Contra fatos…
RIO DE JANEIRO – Alguns leitores tiveram a coragem de contestar a força do WEC e das 24h de Le Mans, consequentemente com palavras pouco elogiosas. Mas contra fatos, não há argumentos. O presidente do ACO, Pierre Fillon, deu números incontestáveis nas redes sociais que falam amplamente a favor do evento do último fim de semana.
Público do evento em 2015: 263,5 mil pessoas (recorde, superando os 263,3 mil de 2014)
Acessos no site oficial do evento durante o fim de semana: 2,6 milhões de cliques
Fãs das 24h de Le Mans no Facebook: 378 mil
Seguidores das 24h de Le Mans no Twitter: 216 mil
190 países acompanharam as 24 Horas de Le Mans
Audiência potencial no planeta: superior a 800 milhões de espectadores
30 emissoras de televisão (Fox Sports Brasil inclusive) transmitiram o evento ao vivo
E agora? Contra fatos e números, há argumentos?
Show show, espetacular corrida com principais carros chegando ao fim da corrida. Assisti as 4 horas e pouco da largada e a reprise ontem . show da FOX e espero que fique com o restante da transmissão do WEC
Caro Mattar,
Sempre haverá a turma dos “do contra”.
Não se preocupe nem se ocupe com eles.
Continue seu trabalho fantástico. Leia e ouça os elogios que você tem merecido receber. O resto… Ora, é apenas… o resto.
Quem gosta de corrida, gosta independente do ronco dos motores, do tempo de duração da prova, da chatice do locutor e do comentarista, se é turbo, aspirado, elétrico ou uma garapeira de kart indoor.
Abrax !!
Sem dúvida Le Mans e a WEC é o pouco que resta de automobilismo competitivo de verdade com o envolvimento direto de fabricas e equipes particulares e ainda onde os pilotos fazem a diferença .
Existem pessoas que só procuram defeitos, até onde não tem. Na minha modesta opinião é o maior evento do automobilismo do ano, apenas isso.
Mais uma vez parabéns pelo excelente trabalho na transmissão e no blog.
abs
Das duas, uma: ou os caras não gostam de boas coisas, ou não entendem de automobilismo.
Onde tem corrida melhor que essa ???
Evento incontestável e show em todos os sentidos. Quem critica realmente não entende de automobilismo de competição. Compartilho a emoção que você Rodrigo Mattar demonstrou tanto na transmissão como nos textos escritos antes e depois.
Eu gostei e muito, da corrida e da cobertura que você, Rodrigo, e o narrador (me perdoe porque me fugiu o nome agora) fizeram, foi um trabalho impecável. Foi a primeira vez que eu pude acompanhar essa corrida, coisa que eu queria fazer há muito tempo, e espero ter outras oportunidades como essa. Pra mim, valeu mesmo, muito bacana.
E quem não gostou, não se sinta obrigado a assistir de novo.
Acho que paixão por automobilismo independe de público ou plateia uma vez que o foco são as obras de arte que dão o ar da graça com sua beleza e potencialidade correndo e deixando a suspirar aqueles que amam tanto a arte quanto os artistas. as 24 horas de le mans para mim não há palavras pra descrever a sensação de ver em um só lugar tantas maravilhas mostrando para os amantes o que de melhor existe em velocidade, competibilidade, pericia e emoção em uma prova recheada de alternativas e surpresas , esse ano esta sendo fantástico em todos os campeonatos de turismo que acompanho que são quase todos , enfim, sem palavras para essas 24 horas de 2015 foi simplesmente fantástico e o ano que vem já me deixa ansioso para as novidades que virão. Parabéns querido pelo seu blog que e espetacular , obg !
Meu prezado e querido Rodrigo Mattar:
Contra aqueles que criticam o Endurance, pesa o argumento da “falta de educação”, ou melhor,da “má educação”.
Explico: são aqueles que dizem que gostam do automobilismo pois foram educados por uma única emissora a idolatrar a F1, acreditando que esta sim, é a categoria top do automobilismo mundial.
Amo a F1, cresci torcendo por nossos pilotos, mas nem só de rodas descobertas vive o mundo da velocidade.
Não sabem ou nada sabem sobre Le Mans!
Assisti a transmissão da Fox numa padaria no interior de SP e para a minha surpresa, as pessoas que lá adentravam, paravam em frente a TV e se impressionavam com o fato de saber que uma corrida duraria 24 horas….como assim? perguntavam os clientes da padoca….e eu querendo ouvir os seus comentários….
