IMSA confirma calendário e novo patrocinador para o United SportsCar

Dagys_-2015_419279
Novo patrocinador: saem os relógios Tudor e entra a WeatherTech para a série de Protótipos e Grã-Turismo da IMSA em 2016 (Foto: John Dagys/Sportscar365.com)

RIO DE JANEIRO – Sábado de definições para o futuro do United SportsCar Championship. A International Motor Sports Association (IMSA), organizadora do certame, confirmou ontem o calendário para o campeonato do ano que vem, o terceiro da história após a fusão da Rolex SportsCar Series com a American Le Mans Series. E também o novo “title sponsor”: entra em cena a WeatherTech no lugar dos relógios Tudor, a partir de 1º de novembro deste ano.

Com a nova denominação, o WeatherTech SportsCar Championship mantém o mesmo total de datas deste ano. Serão 12 eventos e desta vez a categoria principal – a Prototype – terá menos corridas que as demais classes, Prototype Challenge, GTLM e GTD: dez contra onze das demais.

A PC volta a fazer parte do evento de Long Beach, para encorpar o grid de largada. Medida acertada, que contempla também o retorno dos GTLM à pista de Lime Rock Park, em Connecticut. A única pista que terá apenas duas classes é o Virginia International Raceway (VIR), com as categorias de Grã-Turismo.

Quanto ao regulamento técnico, a primeira novidade para 2016 é a possibilidade da GTD ter carros baseados nas especificações GT3. Para começar, a IMSA estuda apenas permitir a inscrição de construtores “parceiros” da entidade e limitar o número desses construtores ao total de sete. No TUSC, neste momento, apenas a Riley Technologies e a TRG são equipes cujos programas são teoricamente independentes, sem apoio de fábrica.

O problema é que choverão interessados: além de Audi, Porsche, BMW e Ferrari, construtores como Lamborghini, Bentley, Nissan e Lexus têm interesse em se envolver no certame, com a mudança de regulamento. Isso fará não só incrementar o grid da classe GTD como também melhorar o número de inscritos do futuro WeatherTech SportsCar Championship.

O calendário para 2016 do WeatherTech SportsCar Championship é este:

30-31 de janeiro – 24 Horas de Daytona (*)
19 de março – 12 Horas de Sebring (*)
16 de abril – GP de Long Beach (classes P, PC e GTLM)
1º de maio – Mazda Raceway
4 de junho – Detroit Belle Isle (classes P, PC e GTD)
3 de julho – 6 Horas de Watkins Glen (*)
10 de julho – Canadian Tire Motorsport Park
23 de julho – Lime Rock Park (classes PC, GTLM e GTD)
7 de agosto – Road America
21 de agosto – Virginia International Raceway (classes GTLM e GTD)
17 de setembro – COTA Austin
1º de outubro – Petit Le Mans (*)

(*) Etapas do Tequila Patrón North American Endurance Challenge

Comentários