ficou atrás de nenhum LMP2, com o 7º tempo geral entre os 30 carros presentes à pista. Dadas as dificuldades de um projeto sem vínculo com nenhuma montadora, a evolução do protótipo foi evidente – embora haja um longo caminho a ser percorrido. Afinal de contas, o melhor tempo foi apenas 0″473 mais rápido que o melhor LMP2.

Nesta subclasse, prevaleceu o novo Oreca 05 Nissan da KCMG: o carro partilhado nos treinos por Matt Howson, Nick Tandy, Richard Bradley e Nicolas Lapierre fez sua melhor volta em 1’47″456 – tempo obtido no treino noturno. Em segundo, ficou o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing, com o Alpine A450b da Signatech-Alpine logo a seguir.

wec-ricard-friday-order-10
O Ligier JS P2 Nissan #28 da G-Drive Racing foi o 7º mais rápido entre os LMP2. Este será o carro do brasileiro Pipo Derani em 2015

O brasileiro Pipo Derani e seus parceiros latinos Gustavo Yacaman e Ricardo Gonzalez ficaram com a 7ª colocação da categoria, 14º tempo geral, no segundo Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing. Sem participar de duas das cinco sessões, a tripulação completou um total de 65 voltas – muito abaixo do que a maioria dos seus adversários.

Hoje os pilotos da Tequila Patrón ESM nem andaram com seus HPD ARX-03b: Scott Sharp e Ed Brown tiveram o primeiro contato com o Ligier JS P2. Assim como a dupla da Krohn Racing no Prólogo do ELMS, os estadunidenses contaram com a boa vontade de Jacques Nicolet para experimentar o bólido que o time comprou em substituição ao HPD ARX-04b, posto de lado neste ano em virtude de problemas com a homologação do chassi.

wec-ricard-friday-order-22
Fernando Rees, com o Aston Martin Vantage V8 GTE, fez a melhor volta do Prólogo na classe LMGTE-PRO

Nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM, os melhores tempos ao fim dos dois dias de teste ficaram com a Aston Martin. O #99 do brasileiro Fernando Rees e do britânico Alex MacDowall estabeleceu a marca de 1’57″331, superando em 0″109 o tempo da Ferrari #51 da AF Corse, guiada pela dupla Gimmi Bruni/Toni Vilander. Marco Sörensen, no outro carro do construtor britânico, ficou com a terceira melhor marca.

wec-ricard-friday-order-26
Stuart Hall foi o melhor da LMGTE-AM noutro Aston Martin

Já na subclasse dos Gentlemen Drivers, deu o #96 de Stuart Hall/Francesco Castellacci/Roald Goethe, com 1’57″116, aliás o melhor tempo entre todos os carros Grã-Turismo no Prólogo. A JMW Motorsport surpreendeu com a segunda marca do #66 de Kuba Giermaziak/Michael Avenatti, à frente do Porsche 991 RSR guiado por Patrick Long e Marco Seefried para a Dempsey Racing-Proton.

Abaixo, a lista dos melhores tempos com os respectivos autores das voltas mais rápidas:

1. Marc Lieb (Porsche 919 Hybrid) – 1’37″220 (treino #3)
2. Mark Webber (Porsche 919 Hybrid) – 1’38″552 (treino #4)
3. Bênoit Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro) – 1’39″058 (treino #4)
4. Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro) – 1’39″354 (treino #3)
5. Anthony Davidson (Toyota TS040 Hybrid) – 1’39″949 (treino #1)
6. Alexander Wurz (Toyota TS040 Hybrid) – 1’40″819 (treino #4)
7. Vitantonio Liuzzi (CLM P1/01 AER) – 1’46″983 (treino #5)
8. Matt Howson (Oreca 05 Nissan) – 1’47″456 (treino #3)
9. Julien Canal (Ligier JS P2 Nissan) – 1’47″760 (treino #4)
10. Nelson Panciatici (Alpine A450b Nissan) – 1’47″950 (treino #4)
11. Oliver Webb (Morgan EVO-Judd SARD) – 1’48″022 (treino #4)
12. Nick Leventis (Dome Strakka S103 Nissan) – 1’48″192 (treino #4)
13. Christian Klien (Morgan EVO-Judd SARD) – 1’48″325 (treino #2)
14. Gustavo Yacaman (Ligier JS P2 Nissan) – 1’48″588 (treino #5)
15. Jacques Nicolet (Ligier JS P2 Nissan) – 1’51″142 (treino #5)
16. Scott Sharp (HPD ARX-03b) – 1’51″215 (treino #2)
17. Ed Brown (HPD ARX-03b) – 1’56″042 (treino #2)
18. Stuart Hall (Aston Martin Vantage V8 GTE) – 1’57″116 (treino #4)
19. Fernando Rees (Aston Martin Vantage V8 GTE) – 1’57″331 (treino #4)
20. Gianmaria Bruni (Ferrari F458 Italia GTE) – 1’57″440 (treino #4)
21. Marco Sörensen (Aston Martin Vantage V8 GTE) – 1’57″675 (treino #5)
22. Kuba Giermaziak (Ferrari F458 Italia GTE) – 1’57″851 (treino #4)
23. Michael Christensen (Porsche 991 RSR) – 1’57″976 (treino #5)
24. Fréderic Makowiecki (Porsche 991 RSR) – 1’58″003 (treino #4)
25. Patrick Long (Porsche 991 RSR) – 1’58″275 (treino #4)
26. Davide Rigon (Ferrari F458 Italia GTE) – 1’58″392 (treino #5)
27. Klaus Bachler (Porsche 991 RSR) – 1’58″473 (treino #4)
28. Viktor Shaitar (Ferrari F458 Italia GTE) – 1’58″838 (treino #4)
29. Rui Águas (Ferrari F458 Italia GTE) – 1’59″291 (treino #5)
30. Paolo Ruberti (Chevrolet Corvette C7-R) – 2’08″080 (treino #1)

Comentários

    • Trocaram de motor e como estava muito em cima da hora para o chassi ser adaptado, decidiram por não ir ao Prólogo, bem como às duas primeiras provas do ano.

  • Acho que a Toyota está escondendo o jogo sim, mas Audi e, principalmente Porsches vem mais fortes este ano. A LMP2 a meu ver é a mais equilibrada e é impossível apontar um favorito antes das corridas começarem. Nas classes LMGTE, sei não…depois de dois anos de domínio da Ferrari acho que a briga este ano fica mais entre Aston e Porsche.