24h de Le Mans, Journée Test: Porsche de novo na frente, com recorde

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O Porsche #17, com Brendon Hartley a bordo, é o novo recordista extra-oficial da pista de Sarthe

RIO DE JANEIRO – As condições desfavoráveis continuaram dando as cartas em Le Mans na sequência do Journée Test preparatório para a prova a se realizar daqui a duas semanas. Apesar das ameaças do mau tempo, que efetivamente fez com que vários trechos da pista estivessem molhados, alguns pilotos ainda conseguiram virar bons tempos. E nisso, a Porsche se deu bem: fechou os treinos com o melhor tempo e, para completar, com o novo recorde extra-oficial de Sarthe.

O neozelandês Brendon Hartley cravou o incrível tempo de 3’21″061, baixando em 0″884 a marca que Neel Jani obtivera a bordo do 919 Hybrid #18. Mais uma vez a Porsche mostrou que em matéria de velocidade pura, a marca do cavalinho empinado de Stuttgart está simplesmente imbatível, em comparação com as rivais Audi e Toyota.

No segundo treino, Nick Tandy foi o 2º mais rápido, com 3’22″322, tempo que foi 0″015 pior que o de Marco Bonanomi, o mais rápido do esquadrão Audi. Bénoit Tréluyer fez a 5ª marca geral em 3’22″556 e Loïc Duval foi o sexto, na casa de 3’23”. Lucas Di Grassi estabeleceu como melhor tempo o 3’24″111 da primeira sessão.

A Toyota não foi além de 7º e 8º lugares: o #1 que contou com o reforço de Kamui Kobayashi e que terá Kazuki Nakajima, liberado pelos médicos e apto para correr, virou em 3’25″321 na melhor volta do dia com o próprio Nakajima. Ninguém melhorou de tarde o tempo de Stéphane Sarrazin no #2, que foi de 3’26″929.

Sem figurar sequer entre os 20 primeiros no segundo treino, a Nissan outra vez fez um papel muito abaixo de qualquer expectativa. O melhor tempo na sessão foi quase trinta segundos pior que a volta recorde do Porsche e o #22 de Alex Buncombe/Harry Tincknell/Michael Krumm cravou apenas 3’50″713. No cômputo das duas sessões, a melhor volta de Olivier Pla a bordo do #23 – em 3’43″383 – foi 22″322 pior que o tempo mais rápido do dia.

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Ter um carro rápido e que solta fagulhas não adianta muito para a Nissan: o carro foi 22 segundos mais lento que o melhor tempo do dia

Aliás, a Nissan jactou-se de estabelecer a melhor marca no Speed Trap, com 336 km/h alcançados com Olivier Pla a bordo. Mas de que adianta uma marca tão significativa se, quando olhamos para os tempos, a sova é humilhante?

Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, a Rebellion Racing fez um papel bastante honesto. Mathias Beche não precisou mais do que oito voltas para marcar 3’30″508, oito segundos melhor que o ByKolles CLM P1/01 AER tripulado na melhor volta por Pierre Kaffer. Dominik Kraihamer fez a melhor volta do #13 no mesmo ritmo dos melhores LMP2.

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Laurens Vanthoor mostrou muita adaptação ao #34 da OAK Racing e foi o mais rápido da LMP2

Na segunda subclasse de protótipos, Laurens Vanthoor acabou mesmo com o melhor tempo do Journée Test, obtido na primeira sessão, em 3’41″919, seguido por Paul-Loup Chatin (3’42″273) e Karun Chandhok, o mais rápido à tarde, em 3’42″405.

Matt Howson foi o quarto melhor da classe com o Oreca 05 Nissan #47 da KCMG. Mitch Evans ficou com a 5ª marca a bordo do Gibson Nissan #38 do Team Jota e Tristan Gommendy fechou os seis melhores da classe. O mexicano Ricardo González fez a melhor volta do #28 que terá a bordo o brasileiro Pipo Derani – 3’47″058, 11º colocado na divisão. Estreando em Sarthe, Pipo fez sua melhor volta nos testes em 3’47″975, concentrando-se em andar com o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing com pista molhada e assim coletar dados importantes para a equipe. Afinal, o risco de chuva existe…

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A Aston Martin dominou os treinos nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM

Na LMGTE-PRO, Darren Turner deu tudo de seu Aston Martin no segundo treino e chegou à melhor marca da divisão – 3’58″069, batendo o tempo obtido por Oliver Gavin na primeira parte da sessão. Gianmaria Bruni ficou mesmo com a terceira colocação, seguido por Fréderic Makowiecki no melhor Porsche 991 RSR. Portanto, quatro marcas nas quatro primeiras posições.

O #99 do brasileiro Fernando Rees ficou com a oitava posição na categoria, 44ª na geral. Cortesia do 4’00″295 obtido pelo neozelandês Richie Stanaway. O trabalho de Rees foi fazer as voltas em pista molhada e coletar dados para os engenheiros do carro do construtor britânico. Um papel sem dúvida importante.

