24h de Le Mans: Porsche abre treinos livres na frente

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Mark Webber já virou mais rápido que a pole do ano passado

RIO DE JANEIRO – Começou oficialmente a 83ª edição das 24 Horas de Le Mans com a realização do primeiro treino livre. E nele, uma pequena amostra do que os pilotos podem enfrentar ao longo do fim de semana. Pista ora úmida, ora seca e também molhada, por conta da chuva que caiu em meio a sessão com quatro horas de duração. E mesmo com a alternativa de condições climáticas, os tempos baixaram significativamente.

O Porsche 919 Hybrid #17 foi o carro mais veloz da sessão, graças a uma sequência destruidora de voltas rápidas do australiano Mark Webber. Com o tempo de 3’21″362 (melhor que a pole do ano passado, aliás), o ex-piloto de Fórmula 1 foi meio segundo mais rápido que o “estranho no ninho”, o Audi R18 e-tron quattro #8 que tem entre seus tripulantes o brasileiro Lucas Di Grassi, em busca de uma vitória inédita de pilotos do país na maior prova de Endurance do mundo.

Os dois mais rápidos foram os únicos a baixar da casa de 3’22” e a terceira e quarta colocações foram ocupadas pelos Porsche #18 e #19, respectivamente. O Audi dos atuais campeões da prova Bénoit Tréluyer/Marcel Fässler/Andre Lotterer ficou com a quinta posição, à frente do terceiro protótipo da marca dos quatro anéis de Ingolstadt. A Toyota, visivelmente num patamar mais abaixo que as adversárias, ficou em sétimo e oitavo, com seus carros virando voltas mais rápidas em torno de 3’24” e 3’25”.

Como previsto, os Nissan GT-R LM Nismo não foram capazes de seguir o mesmo ritmo dos adversários e, mesmo melhorando bastante em relação ao Journée Test, atingindo tempos em torno de 3’40”, o desempenho continua muito abaixo em relação aos outros LMP1 de fábrica. Não obstante, nenhum dos três protótipos completou mais do que 20 voltas nos treinos livres – o que, convenhamos, é muito pouco. Para nenhuma surpresa, os dois Rebellion R-One foram melhores que os bólidos japoneses, que na LMP1 só ganharam do CLM P1/01 da ByKolles Racing.

Na classe LMP2, a KCMG superou os problemas iniciais que deflagraram a primeira de duas bandeiras vermelhas na sessão com o melhor tempo do treino – 3’39″897, muito abaixo do 2º colocado da classe, o Ligier JS P2 HPD da OAK Racing, que virou em 3’41″311. O outro Oreca 05 Coupé inscrito pela Thiriet by TDS Racing ficou em terceiro, também conseguindo o melhor tempo na faixa de 3’41”.

A primeira sessão foi produtiva para a G-Drive Racing e os líderes do Mundial de Endurance na categoria, apesar do 11º lugar na sessão livre. Pipo Derani/Gustavo Yacamán/Ricardo González completaram 31 voltas, a melhor delas em 3’44″744. Certamente o desempenho do trio do #26, que ficou em quinto, é um indicativo de que o time está no bom caminho para um resultado positivo na qualificação.

Susto mesmo levou o sul-africano Mark Patterson, o mais velho entre os inscritos. O piloto de 63 anos de idade acidentou-se sem muita gravidade nas temidas Porsche Curves com o Oreca 03R Nissan #48 da Murphy Prototypes. O treino acabou mais cedo para os pilotos, mas a equipe terá muito trabalho na reconstrução das suspensões antes da tomada de tempos. O acidente provocou a bandeira vermelha mais longa da sessão, por quase meia hora.

Aston-99
O Aston Martin #99 foi o carro mais rápido da classe LMGTE-PRO

Entre os LMGTE-PRO, a Aston Martin Racing abriu os trabalhos na frente. A boa notícia é que o #99 de Fernando Rees/Richie Stanaway/Alex MacDowall foi o mais rápido da sessão – 3’55″895, tempo que foi nada menos que 1″644 mais veloz que o Corvette #64 da equipe oficial do construtor estadunidense. O Aston Martin “Art Car” #97 ficou em terceiro, seguido do Porsche #92 e do Corvette #63. A melhor Ferrari ficou apenas em sexto.

Já na LMGTE-AM, o português Pedro Lamy mostrou seu nível de excelência entre os pilotos da divisão e não teve nenhuma dificuldade para cravar o melhor tempo da sessão em 3’58″783, sendo o único piloto a virar abaixo de quatro minutos na sessão. O português conseguiu uma diferença de 2″828 para o Porsche 991 RSR #77 tripulado na melhor volta por Patrick Long. A Proton Competition começou bem, tanto que o #88 ficou com o 3º melhor tempo do treino, com o Corvette #50 da Larbre em quarto e a Ferrari #83 da AF Corse estabeleceu a quinta marca.

Como curiosidade, 53 dos 56 carros que treinaram cravaram médias horárias superiores ou iguais a 200 km/h. Apenas o Aston Martin #96 e os dois Porsche do Team AAI, assistido pelos belgas da ProSpeed Competition, não conseguiram superar esta marca. Para passar de 200 km/h, estes carros terão que superar a barreira de 4’05” nas três sessões oficiais de classificação.

A disputa pela pole começa às 17h, pelo horário de Brasília e terá duas horas de duração.

As 24h de Le Mans terão transmissão ao vivo e exclusiva do Fox Sports neste sábado a partir de 10h, até 13h30. Voltamos no domingo às 9h para a chegada.

Comentários

  • Rodrigo, já se fala em restringir carros para não baixarem os tempos de volta de 3:20, o que acha disso? Me parece meio estranho pois quem já está nesse tempo só tem a perder não é?

    • Só pode ser brincadeira (de mal gosto) que alguém pense em “piorar” os tempos de volta dos LMP1, considerando ainda, até onde eu sei, que os carros desse ano estão gastando menos combustível que o ano passado.

      • Quem propõe uma coisa desta pode ser chamado (caso tenha a formação) de engenheiro tecnicamente incompetente mas politicamente competente e é por estes que não tendo competências técnicas ,só as politicas que quase sempre se dão bem é que cada vez mais me distancio do automobilismo ,esta gente me enoja . Imagine ,uma equipe de engenheiros tem a felicidade de mesmo dentro de um regulamento ,muitas vezes estupido ,fazer um carro com uma perfomance brilhante ,dai (paranaensemente falando) os incompetentes não conseguem vence-lo ,como politicamente são bons arrumam um jeito de lastrear o carro com mais peso ou piorar o motor do “inimigo” com os desprezíveis “RETRITORES “, E pior é que os organizadores topam pois não estão preocupados com o automobilismo puro e sim com a renda ,com o Show ,com um automobilismo feito para leigos deslumbrados com ronco e velocidade e carros se enroscando ,mas isto não deveria acontecer na Europa pode deixar para os americanos que são fans deste tipo de corridas ,pois quanto mais bandeiras amarelas tiver melhor para consumir hambúrguer ,cachorro quente e cervejas .

  • A Porsche como sempre um foguete, parecido com os antigos leoes da peugeot, andavam muito, ainda bem que é endurance e quem resistir chega na foto ao final das 24h…

    Acho que dá Audi….