Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Pescarolo LMP1 Judd (2011)

index

RIO DE JANEIRO – Confesso que essa miniatura enviada pelo Alan Ruggero me deixou muito contente. E acho que deixará muitos leitores do blog assim, também. Ele atendeu ao chamado da série especial das 24 Horas de Le Mans com um carro de uma equipe que deixou muita saudade: o Pescarolo LMP1 Judd, que disputou a clássica prova de Sarthe pela última vez em 2011.

Derivado do Courage C60, este protótipo LMP1 passou, com a insolvência da Pescarolo Sport, a ser comercializado pela OAK Racing de Jacques Nicolet, que com a ajuda de Joël Rivière, tirou a equipe do velho Henri do buraco, para que ela pudesse voltar às pistas. Naquele mesmo ano de 2011, a Pescarolo não só pôde estar presente nas 24 Horas como ganhou também a Le Mans Series, um triunfo que deixou o mundo da Endurance feliz com a volta por cima do antigo tetracampeão de Sarthe como piloto.

Projeto do veterano engenheiro André de Cortanze, responsável também pela revolucionária moto Elf 2, o Pescarolo 01 tinha motor Judd GV de 5,5 litros de capacidade cúbica e 10 cilindros em V. Na edição de 2011, o único exemplar do time foi guiado por Emmanuel Collard/Christophe Tinseau/Julién Jousse – que classificou o carro em 11º lugar no grid, com o tempo de 3’33″066.

5850226802_f1e064b054_b

Ao longo da disputa, a trinca do #16 não enfrentou nenhum problema mais grave. Após passar em 13º no fim da primeira hora, o protótipo se instalou no top 10 e chegou a figurar por muito tempo na quinta posição geral, especialmente no período noturno. A menos de duas horas para o fim, porém, Emmanuel Collard sofreu um forte acidente após completar 305 voltas e o carro teve que deixar a disputa. Foi a última participação do Pescarolo 01 nas 24 Horas de Le Mans. No ano seguinte, envolta em mais problemas, a Pescarolo deixou as pistas, tornando órfãos os fãs do velho Henri.

A linda miniatura do Alan Ruggero é também em escala 1:43, fabricada pela Spark. Obrigado pela contribuição!

Comentários

  • RM sou muito fã de miniaturas mas acho o preço das mesmas muito salgado. Quando dá compro uma ou outra…
    Daqui a pouco tem Nascar e eu tô ligado…

  • Eu procurava um exemplar recente das 24h Le Mans. Entre vários possíveis, esse da Pescarolo me chamou maior atenção, principalmente pelo que representa a equipe em Le Mans. Importei a custo muito bacana: cerca de R$ 130,00.

    É possível montar praticamente grids inteiros da clássica prova. Todos os anos a Spark lança vários modelos, principalmente todos em escala 1:43, com os carros que participaram da edição atual. Uma brincadeira dessas passaria dos R$ 10.000. De fato não é algo muito em conta, é preciso gostar mesmo.

    Valeu, Rodrigo!