20 carros confirmados no Open Test do WEC na Alemanha

2015_Le-Mans_race5_19__mid
A Toyota tomou a iniciativa e organizou um “Open Test” como preparação para as 6h de Nürburgring: 20 carros participarão de dois dias de treinos na próxima semana (Foto: Toyota Gazoo Racing/Divulgação)

RIO DE JANEIRO – Por iniciativa da Toyota, cuja sede desportiva é em Colônia, na Alemanha, foi programada uma sessão de treinos aberta para o circuito de Nürburgring, que recebe em agosto pela primeira vez uma corrida do Mundial de Endurance. A pista alemã substitui Interlagos, em reforma para o GP do Brasil de Fórmula 1 e cujo retorno ainda não está garantido e confirmado para o calendário da modalidade em 2016. Saberemos mais a respeito em breve.

Um total de 20 carros dentre os 33 inscritos para a prova marcada para o próximo dia 30 de agosto estará no Ring para os dois dias de testes, marcados para os dias 27 e 28 na próxima semana (segunda e terça-feira, portanto). Desses treinos na Alemanha, a única equipe de fábrica ausente da LMP1 será a Nissan. Desesperada por melhorar sua performance após a fracassada estreia dos GT-R LM Nismo nas 24h de Le Mans, a marca japonesa programou dois dias de testes no COTA, em Austin (EUA).

A Rebellion também não faz a viagem para a Alemanha, mas a ByKolles sim, embora não tenha ainda confirmado quem irá guiar o CLM P1/01 AER Biturbo nestes treinos abertos. A Toyota vai com um carro apenas, assim como Porsche e Audi.

Atual campeã mundial, a Toyota terá Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Alex Wurz a bordo. Campeã da prova de Le Mans, a Porsche vai com Timo Bernhard, Marc Lieb, Brendon Hartley e Romain Dumas. Já a Audi contará nos treinos com Loïc Duval, Bénoit Tréluyer, Andre Lotterer e o brasileiro Lucas Di Grassi.

Seis protótipos LMP2 também tomarão parte dos treinos coletivos. As equipes francesas Signatech-Alpine e OAK Racing estarão ausentes, com o time de Philippe Dumas já confirmando que o #35 não corre mesmo na Alemanha em agosto. A G-Drive levará apenas um Ligier JS P2 Nissan para Roman Rusinov e Sam Bird. Em contrapartida, a Extreme Speed Motorsports lança mão de todos os seus pilotos nos seus novos Ligier JS P2 HPD que estrearam em Sarthe.

Novidade para a próxima prova, o Gibson 015S Nissan da Strakka Racing fará sua estreia com seus pilotos titulares. O Team SARD Morand vai para os treinos sem ter anunciado pilotos para o Morgan Nissan do time e a KCMG, campeã da classe em Le Mans, vai de Richard Bradley, Matt Howson e Nick Tandy a bordo do seu Oreca 05 Coupé Nissan.

Na LMGTE-PRO, cinco dos sete carros inscritos para todo o ano serão vistos na pista. Só a Aston Martin vai com apenas um Vantage V8 GTE para cinco pilotos se revezarem a bordo, entre eles o brasileiro Fernando Rees. A AF Corse vai com suas duas Ferrari F458 e seu plantel completo de pilotos. A Porsche confirmou seus dois 991 RSR, porém apenas dois pilotos foram anunciados: o austríaco Richard Lietz no #91 e o dinamarquês Michael Christensen a bordo do #92.

A LMGTE-AM também terá cinco bólidos, com a ausência do Corvette C7-R da Larbre Competition, que vinha sendo usado nos EUA, na Tudor United SportsCar e do Aston Martin #96, que foi seriamente danificado num acidente em Le Mans e passa por reconstrução. A SMP Racing, campeã em Sarthe na classe, estará presente com tripulação completa, assim como a AF Corse, alinhando ambas a Ferrari F458 Italia GTE.

As equipes Dempsey Racing e Abu Dhabi Racing, ligadas à Proton Competition, também vão com formação completa e seus Porsche 991 RSR. Completa a lista de entradas o Aston Martin #98 de Mathias Lauda, Paul Dalla Lana e Jonathan Adam, que substituirá Pedro Lamy nestes treinos.

Comentários