A Aston Martin também se sobressaiu na LMGTE-AM: Pedro Lamy foi o mais rápido com 3’59″338, bem abaixo da marca de Raffaele Gianmaria com a Ferrari da AF Corse. Num dos carros que também não está entre os 56 aptos a competir, o irlandês Adam Carroll foi o 3º mais rápido no Porsche 991 RSR da Gulf Racing UK, estabelecendo 4’01″208, 0″013 melhor que a volta de Matt Griffin na Ferrari #55 da AF Corse. O desempenho de Carroll é importante como parâmetro, uma vez que o ACO tem a prerrogativa de mandar substituir um ou outro piloto por falta de ritmo ou de desempenho na pista francesa. Andrea Bertolini estabeleceu o quinto tempo e o polonês Kuba Giermaziak fechou o top 6 do Journée Test na categoria.

Os protótipos LMP3 deixaram boa impressão e o carro #75, com Charlie Robertson a bordo, fez um ótimo tempo – 3’58″308. O outro bólido do Team LNT, mais utilizado para dar experiência e horas de voo na pista aos pilotos Nissan, virou na casa de 4’02”.

Comentários

  • Sobre os LMP1 já ficou claro que a Porsche é imbatível no quesito velocidade, por isso é bem provavel que eles façam 1-2-3 na classificação. No entanto, precisam resolver a questão da resistência e confiabilidade. Audis sempre favoritos e os Toyota ainda acho que estão com alguma carta na manga para a corrida…é muito estranho andarem tão atrás sempre. Na Nissan começa a fazer sentido o Marc Gene ter abandonado o barco…o carro parece ser inferior aos LMP2 em tempos de volta.
    Nas classes LMGTE vejo a Aston Martin muito fortes, mas igualmente eles tem de resolver a questão da resistência, o que geralmente as Ferraris, principalmente as da AF Corse, tem de sobra.

  • A muito ,muito tempo eu respeito a Porsche quando se dedicam a fazer um carro para competir (na verdade eles o fazem é para ganhar a competição em que se inscreverem) , é impressionante como podem ,entrando década e saindo década sempre terem um staff de engenheiros do melhor nível que se possa encontrar. Quanto a Nissan que eu tinha expectativas muito positivas ,viu- se que eles tem um longo caminho a percorrer se quiserem manter esta arquitetura de veículo . mas em uma prova de 24 horas muita coisa acontece ,que possamos ter uma prova com boas disputas em todas categorias .

  • Rodrigo, bom dia, você sabe se alguma emissora do Brasil vai transmitir (ao menos um pouco) as 24 horas de Le Mans? Caso negativo, quando der, poste quais os links pelos quais você assistirá a corrida. Obrigado e parabéns pelo site.

  • Segundo Darren Cox, diretor esportivo da Nissan, para este primeiro treino a expectativa era de 3:50, por rodarem apenas com pneus duros para testar a durabilidade do conjunto. Desta forma é precipitado tratar o desempenho do carro como “sova humilhante” visto que ficou dentro do previsto pela equipe. Agora eles prometem que até o fim da semana o carro fará a volta em 3:30. Vamos ver

    Fonte:
    http://www.pistonudos.com/competicion/porsche-domina-sin-querer-el-dia-de-test-de-las-24-horas-de-le-mans/

  • Bom dia!!
    Realmente uma decepção os tempos dos carros LMP1 da nissan. Eu estava imaginando que eles andariam menos que os outros, porem com mais de 20 segundos de diferença para o melhor e cerca de 18 seg. para o ultimo Toyota sera dificil para a Nissan alcançar qualquer resultado expressivo neste ano.

  • Olá Mattar…como sempre, texto super detalhado e informação de altíssima qualidade! Só não posso deixar de reparar em uma coisa, troca essa foto do header! Tá parecendo o Zacarias! kkkk

    Grande abraço e continue com o trabalho impecável de sempre!

  • Virar tempos baixos em Le-mans não é garantia de nada!
    Mas torço para que a Porsche se de bem.
    Quanto a Nissan deu um tiro no pé!
    Acho que os engenheiros esqueceram de princípios básicos da física.

  • Caramba, 22 segundos de sova com os Nissans, me lembrou um pouco os Toyotas do primeiro ano,não foi tudo isso que levaram, mas recuperam tereno no ano seguinte, será que a Nissan vai melhorar bem mais só depois de um ano???

  • Se eles estavam prevendo rodar 3’50’00, o tempo que eles fizeram foi bom, especialmente quando é a primeira vez que botam o carro pra correr em Sarthe. A Nissan está quebrando alguns paradigmas de engenharia que estão presentes a uns 25 anos, creio ser normal que eles não levem o carro no limite de cara no primeiro teste.

  • Boa noite Rodrigo. O blog é sensacional, mas estou com um
    problema técnico, pois a página fica recarregando em looping no meu iPad. Tem alguma dica para solucionar ?