Dennis absoluto em Pau

2 Jake Dennis (GBR, Prema Powerteam, Dallara F312 – Mercedes-Benz),

[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – O britânico Jake Dennis foi o dono da bola nos treinos classificatórios da terceira rodada tripla do Campeonato Europeu de Fórmula 3 em Pau, na França. Com o Dallara Mercedes #2 da equipe Prema Powerteam, ele conquistou todas as pole positions para as corridas que serão disputadas sábado e domingo no circuito de rua de 2,76 km de extensão na cidade dos Alpes Franceses, região dos Pireneus.

Com os 34 carros divididos em dois grupos – A e B – em sessões de 20 minutos e a restrição do grid a 32 participantes em decorrência da curta extensão da pista, os treinos foram importantíssimos. Largar entre os primeiros, para evitar confusões, tornou-se fundamental. E Dennis, 4º colocado do campeonato, foi o melhor tanto na pista molhada quanto com o asfalto seco.

Na primeira sessão, choveu e os pilotos entraram para o qualifying com pneus biscoito. No Grupo A, o francês Charles Leclerc, da Van Amersfoort, reinou absoluto e foi o mais rápido, quatro décimos abaixo da marca do rival Antonio Giovinazzi, líder do campeonato. Mas a pista ficou melhor quando o Grupo B abriu sua sessão de 20 minutos e Dennis foi o único a baixar de 1’22” – 1’21″795, oito décimos abaixo do tempo do alemão Maximilian Günther.

Mais tarde, com o asfalto do circuito urbano já totalmente seco, os tempos melhoraram em mais de dez segundos. Leclerc foi novamente o melhor de seu grupo com 17 pilotos na pista, com o tempo de 1’10″386, só que Dennis foi de novo impecável e cravou nova pole – 1’10″253, quase quatro décimos melhor que Günther.

Na prova #3, com o grid definido pela segunda melhor volta de cada piloto, Dennis parte também da pole position, mas desta vez com Giovinazzi a seu lado na primeira fila do grid.

Os brasileiros tiveram desempenhos opostos: se no molhado Pietro Fittipaldi conseguiu um bom desempenho e o 6º tempo no seu grupo, garantindo um lugar na sexta fila para a corrida de sábado, para as outras duas provas o neto de Emerson Fittipaldi não teve a mesma sorte e não conseguiu um lugar no grid. Quando tentava uma volta mais rápida, sofreu um acidente e foi impedido de continuar. Seu tempo foi um segundo e sete décimos mais lento que a marca de Matt Rao, penúltimo colocado do Grupo B. Pietro se junta ao indiano Maghaveer Raghuntanan entre os que não disputam as provas #2 e #3 na França. Aliás, Maghaveer não larga em nenhuma das três provas. Na prova #1, ele terá a companhia de Markus Pohler entre os eliminados.

Sérgio Sette Câmara, da Motopark, fez o 8º tempo do Grupo A no treino de pista molhada e o décimo em pista seca, largando portanto no pelotão intermediário. Aliás, a Motopark foi comunicada que o carro do alemão Markus Pommer estava em situação irregular após a vistoria técnica da prova de Hockenheim e o piloto foi desclassificado do 7º lugar na corrida #1 daquela prova, modificando a classificação do campeonato.

Comentários