Vitória dos irmãos Taylor em Long Beach

vette-10-long beach

RIO DE JANEIRO – Após a desclassificação em Daytona e dos problemas em Sebring, enfim os irmãos Jordan e Ricky Taylor encontraram motivos para sorrir: a dupla do Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing venceu neste sábado a 3ª etapa do Tudor United SportsCar Championship, disputada nas ruas de Long Beach. Foi a corrida mais esvaziada do campeonato, pois com as ausências das divisões PC e GTD, prevista pela organização, apenas 17 carros deram a largada.

Desde o início, a disputa na classe Prototype ficou restrita à WTR e ao #01 da Chip Ganassi Racing, muito bem conduzido por Scott Pruett no seu turno de pilotagem. A briga acirrada em meio ao tráfego foi o ponto alto da corrida e Pruett, com pista livre, colava em Ricky Taylor, sem contudo conseguir ultrapassá-lo. O único jeito de ganhar a liderança era na parada de box e foi o que a Ganassi fez. Com duas voltas a mais de combustível na autonomia, o #01 voltou à pista em primeiro, com Joey Hand a bordo. Mas Jordan Taylor resolveu a parada, numa manobra sensacional de ultrapassagem com a qual talvez o rival sequer sonhasse em contar. Com pneus usados dos treinos classificatórios, a Ganassi não conseguiu repetir a vitória do ano passado e foi derrotada por pouco mais de 3 segundos.

Não foi um bom dia para os brasileiros: Christian Fittipaldi perdeu a 3ª posição na largada para Michael Valiante e entregou o carro #5 em quarto. No seu turno de pilotagem, o português João Barbosa não conseguiu segurar o posto e foi ultrapassado pelo #31 de Dane Cameron. Importante foi terminar a corrida e colecionar pontos que podem fazer a diferença ao fim do campeonato. Já Oswaldo Negri lutou com o que tinha para terminar em sexto, depois que John Pew, escalado para a largada, levou uma volta dos líderes em razão do seu ritmo de prova, bem mais lento que dos demais adversários. Foi a primeira corrida que a MSR terminou em 2015.

Na GTLM, Giancarlo Fisichella foi o responsável por uma sensacional largada, aproveitando o vacilo de John Edwards a bordo da BMW Z4 GTE #24 da equipe de Bobby Rahal. Quarto no grid da sua divisão, “Fisico” passou de passagem pelas duas BMWs e assumiu a ponta, mantendo a posição apesar da ferrenha pressão de Bill Auberlen e John Edwards. No pit stop, desastre para os carros bávaros: problema no fluxo de combustível no carro de Auberlen entregue para Dirk Werner e uma roda que demorou a sair – a dianteira esquerda – no carro que Lucas Luhr assumiu. Foi o suficiente para Pierre Kaffer abrir grande vantagem. Mas a Ferrari também teve seus contratempos e perto do fim, com pneus desgastados e sem freios, a #62 da Risi foi superada pela BMW #25, que levou a quadriculada da vitória.

Jan Magnussen/Antonio Garcia seguem na liderança do campeonato. A dupla do Corvette C7-R #3 chegou em 3º na classe, suportando a pressão do Porsche 991 RSR #911 de Patrick Pilet/Fred Makowiecki nas voltas finais. O outro Corvette, de Tommy Milner/Oliver Gavin, envolveu-se no único incidente da disputa com o Porsche de Richard Lietz/Jörg Bergmeister – e nenhum dos dois carros pôde lutar por melhores posições.

A próxima prova é em Laguna Seca, no dia 2 de maio. A IMSA confirmou que as quatro categorias vão, desta vez, correr juntas, ao contrário do que ocorreu ano passado.

Resultado final da etapa de Long Beach, aqui.

Comentários