ACO divulga nova lista das 6h de Nürburgring

RIO DE JANEIRO – O Automóvel Clube do Oeste (ACO), que co-organiza o Mundial de Endurance (WEC) em conjunto com a FIA, soltou a lista que parece definitiva para as 6h de Nürburgring. Anteriormente com 34 carros confirmados, o evento tem duas baixas e três bólidos de fora após a primeira divulgação.

Lista de inscritos – 6h de Nürburgring

Na época do Open Test para o evento, que foi realizado por deferência da Toyota, a OAK Racing já confirmara que não iria à Alemanha com seu Ligier JS P2 Nissan que foi guiado até Le Mans por Jacques Nicolet/Jean-Marc Merlin e Erik Maris. A trinca vinha em 16º lugar no Mundial de Pilotos e em sexto no FIA Endurance Trophy da classe LMP2. Agora, devem perder posições.

Depois do forfait da OAK Racing, foi a vez da Nissan jogar a toalha: os japoneses decidiram deixar em stand-by por tempo indeterminado o empenho no programa LMP1 nesta temporada, trocando algumas corridas por testes intensivos de desenvolvimento, uma vez que a falta de confiabilidade continua como o grande calcanhar de aquiles do GT-R LM Nismo. Mesmo após os testes em Austin, no Texas, a equipe técnica não se sente satisfeita e os dois carros não serão vistos em Nürburgring.

wec-nurburgring-test-day-2-strakka
A Strakka Racing promove nas 6h de Nürburgring a estreia do Gibson 015S em substituição ao Dome S103

Isto posto, um total de 31 carros e 87 pilotos irão disputar a corrida do próximo dia 30. As novidades da lista de inscritos são a ByKolles Racing com apenas dois pilotos (Simon Trummer e Pierre Kaffer), a estreia do Gibson 015S Nissan da Strakka Racing – que agora vai usar o Dome S103 como “carro mula” para o desenvolvimento de um novo LMP1 a estrear em 2017 e, por fim, a Aston Martin com apenas Christoffer Nygaard e Marco Sørensen no carro #95. Mais uma vez Nicki Thiim fica de fora.

Andre Lotterer/Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer chegam para a prova caseira da Audi com a liderança do Mundial de Pilotos após três etapas. A trinca quatrargólica soma 80 pontos, vinte a mais que Nick Tandy, que desta vez servirá à KCMG após o “empréstimo” de duas corridas para a Porsche, que o cedeu ao time de Hong Kong. Earl Bamber e Nico Hülkenberg, com 58, estão em 3º e vão ser inexoravelmente passados para trás por alguns adversários na Alemanha.

AUTO - WEC 6 HOURS OF SILVERTSONE 2015
Lucas Di Grassi ocupa o 6º lugar no Mundial de Pilotos do WEC

O brasileiro Lucas Di Grassi está em 6º lugar, dividindo o Audi #8 com Loïc Duval e Oliver Jarvis. A trinca soma 40 pontos, tendo o 4º posto nas 24h de Le Mans como melhor resultado até aqui. Pipo Derani e seus parceiros Ricardo González e Gustavo Yacamán estão em 12º no Mundial do WEC, com oito pontos.

Na classificação espefícica para os pilotos LMP2 (FIA Endurance Trophy), a trinca do #28 da G-Drive Racing está na vice-liderança com 74 pontos, quatro a menos que Richard Bradley e Matthew Howson, tremendamente beneficiados pela vitória em Sarthe na etapa anterior. Nicolas Lapierre, que colaborou com a KCMG em Spa e Le Mans (e pode voltar com a equipe no COTA) está em 3º com 66.

Bruni-Vilander-4
Entre os pilotos de Grã-Turismo, liderança é de Gimmi Bruni e Toni Vilander após três etapas

O FIA World Endurance Cup para os pilotos de Grã-Turismo traz na ponta a dupla Gianmaria Bruni/Toni Vilander, somando 61 pontos contra 57 de James Calado/Davide Rigon – o que não é nenhuma surpresa. Impressionante é o 3º posto de Andrea Bertolini/Viktor Shaitar/Aleksej Basov: a trinca da SMP Racing completou mais voltas que todos os trios inscritos no WEC em Le Mans, levou os 50 pontos da vitória e por isso estão nessa posição, com 52 pontos somados. O brasileiro Fernando Rees e seus parceiros Alex MacDowall e Richie Stanaway estão em quinto lugar, com 39.

A vitória em Sarthe foi fundamental para que Bertolini/Shaitar/Basov chegassem também ao topo da classificação no FIA Endurance Trophy para os pilotos da LMGTE-AM. A trinca tem 80 pontos somados, contra 66 de François Perrodo/Rui Águas/Emmanuel Collard e 54 de Marco Seefried/Patrick Dempsey/Patrick Long.

A programação para as 6h de Nürburgring é esta (horário de Brasília):

Sexta-feira, 28 de agosto

7h – Treino livre #1 (90′)
11h30 – Treino livre #2 (90′)

Sábado, 29 de agosto

4h30 – Treino livre #3 (60′)
9h – Qualificação LMGTE-PRO/LMGTE-AM (20′)
9h30 – Qualificação LMP1/LMP2 (20′)

Domingo, 30 de agosto

8h – Corrida (6h de duração + 1 volta)

Comentários

  • Caro Rodrigo, gostaria de saber se a Fox Sports irá transmitir trechos – a exemplo de Le Mans, ou vamos ter que procurar outro lugar para assistir… de qualquer maneira, parabéns pelo excelente trabalho na NASCAR e na última de Le Mans!