Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Chaparral 2D (1966)

Image

RIO DE JANEIRO – Preciosidade enviada pelo Caio Grüber, de Curitiba, na série de miniaturas especiais das 24 Horas de Le Mans. É a miniatura de um carro épico na história da Endurance: o Chaparral, cuja história os leitores já puderam conferir aqui no blog. É a reprodução do modelo 2D, concebido para o ano de 1966.

Obra-prima de Jim Hall, o Chaparral 2D foi inscrito pela Chaparral Cars Inc., dos EUA, com o numeral #9, para o estadunidense Phil Hill e o sueco Joakim “Jo” Bonnier. Em meio à batalha entre a Ferrari com seus protótipos 330 P3 e os lendários Ford GT40 MKII construídos especialmente para derrotar a turma de Maranello, por conta de outra história que vocês já puderam ler aqui, apostar numa zebra seria válido, especialmente se essa zebra fosse o carro branco com motor Chevrolet V8 5,4 litros, dotado de transmissão automática de três velocidades. Inovar, aliás, sempre foi o mote do engenheiro texano.

tumblr_lkbhchOjCo1qb4pobo1_500

O Chaparral largou da 10ª posição do grid com o tempo de 3’35″1, quase cinco segundos pior que a pole position cravada por Dan Gurney. Na disputa, a melhor posição do protótipo foi logo na primeira hora, com o 7º lugar. Com problemas, caíram para o 18º posto na altura da terceira hora de disputa e vinham em franca recuperação, ocupando a oitava colocação com cerca de 111 voltas completadas e perto do fim do primeiro terço de corrida. Aí a bateria do 2D pediu arrego e a dupla Hill/Bonnier foi obrigada a abandonar.

A miniatura do Caio, com direito a uma embalagem muito bem produzida, é da Minichamps, em escala 1:43. Obrigado a ele por compartilhar com os leitores essa joia de sua coleção.

Comentários