O pior mesmo é ter que procurar notícias na mídia e nada encontrar….
Endurance talvez seja o nome mais apropriado para a clã de brasileiros que torcem e acompanham provas de longa duração.
Forte abraço a você e a galera do Endurance.
Obs: Faltam mais ou menos uns 360 dias para a 18º vitória. Força PORSCHE!
Seja muito bem vindo ao club dos Amantes de Endurance .
Amigo: Amo o Endurance mais ou menos desde o final da década de 70….via 4 RODAS e AUTO ESPORTE….eram matérias lá no fim da revista….preto e branco ainda….
Mesmo assim, agradeço de coração a receptividade!
Forte abraço e até a 18º!
Rodrigo
Vozes discordantes sempre irão existir, sobre qualquer assunto.
O sucesso das 24 horas de LM transcende a qualquer opinião contrária. A prova existe a muitos anos, a.acorrencia de público eh gigantesca, os grandes fabricantes se engajam, a disputa quase sempre é intensa, a repercussão mundial é enorme. Querer mais o que ?
O teu trabalho previo e de cobertura da corrida foi perfeito, a transmissão da Fox BR só seria melhor se tivesse tido maior duração.
Esqueça vozes discordantes e se o prazer de colher com calma o sucesso do teu trabalho !
O velho colunista social Ibrahim Sued repetia quase diariamente: os cães ladram e a caravana passa !!!
Eu pessoalmente estou até agora impressionado com a competitividade e com.o ritmo da.prova, em.todas as categorias. Foi pau puro, o tempo todo !!!
Espero que o sucesso dessa transmissão convença a Fox a transmitir outras provas do WEC
Abraços
Antonio
Mattar
primeiro parabenizar pela transmissão
criticas só se for de fã boy de F1, hoje é muito mais interessante assistir uma corrida do WEC do que a da F1, isso falo in loko no autodromo quem já assistiu a F1 e quem assistiu as 3 edição das 6 horas em SP sabe do que estou falando.
o Endurace tem características diferentes como produto TV, afinal no WEC são poucos os que tem tempo pra assistir as 6 horas direto e muito menos as 12 ou 24 horas de uma prova, ai mostra o brilhante trabalho que vc fez junto a equipe do FoxSports.
Devido a falta de brilho que a F1 tem hj, será muito mais facil alguem começar a acompanhar o WEC afinal muitos tem um carinho particular pelas montadoras, vamos torcer não pelo piloto apenas mas talvez antes de tudo vamos perguntar como foi a Nissan, Ford, Toyota, Audi, Chevrolet quem sabe Renault, Honda, Mercedes e a F1 ser um show que só 2 tem carro pra ganhar e apenas 1 tem talento pra vencer qual a graça.
Eu vejo um futuro muito bom no WEC-Le Mans
Que futuro Marcos ???????????? Esta prova esta na sua OCTAGÉSIMA TERCEIRA EDIÇÃO . em um circuito que mudou muito pouco desde sua primeira prova em 1923 .Só não teve corrida em 1936 por conta de uma greve e de 1940 a 48 por causa da segunda guerra e seu rescaldo . Quase tudo que temos de melhorias no teu e no meu carro de hoje em dia vieram das 24 Horas de Le Mans ,da injeção de combustível ,freios a disco ,cambio robotizado , a lista é grande ,é só pesquisar que achara e verá que até a formula Bernie usou e abusou de coisas desenvolvidas em Le Mans e não o contrário .
Luigi
Futuro veja que coloquei WEC depois Le Mans
estou falando do campeonato WEC, lembre que esse campeonato WEC esta apenas no 4º ano.
Falei de 2 assuntos
* Assistir no autódromo fui nas 3 edições em Interlagos e já assisti F1, WEC vc acompanha um evento com diversas atividades durante a prova a F1 vc assisti uma corrida
* Assistir na TV, imagino que seja quem criticou Le Mans assisti a na F1 na TV, é mais facil de acompanhar afinal tudo acontece em 1 hora e meia, pra transmitir é mais facil, eu assisto a prova e acompanho os tempos pelo site da Fia mesmo com tantas regras é fácil o entendimento.
