Eric Thompson (1919-2015)

2013-04-14-eric-thompson
Já com mais de 90 anos de idade, Eric Thompson foi lembrado pelo ACO para ingressar no primeiro Hall da Fama das 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Agosto é, definitivamente, um mês de perdas para o automobilismo. Além de Guy Ligier e Justin Wilson, morreu no último dia 22 o britânico Eric Thompson, aos 95 anos de idade.

Um dos decanos do esporte no Reino Unido, Thompson foi o primeiro a entrar no Hall da Fama das 24 Horas de Le Mans. Entre 1949 e 1955, disputou a maior prova de Endurance do mundo por sete vezes, defendendo quatro construtores. Fez sua estreia com um HRG Lightweight da Écurie Lapin Blanc, cujo motor tinha apenas 1,5 litro de capacidade cúbica. Com Jack Fairman, venceu na categoria e chegou em 8º na classificação geral.

8-LM51-POST
Com este Aston Martin DB2, terminou em 3º na edição de 1951 das 24h de Le Mans, ao lado de Lance Macklin

Defendeu a Aston Martin pelos quatro anos seguintes e em 1951 alcançou a 3ª colocação, formando dupla com Lance Macklin num modelo DB2 do construtor britânico. Ainda disputou a corrida com um modelo Lagonda e depois com um Connaught, sem muito sucesso. Na Fórmula 1, o britânico fez apenas uma única aparição no GP da Inglaterra de 1952, em Silverstone. Com um Connaught Type A dotado de motor Lea-Francis de quatro cilindros em linha, o piloto largou em nono para chegar em quinto, somando assim dois pontos para terminar o Mundial de Pilotos em 18º lugar.

Thompson retirou-se das pistas voluntariamente. Voltou ao seu emprego no Lloyd’s of London como corretor de imóveis. Nos anos 80, demitiu-se e montou uma livraria de exemplares raros em Guildford, tendo o automobilismo como tema principal. Ao longo dos anos, ocasionalmente, aparecia em festivais de carros históricos. No ano retrasado, perto de completar 93 anos, recebeu do ACO a distinção de piloto do Hall da Fama das 24h de Le Mans.

Comentários