Endurance Brasil: lista prévia com quase 60 carros em Santa Cruz do Sul

20385_919597841395237_3402432304059745237_n
Vencedor na geral em Tarumã, o protótipo MRX Duratec de José Roberto e Nílson Cintra Ribeiro volta às pistas neste fim de semana com a 2ª etapa da Endurance Brasil em Santa Cruz do Sul (Foto: André Kotoman)

RIO DE JANEIRO – No próximo domingo, o Endurance Brasil vai a Santa Cruz do Sul para a 2ª etapa de um total de seis previstas no calendário daquele que hoje é o principal certame de longa duração do país. A corrida, com previsão de 3 horas de duração, deve reunir um grid ainda melhor que na abertura do campeonato, em Tarumã.

No último dia 12 de abril, quase 50 carros estiveram na pista de Viamão na corrida ganha por José Roberto e Nílson Cintra Ribeiro – pai e filho que vêm do Mato Grosso do Sul. Desta vez, a prévia de inscritos enviada pela Glauce Schutz, que faz a divulgação do campeonato, contempla quase seis dezenas de carros.

Entre as prováveis novidades para a etapa, estão a reaparição de dois dos mais rápidos protótipos que correm neste país: o MR18 Audi Turbo Coupé #4, que terá a volta de Rafael Derani às pistas após algum tempo afastado e o MC Tubarão X com motor Corvette V8 7 litros para Tiel Andrade/Oswaldo Scheer. A classe principal, a GP1, deve contar com oito inscritos – inclusive o MRX Audi Turbo #28 de Juliano Moro/Gustavo “Batavo” Martins/Cristiano “Tigrinho” Almeida, líder após a primeira etapa. Há a perspectiva da estreia de mais um MR18 fechado com motor Mitsubishi. Só saberemos quando a pista for aberta para os primeiros treinos…

Na classe P2, liderada por José Roberto e Nílson Cintra Ribeiro, a previsão é de participação de quatro bólidos, mas este total até pode subir para sete, dependendo de mais adesões. A P3 será a classe mais numerosa de protótipos, com 12 unidades possíveis no total, podendo chegar até a dezesseis. Franco Pasquale, da equipe MC Tubarão, defende a liderança após a vitória em Tarumã.

Oito carros são esperados na classe GT1 – quem levou a melhor na primeira corrida foi a dupla formada por André Senger/Humberto Giacomello. A GT2 tem anunciados somente quatro autos, mas o total pode subir a seis, o que parece ser pouco provável. A pontuação máxima na abertura ficou com Telmo Tecchio/Luiz Fernando Bassani/Luiz Augusto Bassani. A TS deve ter os mesmos três carros da primeira etapa, com Cícero Martini/Rodrigo Bacher/Júlio Martini comandando a classificação. Na T1, oito carros são aguardados, mas até 10 podem comparecer para a etapa em Santa Cruz. Aldoir Sette/Marçal Müller lideram o campeonato e Carlos Belleza/Aírton Diehl (também constando da relação da T1) estão à frente na divisão T2, que poderá ter de cinco a seis inscritos.

Prováveis participantes da 2ª etapa do Endurance Brasil em Santa Cruz do Sul:

Classe GP1

#4 MR18 Coupé Audi Turbo – Cláudio Ricci/Rafael Derani/Felipe Roso
#5 MC Tubarão X Corvette – Tiel de Andrade
#10 MRX Audi Turbo – Sérgio Pistilli/Humberto Martinez/J. Cardoso
#18 Lamborghini Gallardo LP560-4 – Fernando Poeta/Andersom Toso/Guilherme Daudt
#28 MRX Audi Turbo – Juliano Moro/Carlos SG
#75 MRX Cosworth 2.3 – Henrique Assunção/Ronaldo Kastropil
#80 MRX Nissan V6 – Alexandre Finardi/Felipe Bertuol/Nelson Silva Jr.
#91 MR18 Coupé Audi Turbo – Jorge Machado
MR18 Coupé Mitsubishi – piloto a confirmar

Classe P2

#3 Tornado Hayabusa – Cali Crestani
#16 Protótipo Spyder Opel – Irineu Camargo
#65 MRX Ford Duratec – José Roberto Ribeiro/Nílson Cintra Ribeiro
#72 Protótipo Spyder – Carlos A. Filho
#77 Protótipo Spyder – Carlos Ortolani
#98 Tornado Hayabusa – Rafael Costa/Guaraci Costa
#117 MRX Ford Duratec – Emilio Padron Ianez

