38 carros na prévia de inscritos para Laguna Seca

O Tudor United SportsCar volta a reunir as quatro classes para a próxima prova em Laguna Seca, na Califórnia

RIO DE JANEIRO – Após o grid minguado na etapa de Long Beach, da qual apenas os carros das classes Prototype e GTLM participaram, a IMSA respira aliviada para a próxima rodada do Tudor United SportsCar Championship, que acontece no próximo dia 3 de maio no Mazda Raceway, em Laguna Seca, na Califórnia. Com as quatro categorias presentes – outra novidade, pois a princípio isto não aconteceria e haveria duas corridas com 2h de duração cada uma – foram confirmados 38 carros na primeira prévia de inscritos para a etapa que terá 2h40min, o novo formato padrão das provas do TUSC que não sejam de Endurance ou em Long Beach, com 100 minutos.

A classe Prototype, dos brasileiros Christian Fittipaldi (líder do campeonato com 96 pontos, ao lado do português João Barbosa) e Oswaldo Negri, volta a ter os mesmos 10 carros previstos para Long Beach, inclusive o BMW Riley DP da Starworks, que não compareceu àquela etapa e pelo visto deve ficar de fora também da próxima. Quanto aos pilotos, nenhuma novidade nas duplas. Negri, que está em 5º lugar no campeonato com 72 pontos, vai em busca do melhor resultado da temporada, numa pista favorável aos modelos LMP2. Ano passado, aliás, a vitória foi de um protótipo dentro deste regulamento: o HPD ARX-03b da Tequila Patrón ESM de Ed Brown/Johannes Van Overbeek.

Na Prototype Challenge (PC), sete Oreca FLM09 com motor Chevrolet V8 6,3 litros vão disputar a terceira prova desta categoria. Dentre os pilotos, várias novidades: a BAR1 Motorsports promoverá a estreia de dois egressos dos IMSA Lites – Todd Slusher e John Falb. Na Performance Tech Motorsports, o único confirmado a bordo do #38 é James French. E Zach Veach, que vem da Indy Lights, faz sua estreia no #85 da JDC/Miller Motorsports, partilhado com Mikhail Goikhberg.

Quarto colocado no campeonato com 55 pontos, o brasileiro Bruno Junqueira retorna com o parceiro Chris Cumming no bólido #11 da RSR Racing. Eles tentarão a primeira vitória no ano, já que nas duas outras etapas o triunfo foi da PR1/Mathiasen: Mike Guasch e Tom Kimber-Smith dividirão o carro #52, defendendo a liderança do campeonato com 72 pontos após Daytona e Sebring.

A GTLM terá os mesmos oito carros vistos em Long Beach no último fim de semana e a única novidade é que a Porsche escalou o dinamarquês Michael Christensen – que correu em Silverstone no WEC – para dar “duplo expediente”: o nórdico vai andar no #911 com Patrick Pilet e no #912 com Jörg Bergmeister. Os titulares Earl Bamber e Nick Tandy vão estrear no Porsche 919 Hybrid LMP1 no mesmo fim de semana do TUSC em Spa-Francorchamps, ao lado do piloto alemão de Fórmula 1 Nico Hülkenberg.

Com o 3º lugar em Long Beach, Antonio Garcia/Jan Magnussen chegarão a Laguna Seca mais líderes do que nunca na categoria, somando 103 pontos contra 93 de Bill Auberlen/Dirk Werner e 89 de Giancarlo Fisichella/Pierre Kaffer, as duplas que discutiram a vitória na 3ª etapa.

Na GTD, são 13 os carros inscritos na primeira prévia, incluindo dois sem nenhum piloto confirmado ainda: o Porsche #18 da Mühlner Motorsports America e o Audi #45 da Flying Lizard Motorsports. A única novidade é uma estreia no SRT Viper GT3-R #93 da equipe Riley Technologies, justamente o mesmo carro que levou Al Carter e Cameron Lawrence à ponta da tabela, com 65 pontos: Marc Miller – que disputará as 24h de Le Mans ao lado de Jeroen Bleekemolen e Ben Keating no SRT Viper GTS-R da divisão LMGTE-AM competirá ao lado de Jeff Mosing.

A disputa para ver quem assume a liderança do campeonato na GTD será deveras interessante: Cooper MacNeil/Leh Keen têm 58 pontos, um a mais que Townsend Bell/Bill Sweedler e Jan Heylen/Madison Snow. Não muito distantes estão Christopher Haase/Dion Von Moltke com 54 e Christina Nielsen/James Davison com 53.

A lista completa para Laguna Seca está aqui.

Comentários

  • Na classe Prototipe, talvez teremos então a primeira possibilidade real de vitória do Ligier J2 da MSR…isso se John Pew colaborar, porque realmente é muito lento. Parece até ser mais lento até que Tracy Krohn (muito simpático…), só para comparar com outro “Gentleman Driver”. Ou então a “briga” é muito boa.