6h de Spa-Francorchamps: Recorde e 1-2-3 da Porsche

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Em algum lugar, Stefan Bellof sorri: Timo Bernhard homenageou o piloto alemão e fez a pole para as 6h de Spa com novo recorde da pista. (Foto: John Rourke/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – O circuito de Spa-Francorchamps viu num espaço inferior a seis horas a queda, por duas vezes, do recorde da pista para Protótipos, que vinha desde 2010. Primeiro foi Andre Lotterer a registrar um tempo inferior à antiga marca no terceiro treino livre. Na qualificação, foi a vez da Porsche detonar o tempo obtido pelo piloto da Audi, mais cedo.

Cortesia primeiro de Brendon Hartley e depois de Timo Bernhard – usando neste fim de semana um “casco” em homenagem a Stefan Bellof. O piloto alemão fez a melhor volta do dia em 1’54″755 e com a média das voltas em 1’54″767, o Porsche #17 conquistou a segunda pole position do ano e mais um ponto extra no campeonato. Registre-se que esta volta é 5″666 pior que o melhor tempo de um Fórmula 1 em Spa com o novo regulamento, marcado por Lewis Hamilton no 2º treino livre do ano passado. É um tempo extraordinário, considerando que qualquer protótipo LMP1 tem peso mínimo de 870 kg e logicamente é mais pesado que um monoposto.

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O melhor Audi, com o novo kit aerodinâmico para Spa e Le Mans, ficou em quarto, com Marcel Fässler e Andre Lotterer na qualificação (Foto: Audi MediaInfo/Divulgação)

A Porsche, que já fizera 1-2 em Silverstone, com o terceiro carro na pista – o #19 guiado no treino oficial por Nico Hülkenberg e Nick Tandy – não teve dificuldades em cravar um histórico 1-2-3 com os “Fuscões” que bateram o melhor dos três Audi R18 e-tron quattro inscritos. O carro #7 guiado por Andre Lotterer e Marcel Fässler ficou a 0″773 da pole, um segundo inteiro – na média – mais rápido que o #8 conduzido por Lucas Di Grassi e Loïc Duval, que teve problemas na qualificação e largará em quinto.

Os Toyota TS040 Hybrid ainda não fizeram jus ao numeral #1 e #2 de seus carros, pelo menos em ritmo de qualificação. Sébastien Buemi e Anthony Davidson ficaram a 2″720 do melhor tempo, enquanto Mike Conway e Stéphane Sarrazin foram batidos em mais de três segundos. O terceiro Audi R18 e-tron quattro, único dos carros de Ingolstadt sem o kit de baixo arrasto aerodinâmico, acabou em oitavo.

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Sam Bird e Julien Canal conquistaram a pole da LMP2 com o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing (Foto: Clement Marin/Onroak)

Sam Bird e Julien Canal conquistaram mais uma pole para a G-Drive Racing, a bordo do Ligier JS P2 Nissan #26. Com a média de 2’07″761, eles superaram em pouco mais de um décimo de segundo o tempo obtido pela KCMG Racing no Oreca 05 Coupé Nissan, graças a Matt Howson e Nico Lapierre – que reestreia no WEC neste fim de semana. O Team SARD Morand obteve um encorajador 3º lugar na primeira aparição do Morgan EVO SARD do time que se viu às voltas com enormes problemas antes das 6h de Silverstone.

Pipo Derani, que faz sua segunda corrida no Mundial de Endurance, obteve o 4º melhor tempo ao lado do mexicano Ricardo González. A média dos dois pilotos na qualificação foi de 2’08″258, a meio segundo do tempo de referência. A expectativa do piloto brasileiro é de conquistar o segundo pódio no campeonato – ele terminou em 2º lugar na estreia, nas 6h de Silverstone. “O treino foi bom. Só uma pena o Ricardo ter cometido um pequeno erro na primeira curva, o que nos custou uns cinco ou seis décimos e que colocaria a equipe de novo em primeiro e segundo”, comentou o brasileiro. “Mas o nosso carro é muito bom de corrida, especialmente com pneus velhos. E estou confiante em nosso ritmo de prova. Largar em quarto não é tão ruim assim e, com certeza, teremos chances de nos recuperarmos nestas seis horas de disputa. Agora é pensar na corrida e tentar mais uma dobradinha para a equipe G-Drive”

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Os novos Ligier da Tequila Patrón ESM estrearam em sétimo e nono na qualificação da LMP2 (Foto: Clément Marin/Onroak)

Nas posições seguintes ficaram o Gibson 015S Nissan do Team Jota Sport e o Alpine A450B Nissan da Signatech. Os novos Ligier JS P2 HPD Biturbo da Tequila Patrón ESM tiveram desempenho bem razoável, já que andaram pouco em pista seca e os dois chassis têm pouca quilometragem também: 7º e 9º tempos da classe, com o Dome Strakka no meio deles. Depois de enfrentarem inúmeros problemas nos treinos, inclusive com um vazamento de gasolina, o #35 da OAK Racing ficou com a derradeira posição entre os protótipos – só que batidos por TODOS os LMGTE-PRO.

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Pole para o Aston Martin #99 na classe LMGTE-PRO (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

Nesta divisão, a Aston Martin fez a festa, com um tempaço do brasileiro Fernando Rees e seu companheiro Richie Stanaway, que dividiram a qualificação do carro #99. A média de 2’16″840 deu a eles um ponto extra no campeonato. Gianmaria Bruni e Toni Vilander por muito pouco não superaram os rivais e ficaram a 0″070 da pole da categoria, com o Aston #97 partilhado por Darren Turner e Stefan Mücke em terceiro. Aliás, os Aston Martin e as Ferrari da AF Corse revezaram-se nas cinco primeiras posições, deixando os dois Porsche 991 RSR do Team Manthey com as últimas posições da categoria.

