1-2 da Nissan no grid do Super GT em Fuji

r2_500_bunner
O Nissan #1 de Ronnie QuintarelliTsugio Matsuda sai na frente em Fuji pela GT500

RIO DE JANEIRO – O automobilismo está na ativa em todos os cantos do planeta e o Oriente não é exceção. No tradicional circuito de Fuji, acontece neste domingo a 2ª etspa do Super GT, os 500 km de Fuji. A Nissan monopoliza a primeira fila com dois de seus GT-R inscritos na classe GT500, um deles o do brasileiro João Paulo de Oliveira, vencedor da corrida no ano passado. Ele marcou o 2º tempo no treino decisivo, cravando 1’27″877 na melhor volta.

A pole position ficou com o carro #1 da equipe Motul Autech, dos atuais campeões Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli. Sem lastro adicional após a primeira corrida em Okayama – que aliás não terminaram – a dupla não encontrou problemas para obter o melhor tempo no Q2 – 1’27″552. No Q1, Matsuda fora o mais rápido, porém com um tempo cerca de meio segundo pior.

Apesar dos 22 kg adicionais em seu Lexus RC-F, Yuji Tachikawa levou o carro #38 da ZENT Cerumo ao terceiro posto no gris, seguido pelo #36 de James Rossiter e Daisuke Ito. A terceira fila terá o Nissan #24 de Lucas Ordonez/Daiki Sasaki e o melhor Honda NSX Concept-GT, o de Koudai Tsukakoshi/Hideki Mutoh. Vencedores na abertura do campeonato, Andrea Caldarelli e seu parceiro Ryo Hirakawa correm em Fuji lastreados com 40 kg extras e isto é fatal num circuito com uma reta tão longa e curvas rápidas, entremeadas com poucos trechos lentos. Acabaram fora da luta pela pole logo no Q1, com o 14º tempo.

r2_300_bunner
Entre os GT300, o mais rápido do treino classificatório foi o Toyota Prius, vencedor em Okayama

Na GT300, o Toyota Prius de Kota Sasaki/Yuichi Nakayama/Koki Saga estabeleceu o melhor tempo entre os 27 inscritos, sendo que os 13 primeiros foram para o Q2. Mesmo com o lastro extra de 40 kg pelo triunfo em Okayama, o carro do construtor japonês que é dono do circuito se impôs diante dos Nissan GT-R Nismo GT3 e ficou à frente dos demais, com o tempo de 1’36″952, 0″076 mais veloz que o #3 de Kazuki Hoshino/Mitsunori Takaboshi. O #10 de André Couto/Katsumasa Chiyo/Ryuchiro Tomita, da equipe Gainer Tanax, divide a segunda fila com a Mercedes-Benz SLS AMG GT3 da Gainer Dixcel alinhada para Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka.

Entre os carros montados com o chamado “Mother Chassis” pela Dome, o melhor foi o Toyota 86 MC de Takeshi Tsuchiya/Takamitsu Matsui, com o 7º tempo. O Lotus Évora da Syntium Apple, outro dos novos carros montados dentro desse sistema, sequer chegou a marcar tempo e largará de último do grid de 42 carros.

Comentários