66 carros anunciados para as 24h de Spa

timthumb (18)

RIO DE JANEIRO – Mais longa e mais importante corrida do Blancpain Endurance Series, as 24 Horas de Spa-Francorchamps serão disputadas em julho, mais precisamente nos dias 21 e 22. A quarta etapa da série organizada pela SRO de Stéphane Ratel terá um grid ainda maior que o apresentado nas 24h de Le Mans, há alguns dias. Os organizadores receberam nada menos que 66 inscrições para este evento. Por coincidência, a corrida, cuja primeira edição realizou-se em 1924, foi disputada sessenta e seis vezes. A edição de 2015 será a 67ª da história e a corrida é disputada initerruptamente desde 1964, fazendo parte do BES desde 2011.

Lista de inscritos para as 24h de Spa-Francorchamps

A divisão Pro Cup responde pelo maior total de carros entre os participantes. Serão 28 bólidos na pista belga e a Audi, que já venceu as 24h de Nürburgring este ano com a nova geração do R8 LMS, quer tentar o segundo triunfo do modelo – que seria também o quarto da marca de Ingolstadt nas últimas cinco edições do evento belga. A equipe Audi Sport Team WRT, que é da casa e os alemães da Audi Sport Team Phoenix são a grande força do construtor germânico, cada qual com dois novos Audi R8 LMS.

Quem também vem com um exército de carros de respeito é a Bentley. Quatro Continental GT3 de duas equipes – M-Sport e HTP Motorsport – serão vistos em Spa-Francorchamps e outra atração é a estreia do Lamborghini Huracan em provas mais longas. Até aqui, só disputaram provas de 3h e os 1000 km de Paul Ricard, no qual conquistaram a pole position.

Vencedora da 3ª etapa do BES, a Nissan confirmou seu “Godzilla” com o mesmo trio que faturou a prova da frança – Wolfgang Reip/Katsumasa Chiyo/Alex Buncombe, novos líderes do campeonato com 45 pontos, um à frente de Guy Smith/Andy Meyrick/Steven Kane.

Cinco brasileiros vão disputar as 24h de Spa-Francorchamps na Pro Cup: Bruno Senna estará no McLaren 650S GT3 #59 da Von Ryan Racing ao lado de Adrian Quaife-Hobbs e Álvaro Parente. O BMW Team Brasil vai com apenas uma Z4 GT3 (a exemplo do que fizera em Paul Ricard), para Cacá Bueno/Sérgio Jimenez/Felipe Fraga. Augusto Farfus também está anunciado como um dos pilotos da Marc VDS, que vai alinhar duas BMW Z4 GT3. O curitibano vai no carro #45 ao lado do belga Maxime Martin e de mais um piloto a ser anunciado.

A prova de Spa terá também a volta de Alessandro Zanardi às pistas: o piloto italiano de 48 anos vai disputar a prova com uma BMW Z4 GT3 da ROAL Motorsport, time de Roberto Ravaglia e

Na Pro-Am Cup, mesclando pilotos profissionais com outros de graduação inferior (prata ou bronze), o plantel conta com 25 carros. Uma das grandes atrações é a Ferrari #47 da AF Corse, com a participação do atual campeão mundial da LMGTE-PRO, Gianmaria Bruni, confirmada ao lado do compatriota Alessandro Pier Guidi, do tailandês Pasin Lathouras e do belga Stéphane Lemeret. Outro belo reforço é o de Olivier Pla, no time oficial Nissan ao lado de Gaëtan Paletou, Florian Strauss e Ricardo Sánchez.

Duncan Cameron e Matt Griffin chegam a Spa ainda na liderança do campeonato nesta subclasse do BES, mas com pouquíssima vantagem – um ponto apenas – para Michael Broniszewski/Alessandro Bonacini/Michael Lyons, que venceram os 1000 km de Paul Ricard na categoria.

A divisão Am Cup responde pelos 13 carros restantes na 4ª etapa do campeonato e são os pilotos desta classe que podem provocar os momentos de maior perigo e risco durante a disputa. Basta lembrar que no ano passado tivemos um festival de porradas e na mais grave delas, o piloto Markus Mahy acabou hospitalizado.

Com duas vitórias nas três primeiras etapas, Rino Mastronardi/Andrey Birzhin/Fabio Mancini somam 66 pontos, contra 44 de Olivier Grotz/Karim Ojjeh e 33 do ex-goleiro da seleção francesa Fabién Barthez e seu companheiro de AKKA-ASP, Anthony Pons.

A pontuação para as 24h de Spa é diferenciada das demais provas do campeonato. Há uma classificação para os nove primeiros na 6ª hora e na metade da corrida, para cada categoria, a saber: 12-9-7-6-5-4-3-2-1. E ao final, a pontuação é a mesma das demais provas de 3h de duração, com 25 pontos aferidos ao vencedor. Ou seja: quem estiver à frente nos três momentos (6h, 12h e 24h), pode somar um máximo de 49 pontos no evento.

Comentários