MENU

28 de maio de 2015 - 14:31Miniaturas

Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Porsche 956 LH (1982)

10423836_904447886263695_1146076892630107414_n

RIO DE JANEIRO - Mais um ícone do automobilismo mundial e, consequentemente, das 24 Horas de Le Mans, aqui na série de miniaturas especiais de Sarthe aqui no blog, por cortesia do Antoine Haswani Júnior. Eis o Porsche 956 LH que disputou – e venceu – a edição da corrida em 1982, há 33 anos, com Derek Bell e Jacky Ickx.

Uma das raras minis com publicidade de cigarro (no caso da Rothmans), essa reprodução do 956 LH beira a perfeição. Dá até para tirar o capô traseiro e ver os detalhes do trem traseiro, incluindo motor, suspensão e conjunto de transmissão e câmbio.

11038483_904448392930311_6216545971005590216_n

O Porsche 956 foi concebido para suceder o 936 e rapidamente tornou-se um dos mais bem-sucedidos modelos do fabricante de Weissach, servindo de base também para o surgimento do 962, que só amplificou a hegemonia da marca em Sarthe. A mecânica era derivada do modelo 935/76, com seis cilindros opostos e 2,7 litros de cilindrada cúbica, movido a duas turbinas KKK com 1.2 bar de pressão, gerando uma potência de mais de 600 HP. Com câmbio de 5 marchas, passava fácil dos 350 km/h de final.

956-mans-1

Ickx fez a pole position para a corrida de 1982 com o tempo de 3’28″40, dividindo a primeira fila com o outro carro da Rothmans Porsche, conduzido por Jochen Mass/Vern Schuppan. O terceiro carro, com Al Holbert/Jürgen Barth/Hurley Haywood largou somente em 14º. Após um início relativamente modesto, com o #1 passando em quinto ao fim da primeira hora, Ickx/Bell assumiram a liderança na nona hora e a mantiveram sem problemas até o final. Completaram 359 voltas, três a mais que o 2º colocado, num pódio onde só deu a Rothmans Porsche, uma vez que o #3 chegou em terceiro.

O Antoine só não informou fabricante e escala do modelo, mas valeu pela intenção e pelo show de miniatura que ele enviou.

9 comentários

  1. Ricardo Ronchi disse:

    Boa tarde Rodrigo!

    Lembro que um tempo atras vc postou um texto sobre as McLarens Gtr que ganhou uma vez as 24 horas de Le Mans. Meu sobrinho possui 3 miniaturas em escala 1:18 e eu gostaria de mandar as fotos pra vc.
    Qual email mesmo???
    Até mais
    Ricardo

    • Rodrigo Mattar disse:

      Ronchi, favor enviar para rodrigomattar36@terra.com.br

      • Ricardo disse:

        Bom dia Mattar!!
        Já enviei as McLarens. Espero que tenha recebido. Eu e meu sobrinho aguardamos ansiosos pelo texto sobre aquela McLaren preta que venceu em 1995. Sou muito fã mesmo desse carro. Se VC tiver informações sobre aquela com o patrocínio da gulf estou curioso pra saber a historia dela. Eu poderia presquisar mas, gosto de ler seus textos.
        Até mais
        Ricardo

  2. Hans Mosl disse:

    Grande Rodrigo, na realidade o motor é um 6 cilindros ¨flat¨ normal ! Cilindros opostos e não em linha correto? Abcs, Hans

  3. Joao disse:

    Off: na Tv, tá mistura de Didi Mocó com Zacarias.

  4. Allan Guimaraes disse:

    Esclarecendo sobre a mini: escala certamente 1/43, fabricante HPI (tenho um Mazda 787B Efini SWC Autopolis).

    Abs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>