WEC-Le Mans o charme esta no conjunto da obra que precisa de uma ótima equipe ex.R.Mattar pra fazer entender tudo que acontece e ao mesmo tempo mostrar que a competiçao esta na variedade de equipamento, marcas, tipo de carros, os pilotos
Uma certa vez, em um outro blog cujo post falava da primeira edição da SP Indy 300, em 2010 (fui nesta corrida…), desenvolvi uma tese sobre o comportamento de certos leitores, porque era eu e mais uns 3 ou 4 que falavam da corrida, da organização do evento, etc e outros 10 que apenas se limitaram a dizer que não assistiriam “esse lixo”, que era coisa de amador, etc…curiosamente, li coisas parecidas de outros leitores de blogs mundo afora sobre a primeira edição das 6h de SP, em 2012…vê se pode..Ou seja, tem gente que ainda está tão condicionado por algo que era absoluto até o final dos anos 80 que não admite que uma outra categoria tenha destaque e audiência em níveis tão superiores à F1, como é o caso de Le Mans…o cara precisa vir ao blog e tecer comentários negativos e ainda tenta convencer os que apreciam as demais de que somente na F1 estão os melhores pilotos, somente ela tem tecnologia de ponta e carros rápidos e por ai vai…coitados…
Pessoas que nao gostam de automobilismo.
QUem gosta assiste de tudo: de Nascar à WEC, de Formula 1 à Campeonato de Formula Vee em Donington Park.
Caro Rodrigo,
Quem em sã consciencia iria criticar? Com certeza alguém que não conhece a história das 24 Horas de Le Mans, que assim como as 500 Milhas de Indianápolis e o GP de Mônaco, se confundem com a história do automobilismo e talvez até com a história do automóvel..
Parabéns pela cobertura !
Rodrigo ,sei que é duro quando se faz um trabalho primoroso como o seu ,não estou dizendo só a transmissão pelo FOX más a sua dedicação e atenção com seus leitores do blog , informando tudo que é pertinente a categoria de forma clara e rica em detalhes , que só quem entende muito do assunto e é apaixonado pelo que faz é capaz de um jornalismo especializado do nível do seu , e ai vem alguns “desinformados ou mal formados ” pois quem só assiste R G T ou é um ou é outro e escrevem coisas desagradáveis , más não se incomode pois há uma grande diferença entre os “Assistidores de Corridas ” e os “amantes de automobilismo ” .Os assistidores de corrida só conhecem e mal as categorias que a R G T transmite ,não sabem nada da história do automobilismo ,mal sabem onde fica a bateria de seu próprio carro ,muito menos a ordem de ignição do seu motor,se pegarem um carro que ao invés de luz de óleo ,tiver um pressostato analógico ,talvez não saibam interpreta-lo ; Já os Amantes de Automobilismo tem um bom conhecimento de mecânica , a maioria conhece pelo menos um pouco da história do automobilismo,gostam de varias categorias ,umas mais outras menos .E é para estes que o seu jornalismo é feito . Para os que respeitam sua capacidade profissional o assistem e leem suas matérias pois sabem que sempre tem informações valiosas ou curiosidades interessantes . Obrigado Rodrigo por todas as matérias referentes a Le Mans e outras !
Rodrigo, relaxa, isso é só ignorância.
Via de regra, é a turminha que acha que F1 é o máximo e que viveu a vida toda consumindo essa categoria como a única forma de automobilismo de alto nível possível.
No fundo, eles não têm culpa.
O que está acontecendo é que essa turminha apaixonada pela F1 tá ficando sem chão. A categoria está definhando, enquanto o WEC cresce muito. Le Mans sempre teve o charme e a importância de ser a corrida mais importante do mundo, mas agora está voltando a ser relevante. Coisa que a F1 não é há uns 10 anos.
Como esse povinho tem cabeça curta, eles acham que não podem curtir as duas coisas. Aí eles ficam nessa de tentar botar defeito.
Quem fala mal de um evento desse só pode ter merda na cabeça.
Sei que é um pensamento inútil, mas não tem jeito, todas as vazes que leio sobre o recente e merecidíssmo sucesso do WEC penso no que seria a categoria hoje se a FIA não a tivesse trucidado no começo dos anos 90.
Dada a força do campeonato na época e a forma espetacular com que ele vem recuperando terreno desde sua volta, imagina o que seria ele hoje sem todos esses anos de interrupção.
A Fórmula Um teria que ter sofrido uma reciclagem radical ou teria morrido.