Pequenas maravilhas, especial Le Mans: McLaren F1 GTR LM (1997)

20150528_142442

RIO DE JANEIRO – Voltamos com a série especial de miniaturas das 24h de Le Mans com um carro que não disputou a prova. Curioso, não? Mas é verdade: este McLaren F1 GTR LM inscrito na edição de 1997 com o número #40 para John Nielsen, Thomas Bscher e Chris Goodwin sequer participou daquela prova ganha por Michele Alboreto/Stefan Johansson/Tom Kristensen com um TWR Porsche da Joest Racing.

Projeto de Gordon Murray, especialmente contratado por Ron Dennis para chefiar um departamento de projetos exclusivos da McLaren, o F1 GTR estreou em 1995 no BPR Global Endurance Series e logo se tornou um dos carros de Grã-Turismo mais populares das pistas. Tinha motor BMW V12 6 litros especialmente preparado pela marca de Munique e posição central de pilotagem, quase como um Esporte-Protótipo. Mas com o acordo feito entre Ron Dennis e a Mercedes-Benz para a Fórmula 1, o carro teve vida curta e despediu-se das pistas em 1998.

20150528_142455

Voltando às 24h de Le Mans, o carro #40 inscrito pela Gulf Davidoff Racing Team fez, nos treinos, o 23º tempo – 3’49″330, não muito distante dos outros dois McLaren do time, apesar de dispor de uma aerodinâmica propícia para o circuito de Sarthe, com a traseira mais longa (Longtail). Mas o bólido pegou fogo e a equipe foi impedida de participar em razão dos extensos danos. Não foram os únicos: outros carros também foram excluídos do evento, mas por deficiência técnica.

A equipe patrocinada pelos cigarros Davidoff, contudo, não foi tão pior: o #41 de Jean-Marc Gounon/Pierre-Henri Raphanel/Anders Olofsson salvou a honra da McLaren e chegou na 2ª posição.

Comentários

  • Lindão. Eu tive a felicidade de assistir a edição 1995, quando o vitorioso foi o exemplar #59, um belo McLaren F1 GTR (equipe Kokusai Kaihatsu Racing) preto pilotado pela trinca Yannick Dalmas (FRA)/Masanori Sekyia (JAP)/J. J. Lehto (FIN).