Audi deita e rola na abertura do DTM

Green-Audi
Jamie Green venceu pela primeira vez no DTM como piloto da Audi

RIO DE JANEIRO – A Audi não se limitou a surrar a Porsche no WEC neste fim de semana. As igualmente germânicas BMW e Mercedes-Benz sentiram a força dos Senhores dos Anéis e os quatrargólicos venceram com grande autoridade as duas corridas da rodada dupla de abertura do DTM em Hockenheim. Tanto no seco, quanto no molhado, é bom lembrar.

Na prova #1, em formato Sprint e duração de 40 minutos mais uma volta, Jamie Green fez as pazes com a vitória. O piloto contratado a peso de ouro junto a Mercedes para a temporada passada liderou as 26 voltas de ponta a ponta, com vantagem de 2″327 para o jovem Pascal Wehrlein, que fez ótima corrida a bordo da Mercedes-Benz C63. Paul Di Resta, que não frequentou pódios em 2014 (tinha chegado três vezes em quarto), foi 3º logo na abertura, em sua melhor performance desde que deixou o DTM rumo à Fórmula 1.

Edo Mortara começou o ano com um bom quarto posto, com Mike Rockenfeller em quinto e Nico Müller em sexto – quatro pilotos da Audi entre os seis primeiros. A melhor BMW ficou apenas em 7º lugar, com Maxime Martin, seguido por Timo Glock. O atual campeão Marco Wittmann chegou em nono e Augusto Farfus, largando das últimas posições, salvou o 10º lugar – o brasileiro originalmente sairia em 3º no grid de 23 carros, mas acabou punido porque o reservatório de combustível apresentava menos gasolina que o limite permitido, no momento da vistoria técnica. Outro punido foi o britânico Gary Paffett, por infringir o procedimento de Parque Fechado, mas o piloto da Mercedes não chegou ao fim da disputa, abandonando na 15ª volta.

Ekstrom-Audi
Mattias Ëkström voltou aos velhos tempos e venceu de forma incontestável no domingo

Para a corrida de domingo, um tempo ameaçador prometia chuva em Hockenheim quando os 23 pilotos largaram, tendo o campeão de 2013 Mike Rockenfeller na pole position com seu Audi. Rocky não contava com o ímpeto do sueco Mattias Ëkström, que realizou grande corrida tanto no seco quanto no molhado, com o asfalto verdadeiramente encharcado pelo toró que tomou conta da pista a partir da nona volta. O nórdico não teve dificuldades para se impor e venceu com 7″361 de vantagem para Edo Mortara, que sai da primeira rodada na liderança do campeonato.

Gary Paffett foi o grande destaque da corrida #2. Novamente penalizado porque no Parque Fechado após o treino classificatório o DRS de sua Mercedes não se encontrava mecanicamente bloqueado, o britânico partiu de 22º e penúltimo no grid e deu um show no molhado. O piloto da Mercedes #2 era um segundo mais veloz que qualquer outro. Com um festival de grandes ultrapassagens, conquistou um improvável pódio, chegando muito próximo a Mortara.

251806_497450_p90181610
Augusto Farfus teve problemas e marcou pontos apenas com um 10º lugar no sábado. (Foto: Eversports/Divulgação)

Martin Tomczyk foi o melhor piloto da BMW com o quarto lugar, seguido por Marco Wittmann e pelo pole position Mike Rockenfeller, que não foi tão bem no molhado quanto no início, com pista seca. A sétima posição coube a Robert Wickens, seguido por Pascal Wehrlein, Bruno Spengler e Timo Glock. Augusto Farfus, também punido para o grid de largada da corrida #2, teve problemas mecânicos ao longo da disputa e terminou apenas em 21º lugar. No campeonato, o piloto brasileiro ocupa a 15ª posição.

Resultado da corrida #1:

1 – Jamie Green (Audi RS5) – Rosberg – 26 voltas em 42’47″133
2 – Pascal Wehrlein (Mercedes C63) – HWA – 2″327
3 – Paul Di Resta (Mercedes C63) – HWA – 3″221
4 – Edoardo Mortara (Audi RS5) – Abt – 3″930
5 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 4″667
6 – Nico Muller (Audi RS5) – Rosberg – 5″203
7 – Maxime Martin (BMW M4) – RMG – 11″140
8 – Timo Glock (BMW M4) – MTEK – 13″840
9 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 14″465
10 – Augusto Farfus (BMW M4) – RBM – 15″458

Resultado da corrida #2:

1 – Mattias Ekstrom (Audi RS5) – Abt – 35 voltas em 1.02’43″856
2 – Edoardo Mortara (Audi RS5) – Abt – 7″361
3 – Gary Paffett (Mercedes C63) – ART – 8″171
4 – Martin Tomczyk (BMW M4) – Schnitzer – 18″785
5 – Marco Wittmann (BMW M4) – RMG – 28″929
6 – Mike Rockenfeller (Audi RS5) – Phoenix – 29″819
7 – Robert Wickens (Mercedes C63) – HWA – 30″678
8 – Pascal Wehrlein (Mercedes C63) – HWA – 34″085
9 – Bruno Spengler (BMW M4) – MTEK – 38″929
10 – Timo Glock (BMW M4) – MTEK – 39″812

Classificação do campeonato após uma rodada:

1. Edoardo Mortara – 30 pontos; 2. Jamie Green e Mattias Ëkström – 25; 4. Pascal Wehrlein – 22; 5. Mike Rockenfeller – 18; 6. Paul Di Resta e Gary Paffett – 15; 8. Martin Tomczyk e Marco Wittmann – 12; 10. Nico Müller – 8; 11. Maxime Martin e Robert Wickens – 6; 13. Timo Glock – 5; 14. Bruno Spengler – 2; 15. Augusto Farfus – 1.

Comentários