Quem é quem: ELMS 2015, categoria LMGTE

RIO DE JANEIRO – O blog dá sequência à apresentação das equipes que vão disputar o European Le Mans Series na etapa de Silverstone com a classe LMGTE. Esta divisão é a mais próxima do que se vê no WEC nas classes Grã-Turismo, só que aqui ela não é dividida em PRO e AM, de acordo com o que vemos no Mundial. Porém, aqui há a obrigatoriedade de pilotos prata e bronze nas tripulações, ao lado de um piloto com graduação platina ou ouro.

Nove carros fazem parte do grid da abertura do campeonato, sendo seis Ferrari F458, dois Porsche 991 RSR e uma solitária BMW Z4 GTE, na estreia da equipe Marc VDS nesta divisão. A AF Corse responde pela maioria absoluta do grid: além dos seus três bólidos, ela dá assistência à AT Racing da família Talkanitsa e também à Formula Racing, que corre com bandeira dinamarquesa. Apenas a JMW Motorsport, da Grã-Bretanha, não trabalha em conjunto com o time de Amato Ferrari.

Vamos aos times da LMGTE:

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Amato Ferrari
Diretor técnico: Giuseppe Petrotta
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Peter Ashley Mann/Raffaele Gianmaria/Matteo Cressoni (#51); Duncan Cameron/Matt Griffin/Aaron Scott (#55) e Stephen Wyatt/Michele Rugolo/Rui Águas (#81)

elms-tuesday-ricard-test-16

Assim como na GTC, a AF Corse responde pelo maior plantel de inscritos na LMGTE. São três carros – afora outros dois aos quais os italianos dão assistência técnica. Haja trabalho – e esse parece ser o sobrenome do incansável Amato Ferrari. Lógico que alguém paga a conta e a presença dos Gentlemen Drivers está aí para fechar o orçamento. Por isso há espaço para entusiastas como Peter Ashley Mann, Duncan Cameron e Stephen Wyatt. Mas em contrapartida, o time tem bons pilotos: Matteo Cressoni lidera o #51, Matt Griffin o #55 e Michele Rugolo terá também no ELMS a colaboração do luso-moçambicano Rui Águas, que disputará no mesmo fim de semana a abertura do WEC – igualmente a serviço da AF Corse.

BMW SPORTS TROPHY TEAM MARC VDS
Sede: Gosselies, Bélgica
Chefe de equipe: Marc Van der Straeten
Diretor técnico: Sébastien Metz
Carro: BMW Z4 GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Andy Priaulx/Jesse Krohn/Henry Hassid (#52)

elms-ricard-test-monday-17

Com a experiência de várias temporadas no Blancpain Endurance Series, a Marc VDS chega ao ELMS para sua primeira temporada completa na classe LMGTE. O time de Marc Van der Straeten continua parceiro da BMW e essa parceria tornou possível a volta do experiente Andy Priaulx, antigo campeão do WTCC e que disputou também o DTM e o Tudor United SportsCar Championship, para as pistas europeias. A novidade para esta temporada é a presença do jovem finlandês Jesse Krohn, de 24 anos, egresso do programa de jovens talentos da marca bávara. O gentleman driver francês Henry Hassid, três décadas mais velho que Krohn, completa a tripulação.

AT RACING
Sede: Viena, Áustria
Chefe de equipe: Milan Jovanovic
Diretor técnico: Luigi Urbinelli
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Alessandro Pìer Guidi/Aliaksandr Talkanitsa Sr./Aliaksandr Talkanitsa Jr. (#56)

elms-ricard-test-monday-12

Apesar de correr sob bandeira austríaca, a AT Racing tem sangue bielorusso. Afinal, o fundador do time que está tecnicamente atrelado à AF Corse é Aliaksandr Talkanitsa, entusiasta de 53 anos que corre com graduação bronze no ELMS. A equipe está em sua segunda temporada no ELMS e de novo o filho Aliaksandr Talkanitsa Jr. estará a bordo. A diferença é o terceiro piloto: por força de compromissos já assumidos no próprio WEC e em outros campeonatos, o suíço-alemão Pierre Kaffer não poderá colaborar com a AT Racing este ano. Mas o time não saiu perdendo: entrou o italiano Alessandro Pier Guidi, excelente e veloz piloto de 31 anos que foi o mais rápido do Prólogo na classe em Paul Ricard.

