6h de Nürburgring: Audi comanda a sexta-feira

Car #7 / AUDI SPORT TEAM JOEST (DEU) / Audi R18 e-tron quattro Hybrid / Marcel Fassler (CHE) / Andre Lotterer (DEU) / Benoit Treluyer (FRA) - 6 Hours of Nurburgring at Nurburgring Circuit - Nurburg - Germany
No clique de Nick Dungan, o Audi R18 e-tron quattro de Bénoit Tréluyer, o piloto mais rápido da sexta-feira em Nürburgring

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) está de volta, após uma longa pausa que perdurava desde que baixou a bandeira quadriculada nas 24h de Le Mans. Os treinos livres para a 4ª etapa do campeonato, as 6h de Nürburgring, mostraram a Audi – pelo menos por enquanto – mais forte que a Porsche, pelo que já mostrava o novo painel da Equivalência de Tecnologia (EoT) dos protótipos LMP1 híbridos que perdurará até Sarthe, no ano que vem.

O primeiro treino foi disputado com pista úmida em razão das chuvas da véspera, de modo que os tempos não servem muito de parâmetro. Houve várias saídas de pista e uma bandeira vermelha, inclusive. À tarde, a pista secou e as marcas baixaram. Mesmo sofrendo um despiste no início dos 90 minutos de sessão cronometrada, o Audi R18 e-tron quattro #7 saiu na frente nesta sexta-feira, graças ao tempo de Bénoit Tréluyer – 1’37″862 (média de 189 km/h) para os 5,137 km do circuito localizado na região de Eifelrennen.

A Porsche, que tem o carro mais veloz da temporada, não está morta e muito menos distante da Audi. Fez o 2º e o 3º melhor tempos da sessão, respectivamente com o aniversariante do fim de semana Mark Webber, que completou ontem 39 anos e com o helvético Neel Jani. Os dois 919 Hybrid ficaram a menos de um décimo de segundo da marca de Tréluyer. E a turma de Weissach preocupou-se com o ritmo de corrida, já que os carros completaram 48 e 41 voltas cada, contra 29 do Audi líder da folha de tempos.

A 4ª colocação foi do Audi #8 que tem entre os tripulantes o brasileiro Lucas Di Grassi, a pouco mais de um segundo do outro carro quatrargólico. A Toyota é que parece mesmo fora de ritmo: os dois TS040 Hybrid ficaram a mais de dois segundos e meio do melhor tempo, mesmo usando um pacote de menos pressão aerodinâmica, assim como a Audi. A Porsche está com uma aerodinâmica “high downforce” neste fim de semana.

Entre os LMP1 não-híbridos, o abismo diminuiu em relação ao primeiro treino contra os protótipos oficiais. A Rebellion ficou à frente da ByKolles, o que não é novidade. Mas o CLM P1/01 AER mostrou progressos com o novo pacote aerodinâmico e pela primeira vez no ano o carro de Simon Trummer e Pierre Kaffer foi mais rápido que os melhores LMP2. Melhor: ficou a menos de um segundo do melhor Rebellion R-One.

Na LMP2, a G-Drive Racing dominou os dois treinos livres da sexta. No primeiro, o carro #28 do brasileiro Pipo Derani fora o mais veloz, mas no segundo prevaleceu o #26, com o britânico Sam Bird cravando a melhor volta da categoria em 1’46″299. Derani fez a melhor volta do Ligier JS P2 à tarde (de manhã, o colombiano Gustavo Yacamán) fora o mais veloz. Pipo virou em 1’47″934.

Após faltar o primeiro treino livre por problemas legais, o Team SARD Morand entrou na pista e logo ficou com o 4º tempo da classe no segundo treino, a somente 0″009 do Gibson 015S Nissan – o novo carro da Strakka Racing. Os britânicos Jonny Kane e Oliver Webb foram os mais velozes das duas escuderias. Ainda aprendendo a pista, a Tequila Patrón ESM ficou com o sexto tempo, graças a Johannes Van Overbeek. Líder do campeonato, a KCMG ficou com o quinto lugar.

Car #99 / ASTON MARTIN RACING V8 (GBR) / Aston Martin Vantage V8 / Alex MacDowall (GBR) / Fernando Rees (BRA) / Richie Stanaway (NZL) - 6 Hours of Nurburgring at Nurburgring Circuit - Nurburg - Germany
O Aston Martin Vantage #99 foi o mais rápido da sexta-feira na LMGTE-PRO

O panorama da LMGTE-PRO mudou radicalmente em relação ao primeiro treino: a Aston Martin perdera no confronto com Porsche e Ferrari, mas à tarde, levou vantagem. O neozelandês Richie Stanaway marcou 1’54″869, quase um segundo melhor que o tempo de Gianmaria Bruni pela manhã. O #51 da AF Corse figurou em 2º no segundo treino, só que com Toni Vilander a bordo, sendo os dois primeiros os únicos a rodar abaixo de 1’55”. Em terceiro e quarto ficaram os outros Vantage da Aston Martin, com Stefan Mücke no #97 virando um tempo ligeiramente melhor que o #95 do dinamarques Marco Sørensen. A Porsche – cuja permanência na categoria está seriamente posta em dúvida para 2016 – virou quinta e sexta marca no segundo treino, após ter sido terceira e quarta com a pista mais traiçoeira, cedo.

Na LMGTE-AM, após um primeiro treino medíocre, a Ferrari F458 Italia da SMP Racing cravou o melhor tempo do dia com Viktor Shaitar estabelecendo 1’56″238, quase quatro décimos abaixo do Aston Martin #98 do português Pedro Lamy. Paolo Ruberti foi o terceiro com o Corvette C7-R da Larbre, seguido da Ferrari #83 do francês Emmanuel Collard e do Porsche #88 do neozelandês Earl Bamber. O Aston #96 fechou a raia entre os 31 carros inscritos e, para nenhuma surpresa, os pilotos mais lentos do dia foram o galã Patrick Dempsey e o alemão Roald Goethe. Além deles, outros quatro nomes rodaram acima de 2 minutos no circuito de Nürburgring.

A programação da 4ª etapa do WEC contempla o terceiro treino livre às 4h30 da manhã, pelo horário de Brasília. A partir das 9h, os carros das divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM entram na pista para 20 minutos de qualificação, seguidos pelos protótipos LMP1 e LMP2 às 9h30. Largada domingo às 8h da manhã, pelo nosso fuso horário.

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