Direto do túnel do tempo (255)

1996-ralf

RIO DE JANEIRO – Já que o blog postou os vídeos da abertura da Super Formula, aí está um dos campeões da categoria – numa de suas várias mudanças de nome – que chegou à Fórmula 1. É Ralf Schumacher, o irmão mais novo do heptacampeão Michael Schumacher, a bordo do Reynard 96D Mugen da X Japan Racing Team Le Mans. Com este carro, o alemão conquistou o título da temporada de 1996 – a primeira chamada de Fórmula Nippon – somando 40 pontos e três vitórias, duas em Mine e uma em Tokachi, derrotando o vice Naoki Hattori por dois pontos.

A Fórmula Nippon, que conservou este nome até 2012, foi também a Fórmula 3000 japonesa entre 1987 e 1995. De 1973 a 1977 foi Fórmula 2000 e a partir de 1978 até 1986, quando o Europeu já havia sido extinto, a Fórmula 2 foi a principal categoria de monopostos do Oriente.

Ralf Schumacher foi um dos que ganhou experiência no Japão como trampolim para a F-1. Além dele, Satoru Nakajima, Aguri Suzuki, Ukyo Katayama, Pedro de la Rosa e Ralph Firman Jr. conquistaram títulos – e outros nomes como os de Eddie Irvine e Mika Salo, cujas carreiras se encontravam no desvio, também tiveram sucesso por lá. Tora Takagi e Kazuki Nakajima são exemplos de pilotos que ficaram relativo tempo na Fórmula 1 e que ganharam títulos depois.

Há 19 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • O bacana é que X Japan é uma banda de rock, a mais famosa da história do Japão. A decisão da F-Nippon em 97 foi super emocionante. Dá para ter uma ideia nesse vídeo https://youtu.be/DNaifByO3Ko. Além de uma corrida caótica e um final surpreendente, é impossível não rir da narração japonesa. E para finalizar, só uma palinha do X, afinal não tem graça falar da banda e não mostrar pelo menos uma música, https://youtu.be/3jtXEpMiEPw.