Nunca me enganou

RIO DE JANEIRO – Em fevereiro deste ano, se os leitores do A Mil Por Hora têm boa memória, abri um post falando das intenções “oportunas”, que qualifiquei de “oportunistas”, do vereador Carlo Caiado, filiado ao DEM, o abjeto partido de direita que nasceu na não menos abjeta UDN, que patrocinou o golpe militar de 64, a “Redentora”, mudando de sigla para ARENA, PDS e, posteriormente, PFL.

Anivers_Caiado_6
Ao lado do filho de um dos piores prefeitos da história do Rio de Janeiro: esse é Carlo Caiado, o que tem projeto para criar a Barra Olímpica como bairro e se coloca como “salvação” do automobilismo no Rio de Janeiro, com o projeto do Autódromo passando de Deodoro para Guaratiba

Na época, o parlamentar propôs uma representação oficial para que a planta do novo Autódromo do Rio – que seria construído em Deodoro e nunca saiu do papel (já vamos para três anos sem pista na outrora Cidade Maravilhosa, é bom lembrar) – fosse para a região de Guaratiba, também na zona oeste da capital carioca.

Agora, os camaradas Pedro José Tavares e Gildo Pires, tão indignados quanto eu com o fim de uma praça desportiva que mantinha vivo o automobilismo no estado, atentam para o seguinte detalhe: não é que o mesmo Carlo Caiado quer agora, via projeto de lei, criar um novo bairro na Barra da Tijuca – a Barra Olímpica? O sr. Caiado não está junto na empreitada: os vereadores Tio Carlos (olha o nome do sujeito!) e Tânia Bastos são os autores do projeto 807/2010. A justificativa, claro, é “homenagear” os Jogos Olímpicos Rio 2016. Maiores detalhes, aqui, na reportagem da versão online de O Globo.

Lamento muito a postura do parlamentar, que brada aos quatro ventos que “é a salvação do automobilismo carioca”, mas por outro lado participa dessa farsa chamada Barra Olímpica, aproveitando que no terreno do Autódromo, extinto para a construção do Parque Olímpico, haverá a farra das empreiteiras dispostas a erguer prédios nesse mesmo terreno assim que a Rio 2016 termine. Enquanto isso, pilotos estão órfãos, mecânicos e preparadores estão sem emprego.

O automobilismo não é esporte só de elite. O golfe, hoje incluído como esporte olímpico, sim. É totalmente sectário. No esporte a motor, o piloto depende de uma equipe para vencer. E muitas famílias perderam seu sustento básico com o fim do Autódromo de Jacarepaguá.

Perceberam que eu não estava tão errado assim quando disse que a intenção do sr. Carlo Caiado era “oportunista”?

Esse, nunca me enganou.

Comentários

  • Rodrigo,
    Respeito sua opinião, como a de qualquer outro cidadão, assim como exijo respeito à minha.
    Antes de expor sua opinião, que muito respeito, gostaria de lhe esclarecer, que sim, sou filiado ao meu partido desde a minha primeira eleição. Levo o meu trabalho a sério e com transparência, defendendo aquilo que acredito.

    Se me der a oportunidade de conversar sobre o projeto de lei em questão, verá apenas que é uma mudança geográfica, definindo essas ruas, criando um novo bairro, como o que foi feito na Lapa, que antes pertencia ao Centro. O senhor pode não concordar, mas existe uma outra camada da população que concorda. Vivemos em uma democracia e cumprindo o meu papel, motivado pela solicitação de outras pessoas que pensam diferente do senhor, apresentei o projeto de lei que, sequer tem data para ser votado. Estamos ainda em fase de discussão e acho importante ouvir, inclusive a sua opinião. Não tenho nenhum problema em mudar de opinião, desde que seja o melhor para a coletividade.

    Quanto à construção do autódromo, é um compromisso firmado entre às diversas esferas do governo e a CBA, como você já deve saber e me junto sim à uma camada da sociedade, que ficou sem emprego, para cobrar o compromisso que foi firmado pelo governo. Vamos debater democraticamente? Dia 12/08, às 10h, lhe convido para estar presente no Debate Público na Câmara de Vereadores e para discutir sobre esse tema. Junte-se a nós.

