Pequenas maravilhas, especial Le Mans: MG Lola EX257 (2004)

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RIO DE JANEIRO – Diretamente de Marília, interior de São Paulo, o Kleber Moro Sampaio mandou a foto da miniatura do carro de um dos brasileiros mais guerreiros na história da Endurance: é a reprodução do protótipo MG Lola EX257, guiado por Thomas Erdos e seus parceiros Mike Newton e Nathan Kinch na edição de 2004 das 24 Horas de Le Mans.

O protótipo do construtor britânico – já sob a administração de Martin Birrane – tinha o codinome oficial B01/60, mas foi rebatizado EX257 porque foi alinhado pela primeira vez em 2001 pela igualmente britânica MG, que regressava à Sarthe na classe LMP675 com dois carros. Já no ano seguinte, o Lola B01/60 continuou nas pistas com outras equipes e um exemplar deste protótipo chegou às oficinas da Ray Mallock Limited (RML) em 2003.

Com motor XP-20 desenvolvido pela Advanced Engines Research (AER) dotado de turbocompressor e arquitetura de 4 cilindros em linha e 2 litros de capacidade cúbica, o carro estava enquadrado na divisão LMP1 naquele ano, mas respeitando o peso mínimo da antiga classe na qual competia, com 675 kg. Eram tempos de transição de regulamento e logo depois o MG Lola EX257 seria despromovido à LMP2.

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Mike Newton era o homem do dinheiro e financiou a participação do time em Sarthe. O #25 classificou-se em 13º lugar no grid com o tempo de 3’42″298. A corrida foi de altos e baixos, já que na primeira hora o protótipo fechou em 21º lugar e a melhor posição foi a décima-sexta, na quarta hora de disputa. Com muitos problemas, a trinca despencou para 39º na geral e depois para 42º, figurando nas últimas posições. Avançaram o que foi possível, chegando ao 22º lugar faltando quatro horas para a quadriculada, mas uma falha definitiva no motor do MG Lola obrigou Erdos e seus parceiros a desistir na 22ª hora, com 256 voltas completadas ao total.

Erdos, nos anos seguintes, se consagraria bicampeão das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, pela mesma RML que defendeu durante anos em Sarthe. Como o Kleber escreveu em seu e-mail, o piloto radicado há décadas na Europa não fez o nome no Brasil e não tem muita mídia por aqui – o que não deixa de ser verdade. Mas este blog nunca deixou de exaltar o feito histórico do Thomas Erdos.

A miniatura é da Ixo, em escala 1:43, e distribuída pela Altaya em bancas europeias de jornal. Feliz do Kleber, que a encontrou e adquiriu. Parabéns pela mini e obrigado pela participação!

Comentários

  • Vale lembrar que além do bicampeonato nas 24 H Le Mans na P2, o piloto carioca Thomas Erdos, Instrutor de Escolas de Pilotagem na Inglaterra, competiu antes , na classe GT, entre outras provas, em Le Mans 1995 pilotando Marcos-Chevrolet em parceria com Cor Euser, seu parceiro em provas européias. Os carros da Marcos no início tinham no início monocoque construído em madeira e sempre com motores Dianteiros Central Chevrolet- Corvette.

  • Poxa agora entendi o porque das MGs competirem de igual pra igual com o Audi R8 de categorias diferentes na antiga ALMS lá pros idos de 2003