Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Audi R15+ TDi (2010)

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[bannergoogle] RIO DE JANEIRO – Uma miniatura histórica de uma conquista idem, enviada pelo Rubem Ferresi Júnior. Aí está o Audi R15+ TDi que derrotou o exército Peugeot na edição de 2010 das 24 Horas de Le Mans, para mais um triunfo do construtor alemão – o nono dos 13 que a marca de Ingolstadt possui na história de Sarthe.

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E por que este foi um triunfo histórico? Porque a Audi nem de longe tinha o carro mais rápido do lote, primazia que cabia aos Peugeot 908 HDi FAP, que conquistaram os quatro melhores tempos no grid e o #9 tripulado por Timo Bernhard/Romain Dumas/Mike Rockenfeller foi o quinto mais rápido, com 3’23″578. O jeito era fazer os franceses do time oficial e da Oreca imprimir um ritmo alucinante e fazê-los cair na armadilha germânica.

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Deu certo: o primeiro a cair fora foi o carro #3, que fizera a pole position e desisitu por um problema de suspensão. O #2 passou à liderança geral na oitava hora, mas abandonou na décima-sexta com quebra de motor. Isto ofertou à Audi a dobradinha e aí a Peugeot foi definitivamente a nocaute com o abandono do #1 na 21ª hora e do #4 da Oreca na hora seguinte, ambos também por quebra de motor. A armada francesa foi nocauteada de forma humilhante e a Audi emplacou uma trifeta histórica, após 397 voltas (recorde) em 5.413,710 km percorridos (recorde absoluto), à média igualmente recorde de 225,228 km/h.

Registre-se que a Peugeot, antes da corrida, protestara a validade do R15+ TDi por achar que sua aerodinâmica tinha partes móveis, com o propósito de gerar mais pressão aerodinâmica. O ACO indeferiu o protesto. E este projeto da Audi, apresentado em 2009, com outra carroceria, inclusive, foi o primeiro do fabricante alemão com motor V10 Turbodiesel 5,5 litros, sucedendo o antigo R10 TDi que tinha motor V12. Com cerca de 600 HP de potência, podia levar o carro a mais de 330 km/h de final.

A miniatura do Rubem é da Ixo, em escala 1:43. Um primor!

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