Classe P3

#2 Protótipo Spyder – Igor Eberle/Carlos Rabelo
#8 Protótipo Spyder – Rodrigo Piva/Luciano Leodrigues
#13 Protótipo Spyder – José Antonio Sala
#23 Protótipo Spyder – Michael Ertle Soares
#33 Aldee RTT 2.0 – Wagner Rodolpho/Arthur Caleffi
#34 Protótipo Spyder – Roberto Lacombe/João B. Rodrigues
#36 MCR VW – Marco Bernardes
#43 Protótipo Spyder – Gustavo Tomasini
#56 Protótipo Spyder – Gustavo Simon/Rafael Simon
#71 Protótipo Spyder – piloto a confirmar
#78 MC Tubarão VIII – Franco Pasquale
#96 MCR VW – Hardy Kohl Jr./Lucas Kohl/Marcelo Costa
#97 Protótipo Spyder – piloto a confirmar
#110 Protótipo Spyder – Jansen Bueno/José Villela
#144 Protótipo Spyder – Jefferson Leandrini
#255 Protótipo Spyder – piloto a confirmar

Classe GT1

#17 Chevrolet Sonic – Humberto Giacomello/André Senger
#21 Ferrari 430 Challenge – Valter Rossete/Gustavo Rossete
#31 Fiat 500 MR1 – Celso Schuler/Vicente Orige
#45 Chevrolet Montana – piloto a confirmar
#46 Lamborghini Gallardo LP520 – Wilson Jr./Elias Azevedo
#70 Maserati Granturismo – Ricardo Kastropil/Dirceu Adam
#86 Ford Fusion Stock – Gustavo Frigotto/Gustavo Myasava
#155 Ferrari 430 Challenge – Carlos Kray/Ricardo Mendes/Pierre Ventura

Classe GT2

#6 Maserati Trofeo – Luiz Fernando Bassani/Luis Augusto Bassani/Telmo Tecchio
#19 BMW – Rui Machado Fº/Fabiano Cardoso
#44 Maserati Trofeo – Vicente Daudt/Severino Oppelt/Adriano Alves
#69 Fiat Linea T-Jet – Kauê de Souza/Júlio Martini
#302 Maverick V8 – Leovaldo Petry

Classe TS

#41 VW Gol – Alexandre Romanzini/Bruno Romanzini
#111 VW Golf – Gustavo Dal Bosco
#177 Volvo C30 – Rodrigo Bacher/Cícero Paiva/Júlio Martini

Classe T1

#7 VW Gol – Aldoir Sette/Marçal Müller
#11 VW Gol – Aírton Diehl/Carlos Belleza
#22 VW Gol – Ike Halmenschlager/F. Halmenschlager
#25 VW Gol – Leonardo Flores
#55 Chevrolet Chevette – piloto a confirmar
#64 VW Fusca – João Pedro Coelho/Marcelo Miranda
#81 VW Passat “Canhão” – Niltão Amaral/Cleiton Krause
#88 VW Gol – Juarez Terrez/Ricardo Terrez

Classe T2

#52 Chevrolet Corsa – Tamar Peretti/Pedro Ávila
#53 VW Gol – Marcio Martins
#63 Ford Fiesta – Giancarlo Scomazzon/Erico Postal/Edi Postal
#77 VW Gol – Daniel Elias/Luiz Sena
#146 VW Gol – Ricardo Hoitman/Fernando Miranda

Comentários

  • Sem sombra de dúvidas é o campeonato mais bacana do país hoje, reunindo numa mesma provas os mais diferentes tipos de equipes, pilotos e orçamentos.

    Automobilismo como automobilismo deve ser.

  • Nossa, chevete v8, montana, gallardo, ferrari 430… No mínimo curioso Esse grid. Será que o chassi do chevetinho aguenta até a quadriculada?

  • Semana passada vi um trecho do Endurance Brasil no programa Curva do S no Discovery Turbo e realmente as equipes, carros e pilotos demonstram profissionalismo e competitividade de alto nível. Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o trecho da entrevista de um dos organizadores (que não me recordo o nome) em que ao ser questionado pelo reporter o porque do Endurance Brasil não ir para autódromos de SP, respondeu que especialmente no caso de interlagos, há uma série de restrições e que hoje o autódromo está mais para a realização de eventos diversos do que para o automobilismo…o que é uma triste realidade.