Relíquia
RIO DE JANEIRO – O Adriano Favetta, via Facebook, me perguntou se eu conhecia estas fotos do acidente de François Cévert em 1973, no circuito estadunidense de Watkins Glen. Respondi que não, que nunca havia visto. Então, já que estas fotos começaram a circular nas redes sociais, não vou “marcar touca” não. Iria esperar a oportunidade certa, que seria o próximo dia 6 de outubro, quando se completa 42 anos da perda do piloto francês, mas não vou dar chance pro azar. Vai que esqueço…
Enfim… são registros chocantes de um momento que poucos que presenciaram aquilo tudo – e permanecem vivos – conseguiram esquecer.
Chocante.
Chocante mesmo. Uma triste recordação de uma época em que era comum a morte de pilotos da F-1 a cada ano. E imagens inéditas, para muitos. Eu também não conhecia essas fotos, vista por esses ângulos.
Um dos que mais ficaram abalados na época foi o J.C Pace, A brutalidade desse acidente chocou a todos pois o Cevert foi literalmente destroçado.
Os pilotos que aparecem na terceira foto, de cima pra baixo (e que dá pra reconhecer os números) são Mike Hailwood (23) e Clay Regazzoni (19)
Glen mudou tanto que é meio dificil distinguir que lugar da pista é, parece o final do subida dos Esses.
Realmente impressionante…essas fotos dão a noção exata da brutalidade da batida.
um detalhe, na segunda foto onde mostra o que sobrou do carro com o motor , da para identificar o capacete, certo?
Parece que sim.
fazendo a comparação com o acidente em daytona que o piloto saiu do carro andando e a unica parte do carro que sobrou foi o lugar onde o piloto fica da a idéia de quanto a segurança aumentou,na época os carros desmanchavam com conseguencias gravissimas para os pilotos e tem gente pedindo corridas mais perigosas
Quando aconteceu em 73, ouvia o evento por rádio pois, naquele final de semana a mesma não estava sendo transmitida por TV aliás, algumas provas não eram transmitidas. Fiquei muito impressionado e surpreso, primeiro por que era o Cevert, o cara de todas as mulheres do circo e um tremendo Bota, segundo por eu não tinha ainda a noção ( era garoto ) de quanto eram vulneráveis aqueles carros. As fotos, após tantos anos ainda me surpreende muito.
Nunca tinha visto essas fotos, impressionantes…
Prá ver como as coisas eram diferentes em termos de informação em 1973: eu estava em Petrópolis, passando o fim-de-semana com a minha namorada e a família, e não fiquei sabendo de nada. Só quando comprei o jornal do dia seguinte…
E pensar que no dia do acidente eu tinha ido à oficina do Renato Peixoto dar uma olhada num trem traseiro usado do March F-1 1972 do Moco, e ele também não sabia de nada!
Caros: Realmente acompanhar a F1 nos anos 70 era um verdadeiro desafio. Era pequeno mas me lembro que até as corridas que passavam o reclame avisando q iriam passar simplesmente sumia por várias razões. Quando não era o satélite, era futebol ou qualquer evento (a corrida USA 1974 final na qual Fittipaldi foi bi, eu soube que Paul Newman cobrou os direitos da Globo na última hora e a corrida não foi transmitida p o BR- não sei se é lenda urbana).
Os registros de acidentes então, era mais complicado. O acidente de Cevert acho q nem a Tv americana pegou pois foi pela manhã no warm-up. Na biblioteca q existe em W.Glen tem muitos vídeos inéditos mas nada sobre o acidente (TV).
Acerca das fotos, conhecia a duas primeiras (SUTTON pictures), mas as outras não….realmente incríveis!!!! e tristes pois o cara era um bota!!!!
Abraços
Hélio,
É lenda, a corrida foi transmitida.
Abraço,
Barba
Ok Barba
Obrigado pela informação.
Realmente era pequeno e assisti algumas corridas de 1973 (Hol, Ale e Áustria)…
De 1974 não me lembro de nenhuma. Morava no interior de Pernambuco…A Tv pegava bem e tinham alguns canais mas às vezes não ocorriam as transmissões.
Em 1975 lembro do GP da Inglaterra….
Seria interessante se o site GP tb tivesse interesse nas narrativas das pessoas que viveram essa época em que tanto a F1 era mais interessante e igualitária como as transmissões de cada evento demandava uma verdadeira operação de guerra.
A globo mesmo devia lançar essas memórias !!!!
abçs. Hélio
Pessoal …uma correção…Eu soube que Paul Newman tinha comprado os direitos televisivos e não cobrado. Desculpem.
Outra informação é que na última foto aparece um piloto correndo p a cena do acidente. Acredito que é Chris Amon que naquele fim de semana e no gp anterior (canada) foi o terceiro piloto da Tyrrell.
Abçs…
Podo contactar con voçê en privado, Rodrigo? Pode dar un e-mail?
Hola! Quién sos?
Hola! Formo parte de un programa de radio y recientemente dediqué uno a François Cevert. Hoy me encontré con esta página vía Pinterest y quería hacerte una consulta.
Cuando registré mi comentario dejé mi e-mail en el formulario
Quieres hacerlo por e-mail, Diana?
Sí, Rodrigo. Mejor por e-mail. Te respondo aquí porque a tu comentario último no me deja.