Ogier recupera e vai à caça de Latvala no Rali de Portugal

APSS10_15
Ainda líder e sob enorme pressão de Sébastien Ogier: será que Jari-Matti Latvala vai vacilar no último instante?

RIO DE JANEIRO – Sébastien Ogier acordou. Após um primeiro dia relativamente fraco, com o 6º lugar na classificação provisória do Rali de Portugal, o atual bicampeão e líder absoluto do Mundial de Rali resolveu engrossar a vida do companheiro de equipe e rival Jari-Matti Latvala – que, como todos sabemos, sob pressão normalmente cede. E é nisto que Ogier confia para virar o jogo neste domingo e vencer sua quarta etapa em cinco disputadas neste ano.

Nos dois primeiros estágios de hoje, Ogier logo foi à carga. Passou de sexto para quarto, enquanto o nórdico mantinha-se no comando da classificação provisória do evento. Esses trechos não foram bons para Thierry Neuville, que enfrentou problemas que o fizeram desistir da luta pelos pontos no Rali e para Elfyn Evans, que bateu numa pedra e destruiu a suspensão de seu Ford Fiesta.

Kris Meeke, em contrapartida, estava disposto a não dar trégua e conseguiu vencer duas especiais em sequência – SS9 e SS10. Porém, à tarde foi a vez de Ogier se impor, ganhando os três trechos cronometrados do período, deixando não só o britânico para trás como também se aproximando da liderança de Latvala, agora um homem sob intensa pressão.

Andreas Mikkelsen também está bem na foto. O norueguês é o quarto, somente 1″1 atrás de Meeke. Ott Tanak caiu para quinto com a ascensão de Ogier e Dani Sordo vem em sexto. Robert Kubica – por enquanto – vem bem e com a 9ª posição provisória, está perto de marcar os primeiros pontos no WRC neste ano.

Nasser Al-Attiyah, que disputa sua segunda prova neste ano, lidera na divisão WRC2. O catari está em 11º na geral, a quase três minutos do tcheco Martin Prokop, em batalha direta com Kubica pelo posto de melhor piloto não-oficial neste evento. O finlandês Esapekka Lappi vem à frente de Pontus Tidemand, ambos com Skoda Fabia, trazendo Stéphane Lefevbre em quarto e Julien Maurin em quinto. Quentin Gilbert é o comandante da classificação entre os pilotos da WRC3/JWRC.

Classificação do Rali de Portugal:

1. Latvala-Anttila (VW Polo Wrc) em 2.56’19”9
2. Ogier-Ingrassia (VW Polo Wrc) a 9”5
3. Meeke-Nagle (Citroen DS3 Wrc) a 20”0
4. Mikkelsen-Floene (VW Polo Wrc) a 21”1
5. Tanak-Molder (Ford Fiesta RS Wrc) a 1’11”1
6. Sordo-Marti (Hyundai i20 Wrc) a 1’55”6
7. Paddon-Kennard (Hyundai i20 Wrc) a 2’01”0
8. Ostberg-Andersson (Citroen DS3 Wrc) a 2’05”0
9. Kubica-Szczepaniak (Ford Fiesta RS Wrc) a 3’06”9
10. Prokop-Tomanek (Ford Fiesta RS Wrc) a 5’49”7

Comentários