Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Porsche 956 LH (1982)

10423836_904447886263695_1146076892630107414_n

RIO DE JANEIRO – Mais um ícone do automobilismo mundial e, consequentemente, das 24 Horas de Le Mans, aqui na série de miniaturas especiais de Sarthe aqui no blog, por cortesia do Antoine Haswani Júnior. Eis o Porsche 956 LH que disputou – e venceu – a edição da corrida em 1982, há 33 anos, com Derek Bell e Jacky Ickx.

Uma das raras minis com publicidade de cigarro (no caso da Rothmans), essa reprodução do 956 LH beira a perfeição. Dá até para tirar o capô traseiro e ver os detalhes do trem traseiro, incluindo motor, suspensão e conjunto de transmissão e câmbio.

11038483_904448392930311_6216545971005590216_n

O Porsche 956 foi concebido para suceder o 936 e rapidamente tornou-se um dos mais bem-sucedidos modelos do fabricante de Weissach, servindo de base também para o surgimento do 962, que só amplificou a hegemonia da marca em Sarthe. A mecânica era derivada do modelo 935/76, com seis cilindros opostos e 2,7 litros de cilindrada cúbica, movido a duas turbinas KKK com 1.2 bar de pressão, gerando uma potência de mais de 600 HP. Com câmbio de 5 marchas, passava fácil dos 350 km/h de final.

956-mans-1

Ickx fez a pole position para a corrida de 1982 com o tempo de 3’28″40, dividindo a primeira fila com o outro carro da Rothmans Porsche, conduzido por Jochen Mass/Vern Schuppan. O terceiro carro, com Al Holbert/Jürgen Barth/Hurley Haywood largou somente em 14º. Após um início relativamente modesto, com o #1 passando em quinto ao fim da primeira hora, Ickx/Bell assumiram a liderança na nona hora e a mantiveram sem problemas até o final. Completaram 359 voltas, três a mais que o 2º colocado, num pódio onde só deu a Rothmans Porsche, uma vez que o #3 chegou em terceiro.

O Antoine só não informou fabricante e escala do modelo, mas valeu pela intenção e pelo show de miniatura que ele enviou.

Comentários