Audi dá o troco e lidera Open Test em Nürburgring
RIO DE JANEIRO – Com a pista de Nürburgring oferecendo melhores condições que no primeiro dia do Open Test do Mundial de Endurance (FIA WEC) programado para dois dias, a Audi deu o troco na Porsche, que fora a mais rápida com pista meio molhada e meio seca na segunda-feira. O carro #9 da casa de Ingolstadt, revezado por Andre Lotterer, Loïc Duval e Bénoit Tréluyer nos dois dias de teste, acabou na frente da rival de Stuttgart na folha dos tempos.
Com 122 voltas cumpridas ao longo do dia, o bólido quatrargólico marcou o melhor tempo em 1’37″456, 0″229 abaixo do Porsche #919 que hoje percorreu um giro a mais que o carro mais rápido da terça-feira. Entre os LMP1 oficiais, a Toyota foi quem andou mais – 141 voltas percorridas pelo carro #1, que acabou na terceira posição, com o tempo de 1’39″814.
A ByKolles também conseguiu boa quilometragem com seu CLM P1/01 de motor AER Biturbo: o protótipo #4 deu 102 voltas, mais de 500 km percorridos hoje, ficando com a quarta marca em 1’44″648, porém pouco mais rápida que o melhor LMP2, que foi de novo o Gibson 015S Nissan da Strakka Racing, virando a melhor de suas 81 voltas em 1’45″123. Parece que a troca de equipamento foi muito positiva para o time britânico, que nas três primeiras provas do ano não conseguiu grandes resultados com o Dome S103.
O Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing, com Roman Rusinov/Sam Bird a bordo, ficou um segundo e meio atrás dos líderes da classificação na categoria, seguida pelo Ligier JS P2 HPD #30 da Tequila Patrón ESM e pelo Oreca 05 Nissan da KCMG, o carro que mais giros percorreu no segundo dia do Open Test – 150 voltas no total – o que é bastante significativo para a coleta de dados, úteis para o acerto do carro visando os primeiros treinos livres para as 6h de Nürburgring, marcadas para o último domingo de agosto.
A Porsche fez 1-2 na folha de tempos entre os LMGTE-PRO. Com apenas dois pilotos a bordo de seus 991 RSR, Richard Lietz e Michael Christensen, o construtor germânico bateu a Ferrari e a Aston Martin. O melhor tempo, cortesia do experiente piloto austríaco, foi em 1’54″518, 0″214 melhor que o dinamarquês. A Ferrari melhor classificada foi a #71, de James Calado/Davide Rigon, com 1’54″885, pouca coisa melhor que o carro de Bruni/Vilander. O Aston Martin #95 ficou em quinto.
Na LMGTE-AM, também deu Porsche: o #88 da Abu Dhabi Racing-Proton completou 104 voltas, a mais rápida delas em 1’55″762, meio segundo abaixo da Ferrari #72 da SMP Racing, equipe campeã das 24h de Le Mans em sua categoria. A AF Corse ficou em terceiro, seguida da Dempsey Racing-Proton e da Aston Martin Racing, que liderara a folha de tempos na véspera.
Novamente a Michelotto testou, a pedido da Dunlop, pneus numa Ferrari F458 sem número e qualquer outra identificação. O britânico Rob Bell, o italiano Alessandro Pier Guidi e o brasileiro Daniel Serra foram os responsáveis pelo desenvolvimento. Os tempos não foram divulgados, pois esse carro não consta dos inscritos do WEC.
Alguma notícia da Nissan?
Ainda desconfio da Toyota…agora sim acho que ela se finge de morta, mas não tão distante em tempos de volta das rivais como no início da temporada…