FORMULA RACING
Sede: Copenhague, Dinamarca
Chefe de equipe: Antonio Cazzago
Diretor técnico: Andrea Guidotti
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: Mikkel Mac Jensen/Johnny Laursen/Andrea Rizzoli (#60)

elms-ricard-test-monday-16

Após experiências anteriores no International GT Open e no próprio ELMS, na classe GTC, a Formula Racing, equipe dinamarquesa tecnicamente vinculada à AF Corse, sobe agora para a LMGTE em 2015 para desafiar não só a equipe mãe como também as demais inscritas na categoria. No ano passado, o desempenho foi bom: com uma vitória (em Imola), a Formula Racing foi vice-campeã de equipes na GTC e dois de seus titulares, Mikkel Mac Jensen e Johnny Laursen, ficaram com o vice. A equipe chegou até a contar com a colaboração do veterano Jan Magnussen, mas desta vez o terceiro assento será do italiano Andrea Rizzoli, de 29 anos, vice-campeão da mesma classe GTC no ELMS em 2013.

JMW MOTORSPORT
Sede: Colchester, Inglaterra
Chefe de equipe: Tim Sudgen
Diretor técnico: Steve ‘Doc’ Bunkhall
Carro: Ferrari F458 Italia GTE
Pneus: Dunlop
Pilotos: George Richardson/Sam Tordoff/Rob Smith (#66)

elms-ricard-test-monday-19

Fundada por Jim McWhirter, a JMW Motorsport continua fiel ao European Le Mans Series e com uma estrutura enxuta, porém sólida, trabalhando com sete mecânicos e dois engenheiros de pista, entre eles o experiente diretor técnico ‘Doc’ Bunkhall, que trabalha com o time desde a experiência com os Aston Martin. Tudo sob a batuta do ex-piloto Tim Sudgen, homem de confiança de McWhirter. Os pilotos escolhidos para a campanha do ELMS em 2015 são todos britânicos: George Richardson, de 23 anos; Sam Tordoff, 7º colocado do competitivo British Touring Car Championship (BTCC) no ano passado, com uma vitória e seis pódios, além de Robert Smith, cuja experiência prévia vem das provas de Porsche Cup, além de um 3º lugar nas 12 Horas de Bathurst em sua categoria.

GULF RACING UK
Sede: Milton Keynes, Buckinghamshire (Inglaterra)
Chefe de equipe: Matt Beers
Diretor técnico: James Gritt
Carro: Porsche 991 RSR
Pneus: Dunlop
Pilotos: Michael Wainwright/Adam Carroll/Phil Keen (#86)

elms-ricard-test-monday-13

Estreando o Porsche 991 RSR apenas na 4ª etapa do ano passado em Paul Ricard, na França, a Gulf Racing UK conseguiu como melhor resultado na LMGTE o quarto lugar na prova do Estoril, que encerrou a temporada. Com mais quilometragem e já conhecendo melhor seu bólido, o time britânico agora tem como principal desafio repetir os bons desempenhos com o carro agora equipado com os pneus Dunlop. A expectativa é positiva e espera-se um bom ano da equipe. O piloto e sócio Michael Wainwright, de 41 anos, terá a seu lado este ano o ótimo Adam Carroll e o rodado Phil Keen.

PROTON COMPETITON
Sede: Ummendorf, Baden-Württemberg, Alemanha
Chefe de equipe: Christian Ried
Diretor técnico: Michael Ried
Carro: Porsche 991 RSR
Pneus: Dunlop
Pilotos: Christian Ried/Klaus Bachler/Khaled Al Qubaisi (#88)

wec-ricard-friday-order-25

A Proton Competition terá um ano longo pela frente: não só a equipe sediada em Ummendorf vai disputar o WEC como também vai encarar as cinco rodadas do ELMS com um Porsche 991 RSR assistido semi-oficialmente pela fábrica. Chefe de equipe e também piloto, o alemão Christian Ried estará mais uma vez ao lado dos pilotos que disputaram com ele a temporada passada na LMGTE-AM: o promissor Klaus Bachler e Khaled Al Qubaisi, dos Emirados Árabes Unidos e que traz o combustível financeiro necessário para a permanência do time nas pistas em 2015, nas duas categorias.

Comentários