“Foi tudo muito bom, de acordo com os planos”, afirmou Rees. “A Ferrari teve de queimar três sets de pneus novos e ainda assim ficou atrás de nós na média. São os mesmos sets de pneus que terão que usar amanhã na corrida. No mais, o carro estava bom e a volta foi quase perfeita. Levamos o pontinho da pole e isso marca o começo da nossa recuperação pós-Silverstone. Agora é focar na corrida e sabemos que o ritmo está bom.”

A Aston Martin também alcançou a pole position da divisão LMGTE-AM: Paul Dalla Lana e Pedro Lamy obtiveram a média de 2’19″578, um segundo inteiro melhor que o Corvette C7-R #50 da Larbre Competition guiado por Paolo Ruberti e Gianluca Roda. Em 3º na divisão ficou o Porsche #88 da Abu Dhabi Racing-Proton, antecedendo as duas Ferrari da AF Corse e o carro da SMP Racing. O Porsche #77 da Dempsey Racing-Proton e o Aston Martin #96 fecham a raia e o grid de 34 carros.

A largada para as 6h de Spa-Francorchamps será às 9h30 da manhã, horário de Brasília, neste sábado.

O grid de largada completo está aqui.

Comentários

  • O equilíbrio na LMP2 e as duas categorias GT é muito legal e torna as disputas nessas duas categorias muito boas. Mas já que vc fez a comparação com a F1, poderia comentar tb as diferenças de tempos entre os carros da LMP1???

  • Levar a sério o Ligier #35 realmente não dá. É algo pro Jacques Nicolet e seus parceiros endinheirados participarem do campeonato, a unica coisa que dá pra levar realmente a sério na OAK Racing no WEC é a G-Drive que corre sob nome e bandeira diferente, mas é tão OAK Racing quanto o Ligier #35.

    • Ela é a OAK Racing. Só corre com outro nome porque a Gazprom bota uma grana violenta e o segundo carro foi montado porque entrou grana do México e da Colômbia.

  • “Registre-se que esta volta é 5″666 pior que o melhor tempo de um Fórmula 1 em Spa com o novo regulamento, marcado por Lewis Hamilton no 2º treino livre do ano passado. É um tempo extraordinário, considerando que qualquer protótipo LMP1 tem peso mínimo de 870 kg e logicamente é mais pesado que um monoposto.”

    NINGUÉM ESTÁ INTERESSADO NISSO!!
    PERGUNTA PRA QUALQUDR UM Q DIABOS É WEC??? QUEM Q CORRE NESSA PORCARIA??!!
    APRENDA: F1 É PRA POUQUÍSSIMOS… E VC FICOU PUTINHO DESDE Q LEVOU UM CHUTE NO TRASEIRO E NÃO CONSEGUE SE LIBERTAR!!!
    F-1 É INCOMPARÁVEL. APENAS ADMITA…

    • E você é um imbecil, retardado, besta quadrada, que não sabe que existem outras categorias hoje tão boas e melhores que a Fórmula 1.

      Levei um chute no traseiro e já me reergui, seu otário.

      Ah… e o WEC é tão melhor que a Fórmula 1 que o Mark Webber foi pra lá, o Hulkenberg vai correr Le Mans e até o Alonso quis disputar a corrida também.

      Só pra finalizar… 54 mil pessoas foram a Spa-Francorchamps nesse fim de semana. Em Le Mans, serão mais de 250 mil.

      Chupa essa manga, babaca!

    • F1 é pra povão como vc, Osório.

      Aposto que vc não passa de um torcedorzinho de pilotos. Nem gosta de automobilismo de verdade.

      O peso do LMP1 é 870kg sem o piloto, ou seja, o peso na pista é mais de 950kg contra um F1 que pesa 700kg

      O LMP1 é bem mais melhor, só o peso que salva o F1.

      Rodrigo, a merda do Sportv não transmitiu esta etapa. Será que isso é pq a Fox Sports do Brasil adquiriu os direitos, assim como no resto das Americas? Pelo menos eu torço por isso já que vc é muito melhor que aqueles otários do Sportv que só falam besteira como Lito Cavalcanti(o jumento maior), Fred Sabino e etc

      • Carlos, parece que o SporTV não transmitiu por um problema nos valores dos direitos de transmissão. O Fox Sports tem os direitos para o resto da América Latina, mas ainda não os exerceu para o Brasil. E não acho que o Lito e o Fred falem besteira como você diz. O Lito é um cara experiente e o Fred, embora novo, é bom. Melhor que muitos que estão aí enganando.

    • Aliás, seu bosta, você assistiu às 6h de Spa pra aprender o que é automobilismo de verdade?

      Pelo visto não. Deve ter se masturbado com uma revistinha de fotos do Nico Rosberg.

      • Rodrigo, essas duas etapas foram duas das melhores corridas que eu vi. Tem batalha de verdade, com piloto tendo que usar habilidade tanto pra defender/segurar uma posição(como naquela magnifica defesa por fora do Lotterer), como para ultrapassar de verdade(como várias e várias que vimos. Aquela por fora do Treluyer no Lieb foi demais. Fora o Wurz e o Bonanomi lado a lado na Eau Rouge, assim como os GTs).

        WEC não tem DRS, não tem pneu esfarelli, É automobilismo de verdade. Audi até usou pneus num stint triplo(2 e meio), acho que foram mais de 2 horas num só set.

        Tomara que os direitos pra Le Mans sejam passados pra vcs do Fox Sports. Sergio Lago e Rodrigo Mattar é A dupla ! ;-)