CRASH!
https://www.youtube.com/watch?v=WzMY-fPLOiA
RIO DE JANEIRO (atualizado às 15h30) – Vídeo de há pouco em Indianápolis: a capotagem e o voo do Dallara Chevrolet de Hélio Castroneves, na saída da curva 1 do oval neste terceiro dia de treinos livres preparatórios para a 99ª edição das 500 Milhas.
Pelos relatos da revista Racer em sua versão eletrônica, o piloto da Penske saiu do carro por seus próprios meios. Plasticamente, o acidente é assustador, mas à primeira vista o chassi e a célula de sobrevivência resistiram bem ao impacto.
O brother Américo Teixeira Júnior, que faz a divulgação do piloto para a imprensa brasileira – e está lá no Speedway – confirma que o piloto está bem. “Ele foi liberado após rápida visita ao Medical Center e nem precisou ir ao hospital. Para dizer que nada aconteceu, ele sente um pequeno incômodo no joelho direito. Portanto, pronto pra outra”.
Vendo a espantosa foto do carro voando de cabeça para baixo, notei que o fundo do carro não é plano, mas semelhante ao do memorável carro-asa que dominou a F-1 no passado, embora não tenha as minissaias laterais. Pensei que esse recurso tinha sido banido do automobilismo. Você sabe dizer se os carros da Indy são “asa” também, Rodrigo? Forte abraço
Pesquisando na internet, vi que são, provavelmente os dutos dos difusores de ar, “lançados” pela Brawn GP em 2009. Nada mais é do que uma recriação do efeito-solo, e, provavelmente, já vem sendo usada a anos na Indy. Pode ser que esse efeito-solo dos difusores, somado a algum problema nos tais pacotes aerodinâmicos, resulte nesses acidentes insanos, já que tivemos outra “decolagem hoje com Josef Newgarden”
Cara eu olhei bem todas as imagens em Indianapolis e o Helio é o unico carro da Chev q tava usando um kit aero diferente, diferente doq tinha sido apresentado e diferente de todos os outros chevs sera q isso nao tem alguma ligação com o acidente? ou é só coincidencia… mas que a configuração aero dele estava diferente dos outros chevs estava… a lateral esta lembrando até a da honda.
Enfim não achei informação sobre isso… ou se a chev estava testando essa configuração so no carro dele.
A Pippa Mann sofreu um acidente igualmente forte. O carro dela saiu na curva 4, acertou o muro interno e pegou o pit wall em T. Foi examinada e está bem. Os carros parecem bem mais seguros.