6h de Nürburgring: dobradinha Porsche na qualificação

2015-6-Heures-du-Nurburgring-Adrenal-Media-ND5-0070_hd
Mais uma pole do #18, com Romain Dumas e Marc Lieb. A Porsche parece imbatível em qualificação no WEC (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

RIO DE JANEIRO – A Porsche volta a mostrar sua invejável velocidade em qualificação no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). Com seu 919 Hybrid, a marca germânica – que vive excelente momento na competição – fez a dobradinha no treino classificatório que definiu o grid para a 4ª etapa da temporada, as 6h de Nürburgring, na volta da pista germânica às competições de Endurance. A última vez fora com a Le Mans Series, há alguns anos atrás.

Tripulando o carro #18, Romain Dumas e Marc Lieb fizeram ótimas voltas e estabeleceram a melhor média de dois giros rápidos no carro que também terá o suíço Neel Jani. Com o tempo final de 1’36″473, eles superaram por apenas 0″069 o #17 divivido por Timo Bernhard e Mark Webber nas voltas de qualificação. O clima nos boxes da Porsche após o fim do treino era de plena satisfação, mas de euforia contida. Os pilotos sabem que têm muito trabalho pela frente.

“Será uma corrida difícil, por conta do tráfego intenso. Largar na frente é importante e estamos bem preparados para mais uma vitória”, comentou o pole position Romain Dumas.

Na Audi, bom trabalho do brasileiro Lucas Di Grassi e do britânico Oliver Jarvis: mesmo a 1″003 da pole, a dupla do construtor de Ingolstadt bateu o #7 de Marcel Fässler e Andre Lotterer durante a aferição das voltas rápidas. É positivo para Lucas fazer um tempo melhor que o carro dos líderes do WEC entre os pilotos. Já a Toyota segue totalmente fora de contenção. O melhor TS040 Hybrid, partilhado por Sébastien Buemi e Anthony Davidson nas voltas de classificação, ficou em 5º a 2″216 da pole, com o #2 mais de meio segundo pior. As dificuldades foram evidenciadas pelas imagens no início da sessão, com o experiente Alex Wurz saindo duas vezes da pista com seu carro.

Entre os LMP1 não-híbridos, a Rebellion não teve de novo problemas para se colocar à frente da ByKolles. O carro #12 guiado pelos experientes Nicolas Prost e Nick Heidfeld foi – na média – quase dois segundos melhor que o bólido de Simon Trummer e Pierre Kaffer. Mas o #13 de Dodo Kraihamer e Daniel Abt não ficou muito atrás dos companheiros de escuderia.

VW_6147
Campeã em Le Mans, a KCMG larga à frente das demais equipes na divisão LMP2 (Foto: Vincent Wouters)

A classe LMP2 teve o domínio da KCMG, mercê uma competitiva performance dos britânicos Nick Tandy e Matt Howson. O Oreca 05 Coupé Nissan dos campeões das 24h de Le Mans em sua categoria foi o carro mais rápido entre os oito protótipos inscritos, com a média de 1’46″132, superando em quase quatro décimos de segundo o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing, num bom trabalho de Sam Bird e Julien Canal, que classificaram o carro.

Vincent Capillaire e Nelson Panciatici, com muito mérito, colocaram o Alpine A450b da Signatech-Alpine em terceiro entre os LMP2, seguidos do Ligier #28 da G-Drive Racing, que contou com Ricardo González e Gustavo Yacamán na classificação. O mexicano cometeu um erro durante a sessão que quase fez o treino da equipe russa ir por água abaixo. Nas demais posições ficaram o Team SARD Morand com o Morgan EVO; a Strakka Racing, na estreia do Gibson 015S; e a Tequila Patrón ESM e seus Ligier HPD.

Free Practice 3
Mais uma pole position para a AF Corse na LMGTE-PRO, com os atuais campeões Gimmi Bruni e Toni Vilander (Foto: Nick Dungan/AdrenalMedia.com)

A Ferrari fez a festa nas duas divisões LMGTE. Na classe PRO, a AF Corse fez 1-2, matando a tapa as rivais Porsche e Aston Martin. Os atuais campeões mundiais Gimmi Bruni/Toni Vilander estabeleceram a média de 1’54″275, mas apenas 0″055 mais velozes que Davide Rigon/James Calado, que fizeram ótimo trabalho a bordo do carro #71. O Aston Martin #95 de Marco Sørensen e Christoffer Nygaard, num esforço enorme, conseguiu ainda bater os dois Porsche 991 RSR de Patrick Pilet/Fred Makowiecki e Richard Lietz/Michael Christensen. O carro #99 do brasileiro Fernando Rees, que terá a bordo ainda o britânico Alex MacDowall e o neozelandês Richie Stanaway ficou em 6º no grupo e em 23º na geral. Com pouco mais de seis décimos de segundo separando os seis primeiros, surpreendeu a falta de ritmo do #97, que ficou em último na classe a 1″112 da pole.

Free Practice 3
Shaitar e Basov andaram bem com a #72 da SMP Racing e garantiram a pole na LMGTE-AM

Na LMGTE-AM, os tempos foram mais espaçados e a SMP Racing, num belo trabalho dos pilotos russos Viktor Shaitar e Aleksej Basov, cravou a melhor média de voltas e garantiu a pole position – 1’56″528. O Aston Martin de Pedro Lamy e Paul Dalla Lana ficou com a segunda colocação e o Porsche #77 da Dempsey-Proton foi a agradável surpresa da sessão – não só pela melhora de desempenho de Patrick Dempsey, que virou um tempo abaixo de 2 minutos, como também por Patrick Long ter feito o melhor tempo entre os pilotos de sua categoria. Na média, até que o terceiro lugar na divisão foi um prêmio para a equipe anglo-germânica. A Ferrari #83 guiada por Emmanuel Collard e François Perrodo ficou em quarto, seguida do Porsche de Earl Bamber e Christian Ried. Fecham a raia o Corvette C7-R da Larbre e o Aston Martin #96.

A largada das 6h de Nürburgring está programada para as 8h, pelo horário de Brasília.

Comentários

  • Como previsto, Porsche dominando a classificação…e vou torcer por eles na corrida também, embora nunca podemos menosprezar os Audi.
    Agora, preciso adquirir o Live Streaming do WEC urgentemente se quiser assistir a corrida.