Pequenas maravilhas, especial Le Mans: Aston Martin Vantage GTE (2012)

DSC05606

RIO DE JANEIRO – A miniatura da foto acima marcou o reencontro da equipe oficial Prodrive Aston Martin Racing com os carros de Grã-Turismo, após a malfadada experiência com o protótipo AMR-One, um dos maiores fracassos da história. É a reprodução do Aston Martin Vantage GTE da primeira safra – 2012 – que disputou as 24 Horas de Le Mans naquele ano, feita em escala 1:43 pela Ixo. Essa eu mandei importar por um site chamado Trax (acho que é esse mesmo o nome) e só chegou no início deste ano.

Aliás, comprei um outro Aston Martin Vantage GTE – para o Fernando Rees autografar – no site da Interush, antiga patrocinadora do carro #99. Viria da China. Perguntem se chegou: tô esperando até agora…

Aston-Martin-Vantage-GTE-scores-podium-on-Le-Mans-debut-THUMBNAIL-1

Enfim, o carro #97 que vemos aí foi conduzido em Sarthe há três anos atrás por Adrián Fernández/Darren Turner/Stefan Mücke, a trinca escalada para o início do WEC e que depois virou dupla com a aposentadoria do piloto mexicano. Construído com carroceria mista de alumínio e carbono, o Vantage GTE recebeu um motor V8 de 4,5 litros de capacidade cúbica, chegando a 480 HP de potência, que levava o carro a 290 km/h no ponto de maior velocidade do circuito.

Na qualificação, o tempo de Stefan Mücke – 3’55″870 – fez frente à pole position da LMGTE-PRO alcançada pelo brasileiro Jaime Melo com a Ferrari da Luxury Racing. Largaram em 32º na geral e somente no início da manhã, na altura da 20ª hora de disputa, tiveram uma parada de box mais longa que custou 10 minutos ao trio. Nada que atrapalhasse o excelente pódio conquistado com o terceiro lugar no grupo e a 19ª posição geral, com 332 voltas percorridas.

DSC05610

Comentários

  • Muito bonito! Eu gosto do Vantage. Pena que na GTE usam a versão V8 em vez do V12 do Vantage GT3. Mais fácil de homologar pq o V12 tem 6.0L e precisaria ter a cilindrada reduzida, o que não ocorre com o V8.

  • RM, beleza de mini. Parabéns. Agora, a confrontação Real x Libra (próximo a R$ 5,00) impede, e muito, a importação de outras maravilhas do site citado… Uma pena!