Direto do túnel do tempo (250)

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RIO DE JANEIRO – Flagrante da época de ouro da Ferrari no antigo World Sportscar Championship, o Mundial de Marcas. Em 1972, quando houve a mudança do regulamento privilegiando os carros de motor 3 litros e tirando de circulação monstros como o Porsche 917, a turma de Maranello deitou e rolou naquele ano, com 10 vitórias em 11 corridas, falhando somente as 24 Horas de Le Mans, justamente a única corrida que a equipe oficial não compareceu, dando a oportunidade para a Matra-Simca triunfar com Graham Hill/Henri Pescarolo.

Aí vemos a Ferrari 312 PB #9 guiada por Clay Regazzoni/Brian Redman, seguida da #11 de Jacky Ickx/Mario Andretti. E mais atrás, a Alfa Romeo T33/TT/3 de Nanni Galli/Helmut Marko. Essa imagem é da 4ª etapa – a BOAC 1000 km, em Brands Hatch. Ickx/Andretti venceram com uma volta de vantagem para Ronnie Peterson/Tim Schenken. Regazzoni/Redman acabaram em 5º lugar, logo à frente da dupla Galli/Marko.

Há 43 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Época maravilhosa!
    Alfa Romeo x Ferrari
    Na época era permitido, depois a FIAT veio e acabou com a alegria de termos as duas marcas juntas.
    Agora que a Ferrari não é mais da FIAT talvez possamos ver isto de novo um dia.
    E que alinhamento de pilotos!
    Pena que hoje por conta de compromissos nem sempre podemos ter todos os melhores juntos para uma disputa de corridas de longa distância.

  • É verdade, acho que nunca mais veremos um naipe de pilotos como os que víamos correndo de SP nessa epoca. A Ferrari, dependendo da prova alinhava em duplas pilotos como Ickx (emblematico), Clay Regazzoni, Brian Redman (um cara muito “underrated” para sua real habilidade), Mario Andretti (ecletico), Reutemann, Merzario, Peterson (velocissimo), Tim Schenken, e o nosso fantastico Jose Carlos Pace, que em geral estava sempre entre os mais rapidos da equipe (o que não era nenhuma surpresa, dada a habilidade natural do Moco, que no primeiro teste em Fiorano com esse carro, quebrou o recorde da pista).
    O Moco, por pouco não venceu em Le Mans, e em Nurburgring “não pode” ultrapassar o Ickx, que era o lider da equipe, sendo segundo em ambas. Andou muito bem em SPA também.
    É muito injusto que o Moco não tenha vencido com esse carro. Mas faz parte da lenda de azarado do cara, pra mim um piloto que faz par com o Chris Amon, em termos de velocidade e má sorte.
    Pena que ele não está nessa foto, Rodrigo.

    Antonio