Números das 24h de Le Mans

Driver Collective LE MANS 2015 - Le Mans 24 Hours at Circuit Des 24 Heures - Le Mans - France
Todos os 168 pilotos participantes da edição 2015 das 24h de Le Mans. (Foto: John Rourke/AdrenalMedia.com)

3 – São três os brasileiros presentes à prova: Lucas Di Grassi, Fernando Rees e Pipo Derani.

3’19″074 – Recorde da volta mais rápida em prova, do francês Loïc Duval, na edição de 2010.

5 – Carros estreantes nesta edição de 2015 das 24h de Le Mans: ByKolles CLM P1/01 AER Biturbo, Nissan GT-R LM Nismo, Dome Strakka S103 Nissan, Oreca 05 Coupé Nissan e BR Engineering 01 Nissan.

7 – Total de vencedores da prova que estarão presentes à largada neste sábado: Alexander Wurz, Romain Dumas, Timo Bernhard, Loïc Duval, Marcel Fässler, Andre Lotterer e Bénoit Tréluyer.

8 – Total de Ferrari F458 Italia, maior contingente entre os carros de LMGTE-PRO e LMGTE-AM.

9 – Carros fabricados pela Onroak Automotive que estarão na pista em Le Mans neste ano. Sete Ligier JS P2 e dois Morgan EVO.

13 – Número de participações do brasileiro Thomas Erdos, recorde de pilotos do país em Le Mans.

16 – Total de vitórias da Porsche na classificação geral, recorde absoluto desde 1998.

17 – Carros equipados com motores Nissan entre os 56 inscritos, praticamente 33% do total.

19 – Idade do francês Léo Roussel, o mais jovem participante entre os inscritos.

21 – Esta será a 21ª participação de Emmanuel Collard e Olivier Beretta, os mais presentes às 24h de Le Mans entre todos.

22 – Total de pilotos brasileiros que já competiram pelo menos uma vez em Le Mans. Esse número aumentará para 24, caso Pipo Derani e Fernando Rees participem da corrida.

29 – Total de países participantes da 83ª edição da história da prova. A França comparece com 31 pilotos, seguida da Grã-Bretanha (28) e EUA (18).

33 – Carros da primeira edição da história da prova.

34 – Recorde de vitórias de um fabricante de pneus em Le Mans, no caso a Dunlop.

40 – Este é o total de estreantes na edição 2015 das 24h de Le Mans.

57 – Número de mulheres que competiram em Sarthe pelo menos uma vez. Neste ano, não temos nenhuma. Anne-Charlotte Verney foi a mais presente, em 10 oportunidades.

63 – Idade do sul-africano radicado nos EUA, Mark Patterson, o mais velho piloto da lista de inscritos

168 – Total de pilotos participantes em 2015.

225,228 – Média horária recorde, registrada em 2010 por Romain Dumas/Timo Bernhard/Mike Rockenfeller.

251,815 – Média horária recorde registrada em qualificação no ano de 1985, pelo alemão Hans-Joachim Stuck, a bordo de um Porsche 962C.

397 – Total de voltas percorridas por Romain Dumas/Timo Bernhard/Mike Rockenfeller em 2010, o maior da história.

405 – Velocidade alcançada por Roger Dorchy a bordo de um WM Secateva na edição de 1988 das 24 Horas de Le Mans.

1000 – Potência do Toyota TS040 Hybrid com o uso de um motor V8 aspirado de 520 HP e um Supercapacitor de 480 HP extras.

1923 – Ano da primeira 24 Horas de Le Mans, ganha por André Lagache e René Leonard, com um Chenard & Walcker.

1935 – Ano da estreia do primeiro brasileiro nas 24h de Le Mans, Bernardo de Souza Dantas, com um Bugatti T57.

5.410,713 – Total de quilômetros percorridos na edição de 2010, recorde absoluto da história da prova.

263.300 – Público que passou pelas bilheterias de Sarthe em 2014, número recorde.

Comentários

  • Rodrigo,

    Desculpe me por perguntar algo acredito que já tenha respondido umas 100 vezes…..algum canal brasileiro vai transmitir a prova?

  • Rodrigo, gostei demais da apresentação de equipes, carros e pilotos que, competirão nas 24 horas de Le Mans. Belo trabalho! Passei bom tempo curtindo… Muito obrigado, por faze-lo!

  • A verdade é uma só; fomos mal educados, por culpa ou dolo. Crescemos à sombra daqueles “carrinhos” com rodas descobertas, acreditando que alí residia o OLIMPO da velocidade. Logo cedo, assim como o nosso amigo R. Mattar, me apaixonei a primeira curva, à primeira reta. Acompanho a F1 desde 1971, portanto, tenho mais temporadas que o Sr. Galvão Bueno(rsrsrsrsrs). Vibrei e chorei com nossas vitórias e derrotas. Me acabei em lágrimas quando o Deus da Velocidade morreu em 1994. Mas eu lia….pesquisava….sabia que em algum lugar no interior da França existia uma corrida….a corrida das corridas…aquela que ainda menino sonhava um dia em participar. Lí não sei aonde que os carros, corriam durante 24 horas e que seus pilotos revezavam ao comando de seus protótipos. Dia e noite….sol…chuva…neblina até….e uma reta, quase infinita….Histórias e estórias….lendas e mitos. Admito aqui que estou esperando por 363 dias por esta corrida….dia após dia….LE MANS….as 24 HORAS mais longas do ano…é a batalha….a grande batalha….ainda vou assistir ao vivo as 24 HORAS DE LE MANS. Obrigado Rodrigo Mattar por ser quase um canal exclusivo ao amantes do Endurance e de Le Mans….

    • “Descobri” Le Mans no meio dos anos 80. Uma publicação que trazia um carro de corrida e uma corrida, com poster. Especificamente esta trazia a prova de 1969 (“só” isso…). Desde 81 acompanhava a F1, de tal forma que também este era meu “Olimpo”. Só que ao ler o que aconteceu em 1969, cronologicamente, partindo do prematuro acidente do 917 de Wolfe (com óbito), passando pela liderança dos demais Porschões (inhos no tamanho, mas com motorzões), suas quebras e o final eletrizante, ali se estabeleceu um novo vício. Aí veio a mim outra publicação, de 1988, salvo engano, uma excelente revista que durou pouco, que trazia uma foto da largada com os 962 Shell, os XJR Silk Cut e uma do WM Peugeot apontando o recorde acima dos 400km/h… E os F1 mal alcançavam 320! Como não amar? Também agradeço ao R. Mattar pelas informações preciosas e até curiosas. Já ia perguntar onde arrumou esse nome “Secaveta”, achando que era erro de digitação!