    Vivemos em um país democrático em que qualquer cidadão tem o direito de se candidatar e pode ter certeza que se não tivesse feito um bom trabalho, não seria eleito por três mandatos. Sem mais,
    Carlo Caiado.

    • Prezado vereador, em primeiro lugar, obrigado por entender que a democracia é, antes de tudo, um exercício de cada cidadão. Mas não acredito mais, após tanta luta pela permanência do Autódromo de Jacarepaguá, que tantos eventos sediou entre 1977 e 2012, que o Rio de Janeiro volte a ter uma pista ao nível da que existiu por mais de três décadas. Não acredito também no “compromisso firmado entre as diversas esferas do governo e a CBA”, por não acreditar igualmente na própria entidade gestora do automobilismo brasileiro e seus representantes, bem como a esfera governamental que tentou nos empurrar goela abaixo uma falácia chamada Deodoro. Sempre me coloquei à disposição para ajudar o esporte, mas já estou velho demais para crer em vãs promessas. Dia 12 de agosto, uma quarta-feira, é dia de trabalho. Sou jornalista, tenho que defender meu sustento e o do meu filho, já que sou separado. Não posso prescindir do trabalho e não posso comparecer à Câmara dos Vereadores – até porque acho que a discussão desse debate já deveria ter acontecido há muito tempo – quando o Autódromo de Jacarepaguá começou a correr sérios riscos de extinção – não acha? Ninguém defendeu o aparelho esportivo na esfera política. Agora, o prezado vereador surge como a panaceia para todos os males do esporte aqui? Nunca se esqueça, vereador, que o senhor está cercado da maior podridão política da história do Rio de Janeiro, representada por Cesar Maia e pelo prefeito Eduardo Paes, que patrocinaram a ideia tresloucada do sr. Carlos Arthur Nuzman em nome de um evento de apenas duas semanas. O Autódromo do Rio de Janeiro durou TRINTA E CINCO ANOS, que vocês ajudaram a assassinar em pouco tempo. Pense nisso. Abraços, e estou aqui à disposição para quaisquer esclarecimentos.

  • Uma pena a destruição do Autódromo de Jacarepaguá, algo incompreensível.

    Ao menos o país ganha uma nova esperança com o empreendimento do Circuito dos Cristais, um autódromo privado, na cidade mineira de Curvelo (próxima a Belo Horizonte). Um local razoavelmente equidistante de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória e Brasília.

  • Rodrigo,

    Não sei se conseguirá ler um comentário em um artigo mais antigo como este, mas encontrei este post ontem enquanto buscava informações sobre o autódromo w às propostas para Guaratiba. Vi nos comentários o convite do vereador Caiado e fui buscar algum vídeo da audiência pública. Que por acaso a equipe do próprio vereador subiu no YouTube, tendo quase 3h de duração:

    https://m.youtube.com/watch?v=i_Msg-6uiiE

    De novidade temos que:

    – O autódromo volta para o mesmo terreno em Deodoro. O terreno em Guaratiba será usado para o INPE;

    – O terreno foi ao longo do último ano deacontaminado pelo exército, ao custo de 65 milhões (restam 200 milhões do orçamento previsto para construção do autódromo);

    – O autor da ação que resultou na suspensão da licença prévia alegou que no miolo daquele pequeno pedaço de mata no meio do terreno ocorre a presença de uma espécie em extinção que se reproduz no local (sugerindo mudança da escolha do terreno para o Campo de Gericinó);

    – A Justiça Federal contratou (está contratando) um perito para fazer uma nova análise da área e decidir se cancela a suspensão da licença prévia, exige alterações no projeto ou mantém a suspensão para aquele terreno. Pode haver exigência de novos estudos mesmo que cancelada a suspensão;

    Acho que é isso. Sei que são quase 3h de vídeo (assisti pouco mais do que as duas primeiras) e como você nem lembrou há seus compromissos com deus trabalhos e vida pessoal, além da sensação de desconfiança e falta de esperança em ver o projeto sair do papel que compartilho com você. De qualquer forma no vídeo há a versão de todos os envolvidos com exceção do MP e da Casa Civil do município que declinaram participação.

    Pelo menos deve haver material para mais um artigo seu.

    A quem mais interessar possa, que assistam e tirem suas próprias conclusões.

