Audi dá o troco e lidera Open Test em Nürburgring

RIO DE JANEIRO – Com a pista de Nürburgring oferecendo melhores condições que no primeiro dia do Open Test do Mundial de Endurance (FIA WEC) programado para dois dias, a Audi deu o troco na Porsche, que fora a mais rápida com pista meio molhada e meio seca na segunda-feira. O carro #9 da casa de Ingolstadt, revezado por Andre Lotterer, Loïc Duval e Bénoit Tréluyer nos dois dias de teste, acabou na frente da rival de Stuttgart na folha dos tempos.

Com 122 voltas cumpridas ao longo do dia, o bólido quatrargólico marcou o melhor tempo em 1’37″456, 0″229 abaixo do Porsche #919 que hoje percorreu um giro a mais que o carro mais rápido da terça-feira. Entre os LMP1 oficiais, a Toyota foi quem andou mais – 141 voltas percorridas pelo carro #1, que acabou na terceira posição, com o tempo de 1’39″814.

A ByKolles também conseguiu boa quilometragem com seu CLM P1/01 de motor AER Biturbo: o protótipo #4 deu 102 voltas, mais de 500 km percorridos hoje, ficando com a quarta marca em 1’44″648, porém pouco mais rápida que o melhor LMP2, que foi de novo o Gibson 015S Nissan da Strakka Racing, virando a melhor de suas 81 voltas em 1’45″123. Parece que a troca de equipamento foi muito positiva para o time britânico, que nas três primeiras provas do ano não conseguiu grandes resultados com o Dome S103.

O Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing, com Roman Rusinov/Sam Bird a bordo, ficou um segundo e meio atrás dos líderes da classificação na categoria, seguida pelo Ligier JS P2 HPD #30 da Tequila Patrón ESM e pelo Oreca 05 Nissan da KCMG, o carro que mais giros percorreu no segundo dia do Open Test – 150 voltas no total – o que é bastante significativo para a coleta de dados, úteis para o acerto do carro visando os primeiros treinos livres para as 6h de Nürburgring, marcadas para o último domingo de agosto.

A Porsche fez 1-2 na folha de tempos entre os LMGTE-PRO. Com apenas dois pilotos a bordo de seus 991 RSR, Richard Lietz e Michael Christensen, o construtor germânico bateu a Ferrari e a Aston Martin. O melhor tempo, cortesia do experiente piloto austríaco, foi em 1’54″518, 0″214 melhor que o dinamarquês. A Ferrari melhor classificada foi a #71, de James Calado/Davide Rigon, com 1’54″885, pouca coisa melhor que o carro de Bruni/Vilander. O Aston Martin #95 ficou em quinto.

Na LMGTE-AM, também deu Porsche: o #88 da Abu Dhabi Racing-Proton completou 104 voltas, a mais rápida delas em 1’55″762, meio segundo abaixo da Ferrari #72 da SMP Racing, equipe campeã das 24h de Le Mans em sua categoria. A AF Corse ficou em terceiro, seguida da Dempsey Racing-Proton e da Aston Martin Racing, que liderara a folha de tempos na véspera.

Novamente a Michelotto testou, a pedido da Dunlop, pneus numa Ferrari F458 sem número e qualquer outra identificação. O britânico Rob Bell, o italiano Alessandro Pier Guidi e o brasileiro Daniel Serra foram os responsáveis pelo desenvolvimento. Os tempos não foram divulgados, pois esse carro não consta dos inscritos do WEC.

Comentários