Direto do túnel do tempo (276)

GuyLigier

RIO DE JANEIRO – Neste domingo, um sobrenome ligado quase que umbilicalmente ao automobilismo francês e internacional chega a 85 anos de vida. No dia 12, Guy Ligier, lenda do esporte em seu país, completa mais uma primavera com seu nome ainda visto nas pistas – graças a uma homenagem de Jacques Nicolet ao fundador da equipe que levou seu nome entre as décadas de 70 e 90, com 326 GPs disputados, nove vitórias e um vice-campeonato no Mundial de Construtores, na temporada de 1980.

O velho Guy, como a foto mostra, também foi piloto e esteve na Fórmula 1. Este é, inclusive, um flagrante da estreia do natural de Vichy na categoria máxima, no GP de Mônaco de 1966, quando ele tinha 35 anos. A bordo de um Cooper T81 com motor Maserati V12 número #21, Guy largou em 15º e não terminou aquela prova. Ao todo, o francês disputou 12 corridas, tendo como melhor resultado um 8º posto no GP da Alemanha em 1967 – transformado em sexto porque chegaram à sua frente, com carros de Fórmula 2, o belga Jacky Ickx e o britânico Alan Rees, dois de um total de nove pilotos chamados para preencher o grid. Por isso, nos compêndios, Guy Ligier conquistou sim um pontinho na sua trajetória de piloto de F-1.

Há 39 anos, direto do túnel do tempo.

 

Comentários

  • Ligier, embora um construtor de respeito e um piloto razoável na endurance, era uma piada na F1. Nos filmes e videos que (raramente) se via naquela epoca vinha sempre entre os últimos e bem atrasado, desde a largada.

    • Como acontece em outros esportes , onde o atleta razoável quase sempre se transforma em grande técnico ,assim também no automobilismo pilotos razoáveis tornaram-se grandes chefes de equipe ,poderia citar entre os primeiros nesta modalidade ;Enzo Ferrari ,que era razoável como piloto mas como chefe e dono de equipe ,tornou-se uma lenda,más na história tem muitos outros ,já grandes pilotos nem sempre se deram bem como chefes ou donos de equipe .
      Bom final de semana a todos .