  • Êta colunazinha de comunistas… o pior estilo de governo que existiu , tanto que está em extinção. Nunca mais volto neste site.

  • Rodrigo Mattar,
    O mal de muitos brasileiros é se orgulhar por ter coragem de dizer seus “achismos” e fazer deles uma ciência.
    Acompanhei o Caiado desde 2004, época de campanha e já vi o quanto aquele “menino”, de 23 anos, era focado e determinado.
    Tive o prazer de integrar a equipe do Vereador de 2005 a 2007, e, com autonomia, te digo que nos anos de 2005 a 2007, o Vereador que você chama, levianamente, de oportunista, foi “o” (ou “um dos” ) vereador que mais apresentou Projetos de Lei decentes para favorecer o povo carioca. Te aconselho conhecer.
    O Caiado era conhecido como “prodígio”, pois mesmo sendo muito novo, tinha a seriedade e o compromisso que todo político de carreira devia ter.
    Percebo em suas palavras e permitindo-me usar o eu “achismo” como ciência como você o fez, que você seja um esquerdista e por isso fere com mão pesada os cidadãos de Direita.
    Não vim aqui defender Direita e nem atacar a “esquerda”, tampouco defender o Vereador Carlo Caiado, mas como conhecedora desse trabalho de quase 10 anos, realizado pelo Vereador, te digo que se ele foi ou é um oportunista, que ele soube usar as oportunidades para “fazer” e se eleger 3 vezes tendo muito trabalho importante pra mostrar.
    Oportunistas, todos nós, humanos, somos, mas alguns seres humanos sabem aproveitar essas oportunidades e realizar coisas muito importantes e mudar a história. Carlo Caiado, quer queira você ou não, é um político que tem mudado a história de muitos necessitados na Zona Oeste e pelo resto do Rio de Janeiro.
    Conheça o trabalho desse rapaz e então perceberá que o que vem escrevendo está fora da realidade.
    Você tem potencial para Criar Histórias, mas faça isso sem “Mattar” a história dos outros.

    • Denise, você pode fazer a defesa candente ou ardente que quiser, mas você não me convence.

      Se ele não é oportunista, por que não me procurou para dialogarmos? Eu estava aberto para conversas, mas acho que ele não quis mais papo e se fechou.

      Azar o dele, porque eu tinha – e ainda tenho – sugestões para tornar viável a volta de um autódromo no Rio de Janeiro. Não nos moldes que foi oferecido à CBA e ela insanamente aceitou.

      Trabalho no meio há quase 20 anos, sou respeitado na mídia e não tenho rabo preso com político nenhum. Não me interessa as realizações dele. Ele não fez NADA no resto do município do Rio de Janeiro. Me aponte algo que ele tenha feito de bom pela Zona Norte, pela região da Leopoldina, por exemplo, e aí podemos dialogar.

      Sabe por que não dialogaremos? Porque ele, esse “prodígio” que você mesma diz, cheia de decisão no meu blog, não fez NADA por onde eu moro. Aliás, nenhum político faz. Se faz na Zona Oeste, não tenho como saber. Não sou habitante da região e não voto em políticos por causa de sua “experiência” em currais eleitorais.

      E você está mal de trocadilho hein? Como humorista, você é bem fraquinha.

    • Para seu conhecimento:

      O projeto de Lei, de autoria do agora denominado “amigo do automobilismo” Carlo Caiado, JÁ PREVIA A DEMOLIÇÃO DO AUTÓDORMO DE JACAREPAGUÁ e a criação de um novo bairro no local aonde hoje existe o Parque Olímpico. O abandono e o desinteresse da iniciativa privada em assumir o novo Parque faz parte do plano de DEMOLIR as instalações para criar um novo bairro, atendendo aos anseios das empreiteiras e da especulação imobiliária. Este senhor, “amigo do automobilismo”, que agora “luta” pela construção de um novo autódromo, na verdade luta pelos interesses dos empreiteiros. Existem matérias mais nobres que mereceriam mais atenção do senhor Caiado, como os setores de saúde, educação, assistência social, transporte, geração de empregos, creches, etc.

      http://oglobo.globo.com/rio/bairros/projeto-de-lei-pode-criar-novo-bairro-na-barra-da-tijuca-barra-olimpica-14850570

      Informe-se melhor antes de defender ENGANADORES!