Hand e Ganassi na pole em Road America

imsa-28527778-2191562163
Joey Hand conquistou a primeira pole para a CGR no Tudor United SportsCar Championship desde Long Beach ano passado

RIO DE JANEIRO – Ausente da posição de honra do grid durante todo o ano de 2015, a Chip Ganassi Racing larga na frente para a Continental Tire Road Race Showcase, 9ª etapa do Tudor United SportsCar Championship. Com ótima performance de Joey Hand a bordo do Ford EcoBoost Riley DP, o carro #01 foi o mais rápido na definição do grid para a corrida que acontece neste domingo no circuito de Road America, em Elkhart Lake.

Grid de largada para o Continental Tire Road Race Showcase

Com o tempo de 1’56″452, Hand cravou em quase meio segundo o 2º mais rápido, que foi o brasileiro Christian Fittipaldi a bordo do Corvette DP #5 da Action Express Racing. E conquistou assim a primeira pole da CGR no Tudor United SportsCar desde a etapa de Long Beach, no ano passado.

Líder do campeonato ao lado do britânico Richard Westbrook, o canadense Michael Valiante foi o 3º mais rápido, com Ricky Taylor em quarto. A boa surpresa foi o quinto posto de John Pew, a pouco mais de um segundo da pole e somente 0″065 pior que o Corvette DP #10 da Wayne Taylor Racing. O DeltaWing foi amplamente beneficiado pelas características da pista e Memo Rojas colocou o estranho protótipo na 6ª posição do grid.

Na Prototype Challenge, James French e Chris Cumming tiveram uma luta bastante grande pela pole position da categoria. Por 0″052 apenas, o piloto do #38 da Performance Tech Motorsports bateu o rival da RSR Racing, companheiro de equipe do brasileiro Bruno Junqueira. Os dois foram os únicos a virar abaixo de 2 minutos, com o carro pole position em Lime Rock, guiado desta vez por Chris Miller, em terceiro. Os principais postulantes ao título ficaram em quarto e quinto, com Mike Guasch no #52 da PR1/Mathiasen adiante do #54 da CORE Autosport, conduzido por Jonathan Bennett.

2015 TUDOR United Sportscar Championship Elkhart Lake
Com o Porsche #912, Earl Bamber conquistou uma pole demolidora para a classe GTLM em Road America

Earl Bamber demoliu o recorde da pista para a divisão GTLM: o campeão das 24h de Le Mans virou em 2’02″384 e superou em pouco mais de dois décimos de segundo o Corvette de Antonio Garcia, finalmente em ordem após o forte acidente em Sarthe. A marca do neozelandês de 25 anos de idade superou em mais de um segundo o recorde anterior da classe para a pista de Road America, cravado por John Edwards ano passado a bordo da BMW Z4 GTE.

Giancarlo Fisichella também virou abaixo do recorde anterior com a Ferrari #62 da Risi Competizione, equipe que faz suas últimas aparições com o modelo 458 Italia, já que em 2016 vem a 488 GTB Biturbo. O italiano fez o 3º tempo da divisão, seguido por Edwards, o antigo recordista da classe. Tommy Milner, no segundo Corvette, fechou os cinco mais velozes.

A Porsche também sai da pole position na divisão GTD, com Patrick Lindsey batendo por um décimo de segundo o SRT Viper GT3-R de Ben Keating, alinhado pela Riley Technologies. Christina Nielsen teve outra boa performance a bordo do Aston Martin V12 Vantage da TRG-AMR e sai em terceiro na categoria, seguida pelo Audi do líder do campeonato Dion Von Moltke. Bill Sweedler, na única Ferrari inscrita, fechou os cinco mais rápidos.

O Audi da Compass360 Racing fecha a raia e o grid, que conta com 33 carros já que a Wright Motorsports retirou mais uma vez a inscrição de seu Porsche GTD e a Speedsource mais uma vez fez forfait com o Mazda SDR14 de Tristan Nunez/Jonathan Bomarito. Ray Mason, companheiro de equipe do brasileiro Pierre Kleinubing, foi o mais lento da sessão de classificação. Será a segunda prova da dupla no TUSC.

O Fox Sports 2 exibe a corrida de Road America nesta segunda às 19h, com narração de Cadu Cortez e comentários de Thiago Alves.

Comentários